terça-feira, 28 de abril de 2009
Aquisição da Escrita
O processo de alfabetização, o período de aquisição da escrita, passa por quatro diferentes fases, sendo elas: pré-silábica, silábica, silábica-alfabética e alfabética.
Ao passar por cada uma dessas fases, a criança vai construindo a sua escrita de forma a perceber que a palavra é composta por várias letras, diferentes símbolos, e que se fragmentadas em pedaços não tem significado. Na verdade, trabalha-se com a palavra como um todo e não mais com partes (sílabas) que se agrupam para formá-las.
Exercícios de cobrir linhas pontilhadas servem para desenvolver a coordenação motora fina, mas esta pode ser trabalhada de outras formas como: massinha; colagens feitas com objetos pequenos, como macarrões de sopinha, grãos, miçangas,além de punção e alinhavos, e vários outros.
o processo de desenvolvimento da escrita depende do parte cognitiva e motora. É preciso que a criança compreenda a formação da palavra, identifique os diferentes sons relacionados aos diversos códigos, estabeleça em seu pensamento essas construções.
Este aprendizado exige das crianças um grande domínio motor. Para escrever em cursiva é necessário que a criança realize atividades que antecedam a escrita, atividades estas relacionadas à psicomotricidade.Atividades lúdicas e muito divertidas!
Uma destas atividades é o uso de massinha de modelar. Primeiramente trabalhamos a musculatura das mãos com movimentos específicos para, mais tarde, escrevermos nossos nomes utilizando a massinha.
Com a aula Educação Física pode desenvolver a motricidade com atividades muito divertidas!
A letra de fôrma é mais fácil de aprender pois está inserida nos livros, logotipos, cartazes, rótulos, etc. Faz parte do contexto da criança muito mais do que a letra cursiva. A escrita cursiva é parte integrante de nossa cultura; porém, é muito mais simples usar a letra de fôrma devido à facilidade de seu traçado.
Esta escolha está relacionada ao processo de construção das hipóteses da escrita. Durante a alfabetização inicial, os pequenos trabalham pensando quais e quantas letras são necessárias para escrever as palavras. As letras de fôrma maiúsculas são as ideais para essa tarefa, já que são caracteres isolados e com traçado simples - diferentemente das cursivas, emendadas umas às outras. O aprendizado das chamadas letras de mão deve ser trabalhado com crianças alfabéticas, que já têm a lógica do sistema de escrita organizada. Antes de estarem alfabetizadas, elas entram em contato naturalmente com as letras cursivas.
Marcadores:
Aquisição da Escrita
Assinar:
Postar comentários (Atom)
olá Johanna, minha filha julia tem 4 anos e meio e tem dificuldade na coordenação motora fina, ela está começando a aprender a escrever na escola. ela já sabe as vogais mas não consegue escreve-las... a escola em que ela estuda está começando a ensinar direto com letra cursiva, isso seria um obstáculo, visto que letra bastão é mais fácil de se aprender, ou tenho que trabalhar mais a coordenação da minha filha para que melhore seu aprendizado... agradeço se esclarecer minha duvida... parabéns pelo site. Ana Paula
ResponderExcluir