sábado, 5 de novembro de 2011

Sugestões de Atividades Coordenação Motora Fina parte 37

Pegar objetos pequenos e cartelas de números e quantidade. Representação com objetos concretos para trabalhar quantidades com bonequinhos, tampinhas ou palito picolé.

Pintura com Pote de Catchup ou mostarda. Deixe a criança inventar e usar a criatividade.

Brincadeira Discriminação Tátil sem uso da Visão. Esconder as formas geométricas dentro saquinho ou meia. Pedir ou mostrar outra forma geométrica semelhante, a criança pega somente a forma solicitada sem o uso da visão apenas o tato.


Brincadeira Divertida ! Fazer a massinha caseira ( 2 xicaras de farinha de trigo, meia xícara de água e meia xícara de sal) depois pedir a criança para amassar e colocar com uso da colher dentro dos potinhos.

Outra atividade de Números e quantidades cartelas e objetos concretos


Sequência de cores e objetos pequenos com cores diferentes. Pareamento e Sequenciação das cores

Adesivos e os Números. Trabalhar os números associação com quantidades através de objetos concretos ou  bolinhas de papel , adesivos , bolinhas de massinha...

6 comentários:

  1. Olá, pode-se fazer com crianças de 3 anos e 10 meses? Cris

    ResponderExcluir
  2. Oi Cris,
    As crianças 3 a 4 anos de acordo com desenvolvimento normal para habilidades cognitvas, percepção visual e linguagem já consegue fazer pareamento de cores, identifica figuras geométricas semelhantes sem auxilio da visão e motricidade fina.
    Qualquer dúvida sobre o desenvolvimento (motor, visão ou cognitivo) pode mandar email.
    beijos
    Johanna

    ResponderExcluir
  3. Cris,
    a parte de números a partir 4 a 5 anos com desenvolvimento normal no aspecto cognitivo. A partir desta faixa etária, a criança identifica numeral e tem noção de quantidade em relação ao número.

    ResponderExcluir
  4. Ah tá, vou ler sobre o assunto e qualquer dúvida te escrevo!!!! cris

    ResponderExcluir
  5. Olá Johanna,
    Adoro suas sugestões de atividades para trabalhar a coordenação motora, são maravilhosas. Eu as uso no meu Atendimento Educacional Especializado- AEE. Você me ajuda muito, inclusive divulgo no meu blog tambem ( com a fonte, claro). Parabens pela organização dos post por assuntos! Ficou DEZ! Que Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  6. OLá Johanna, seu blog é fantástico...estou encantada!
    Olha só, veja se você pode me ajudar. TEnho um aluno de 2 anos e 5 meses que ainda não fala e é super agitado. Ele tem alguns "tics", como mexer as mãos e os pés quando está alegre e andar nas pontinhas dos pés...os pais estão fazendo várias avaliações e ainda não se chegou a nenhuma conclusão a respeito...estou esperando. Por isso gostaria de saber se você consegue me passar alguma atividade para que eu possa trabalhar a concentração dele e que o ajude ser menos agitado.
    Obrigada e agradeço se me ajudar!
    Bjs

    ResponderExcluir