Quando a criança alcança a idade de ir para a escola deve haver a preocupação com a escolha da escola e com a aquisição de todos os materiais necessários para que o aluno ingresse na vida escolar.
Mas, nem sempre todos os cuidados são assimilados pelos pais e educadores.
Pois algumas escolas não estão conseguindo uma melhor adequação postural do seu aluno devido o tipo mobiliário escolar.
O mobiliário escolar, juntamente com outros fatores físicos, é notadamente um elemento da sala de aula que influi circunstancialmente no desempenho, segurança, conforto. O mobiliário, em função dos requisitos da tarefa, determina a configuração postural dos usuários e define os esforços, dispêndios e constrangimentos - elementos essenciais para comportamentos diversos - estabelecidos numa jornada de trabalho em sala de aula, além de manter vínculo restrito com a absorção do conhecimento.
O "sentar-se incorretamente" ou sentado em um mobiliário inadequado, constitui-se em resposta compensatória associada à ausência de conforto e conseqüente tentativa de melhorar a distribuição de pressão pelas áreas corporais afetadas.As más posturas da coluna vertebral ao sentar são causadoras de dores nas costas, principalmente,nas regiões cervicais, glúteas e lombares. Diariamente, as crianças na idade escolar permanecem sentadas por muitas horas arqueadas sobre a suas mesas, com posturas extremamente danosas à sua saúde.
Os profissionais da área da saúde alertam para os vícios de posturas e problemas que podem ser ocasionados pela má postura em mesas e computadores.
Dentre os pontos encontrados mais relevantes, referem-se a falta de inadequação do mobiliário cadeira-mesa e as características antropométricas e biomecânicas dos alunos, acarretando, desde os vícios posturais, danosos a sua saúde, até em dificuldades de aprendizagem
Atualmente, já é crescente o número de escolas que buscam mobiliários alternativos para equacionar os problemas advindos da questão antropométricas. Conforme observou-se, essas novas mobílias possuem sistemas de regulagem tanto do carteira como da cadeira do mobiliário, onde o próprio aluno, com o tempo, irá encontrar o ajuste ideal para si.
http://www.oppitz.com.br/
http://www.carteirainformatizada.com.br/
http://www.inclusaodigitalinteligente.com.br/
Muito legal o post, não conhecia essas carteiras. Mas fiquei me perguntando: será que a moda dessas carteiras auto-ajustáveis pega?
ResponderExcluirOlá Mariana,
ResponderExcluirseria uma ótima idéia mas ainda tem algumas escolas que não estão preocupadas com mobiliário adequados.principalmente pelos mobiliários educação infantil aquelas mesas compridas e cadeiras iguais para todos.
Os terapeutas deveriam propor ao Ministério da Saúde em parceria com o Ministério da Educação uma "blits" nas escolas. Tanto para fiscalizar o uso deste mobiliário como para orientar alternativas para estas instituições. Afinal nossos filhos passam horas nas instituições de ensino utilizando móveis de qualidade duvidosa que podem ser danosos a sua saúde.
ResponderExcluirBoa tarde. Sei que é terapeuta ocupacional infantil, mas estou com uma dúvida de como sentar para escrever. Necessito estudar algumas horas por dia e já desenvolvi hérnias de disco na cervical. Percebi que a má postura causada pela inadequação do mobiliário do trabalho e de casa foram um dos motivos para meu problema. Estou tentando me corrigir e já melhorei muito, mas não sei exatamente como me posicionar corretamente para anotar as aulas, sem flexionar muito o pescoço para olhar o caderno. Poderia me ajudar?
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