Transtorno do desenvolvimento da Coordenação (TDC)ocorre quando há atraso no desenvolvimento de habilidades motoras ou dificuldade coordenar os movimentos,que resultam uma incapacidade da criança para desempenhar atividades diárias.Como por exemplo atraso para sentar, engatinhar, caminhar, deixar cair coisas, fraco desempenho nos esportes ou caligrafia insatisfatória. Muitas vezes essa criança é vista como desajeitada, tropeçando com freqüência ou inábil para abotoar suas roupas ou amarrar os cadarços do sapato, fechar zíperes.As Crianças mais velhas podem apresentar dificuldades com os aspectos motores da montagem de quebra-cabeças, construção de modelos, jogos com bola e caligrafia.
As características das crianças com TDC geralmente são notadas primeiro por aqueles mais chegados a elas,pois as dificuldades motoras interferem no desempenho escolar ou nas atividades vida diária(exemplo vestir,habilidade para brincar no parquinho,escrita,atividades educação física).
Acredita-se que o TDC afete 5% a 6% das crianças em idade escolar e tende ocorrer mais frequentemente em meninos.O TDC pode ocorrer sozinho ou pode estar presente na criança que também tem distúrbio de aprendizagem,dificuldade de fala/linguagem e/ou transtorno de déficit de atenção.
Características
-A criança pode parecer desajeitada ou incoordenada em seus movimentos – tromba nas coisas e nas pessoas, derruba ou derrama coisas;
-Pode ter dificuldades com habilidades motoras grossas, finas ou ambas;
-Pode ter atraso no desenvolvimento de certas habilidade motoras – andar de velocípede ou bicicleta, agarrar bola, manejar garfo e faca, abotoar a roupa, escrever;
-Pode ter dificuldades para aprender habilidades motoras novas;
-Pode achar difícil o uso coordenado dos dois lados do corpo – recortar com tesoura, cortar alimento, fazer polichinelo, agarrar bola na queimada, etc.
-Pode apresentar equilíbrio pobre e evitar atividades que requerem esta habilidade;
-Pode ter dificuldade em escrever – é uma atividade que envolve interpretação continua da resposta dos movimento da mão, enquanto novos movimentos são planejados, o que é muito difícil para a maioria destas crianças;
-Pode sofrer problemas emocionais secundários, com baixa tolerância à frustração, auto-estima diminuída, falta de motivação, devido aos problemas para lidar com atividades corriqueiras, requeridas em todos os aspectos da vida.
-A criança pode parecer desinteressada, evitar atividades físicas;pode parecer insatisfeita com seu desempenho;
-Pode se mostrar resistente a mudanças na sua rotina ou no ambiente;
-Pode ter dificuldade em balancear a necessidade de velocidade com a de exatidão – letra boa, escrita lenta.
-Pode ter dificuldades em algumas disciplinas que requerem escrita e organização – matemática, português, redação ditado;
-Pode ter dificuldade em terminar trabalhos no tempo normal;
-Pode ter dificuldade em arrumar sua carteira, armário, mochila
Gostaria de saber se Transtornos das Habilidades Motoras e Dispraxia são iguais.
ResponderExcluirOlá Kimma,
ResponderExcluirgostei muito da sua pergunta e vou tentar responder mas acho que TDC e dispraxia não são iguais.O Transtorno Desenvolvimento de Coordenação ocorre quando há atraso no desenvolvimento de habilidades motoras ou dificuldades para coordenar os movimentos,que resultam em incapacidade da criança para desempenhar atividades de vida diária.Quando descrevemos crianças TDC,é importante reconhecer que elas formam um grupo muito variado.Algumas tem dificuldade em várias áreas,enquanto outras podem ter problemas apenas com certas atividades.
A criança com diagnóstico TDC pode ter uma dispraxia mas nem todos dispráxicos tem TDC.
tem um livreto disponivel no website Canchild.
dê uma olhada no site www.canchild.com
Lendo sobre o artigo TDC...gostaria de saber quais as atividades ou tratamento e idade certa de melhorar este problema??
ResponderExcluirSimone Morais
simone_smorais@hotmail.com
tenho uma criança com este problema , ela hoje tem 10 anos só agora identifiquei a doença gostaria de saber se ainda da tempo de reverter este caso pois ele já tem 10 anos e qual atividade física e melhor para ele fazer e sobre a fisioterapia . obrigada brunaxavier85@hotmail.com
ResponderExcluirMeu filho tem 2 anos e 7 meses e sempre apresentou alguns atrasos, como levar objetos à boca, comer sozinho, chutar uma bola, usar a tesourinha, pedalar um velotrol,usar as duas mãos em atividades, como riscar, comer. conversar na escola. Lá, ele simplesmente não fala nada!... recebo várias queixas da escola e queria saber se isso poderia ser TDC ou o que poderia ser. Grata, Kelly.
ResponderExcluirKelly,
ResponderExcluirem relação a sua duvida pode ser um atraso desenvolvimento neuropsicomotora.De acordo com a faixa etária, a criança tem alguns marcos motores.
o diagnóstico TDC tem ser especialista na área mas nesta idade 3 anos, a criança está em fase de desenvolvimento motoricidade grossa, fina ,equilibrio....e não tem informações para o diagnóstico.Procure estimular e brincar .se caso continuar apresentando atrasos significativos.procure um especilista na área.
Boa tarde, buscando uma resposta encontrei, seu arquivo referindo a TDC, meu filho hoje tem 11 anos, desde início em fase escolar possui uma grande dificuldade de organizar seus cadernos, manter a matéria em dia e acompanhar as produções textuais, em resumo, seu caderno é incompleto. Por diversas vezes as professoras que passaram por ele relataram isso, ele reclama de dores quando a produção textual é grande, no momento a professora sugeriu uma analise psiquiatra para verificar se não há algum disturbio, poderia ele ter TDC??
ResponderExcluirOlá Johanna, tudo bem?
ResponderExcluirSempre acesso seu blog procurando algum tipo de auxílio para meus
questionamentos acerca da minha filha, que faz 5 anos mês que vem. Moro em
Salvador e não consigo encontrar ajuda profissional capacitada.
Lendo sobre o que você escreveu sobre TDC meu coração se apertou. Então resolvi escrever para você, afim de encontrar algum tipo de auxílio.
Desde pequenininha noto que minha filha não é como as outras crianças e sempre
procurei ajuda de profissionais e a única coisa que ouvia era algo como:
ainda é muito cedo, cada criança tem seu ritmo, não fique arrumando
problema pra sua filha, etc.
Pois bem, agora ela já está grandinha e as coisas parecem ficar piores a
cada dia, pois aos poucos ela vai tomando consciência de suas inabilidades
e se frustrando, tornando-se uma criança triste, desanimada e cada vez mais
medrosa.
Enquanto as mães gritam para seus filhos se aquietarem um pouco, descerem
do brinquedo, etc, eu sempre tento motivar minha pequena a vencer seus
desafios, avançar um pouco mais, ousar coisas novas. Mas sempre encontro
desânimo, falta de confiança, medo, desinteresse. Ela corre toda
desengonçada, sempre caiu muito quando menor, está sempre pedindo para que
eu faça as coisas pra ela, não tem muita força, não consegue acompanhar os
coleguinhas nas brincadeiras, quando está no parquinho ao invés de brincar,
põe os brinquedos para brincar no lugar dela (no escorregador, balanço).
Estou sempre buscando novas formas de incentivá-la em seu desenvolvimento,
mas como sou leiga, não sei bem como proceder.
Por favor, me ajude, como posso fazer o teste com ela?
Obrigada,
Fernanda