sábado, 30 de janeiro de 2010

COORDENAÇÃO MOTORA GROSSA E FINA


A coordenação motora da criança é estimulada desde cedo, mesmo que involuntariamente, ou seja mesmo que os pais não tenham esta consciência. Através de movimentos com as mãozinhas para pegar objetos, depois os primeiros passinhos, o rastejar no tapete, tudo isso engloba o desenvolvimento da coordenação motora.
Já em fase pré-escolar a coordenação é ‘treinada’ em atividades especificas para a idade, como exercicios motores de desenhos, simbolos, etc.
Para compreender melhor o significado da coordenação motora veja abaixo uma explicação mais detalhada:

Coordenação motora é a capacidade de coordenação de movimentos decorrente da integração entre comando central (cérebro) e unidades motoras dos músculos e articulações.

Classifica-se a coordenação motora em dois grupos.

- Coordenação motora grossa
Este tipo de coordenação permite a criança dominar o corpo no espaço, controlando os movimentos mais rudes.
Ex: andar,correr,saltitar,pular,subir/descer escadas,rastejar, etc.


- Coordenação motora fina
É a capacidade de usar de forma eficiente e precisa os pequenos músculos, produzindo assim movimentos delicados e específicos. Este tipo de coordenação permite dominar o ambiente, propriciando manuseio dos objetos. Ex:escrever,pintar,desenhar,recortar,encaixar,
montar/desmontar,empilhar,costurar,abotoar/desabotoar e digitar

23 comentários:

  1. OLa :)
    Curioso na minha sala haver crianças já com o movimento de pinça (motricidade fina) adquirido apenas com 14 meses e haver outros com quase 24 meses que ainda não expressão esse movimento.

    Te desafio também a publicar algo assim para o tema do desenvolvimento da linguagem.

    Abraço!

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  2. olá Lulu,
    o movimento pinça fina indicador e polegar inicia por volta 10 meses.Exemplo:pegar farelo do biscoito,um grão de feijão ou objetos pequeninhos leva á boca.é importante estimular as crianças 24 meses para evitar atraso aquisições motoras finas.
    Em relação desenvolvimento da linguagem está na área da Fonoaudiologia.mas achei uma ótima idéia.
    vou pedir ajuda uma Fono sobre uma postagem.
    abraços

    Obs:criança com atrasos nas aquisições motoras finas devem ser encaminhadas para uma avaliação de Terapeuta Ocupacional

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  3. Parabéns, estou iniciando no curso de Ed. Infantil,e achei muito útil a matéria.

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  4. Parabéns pela matéria,

    Se você puder gostaria que me indicasse exercícios ou mesmo livros para poder melhorar a coordenação das crianças eté os 05 anos de idade.

    Abner Carvalho

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  5. Olá
    estou fazendo curso de formação de professores e estou precisando de fazer um trabalho de aonde tenho que desenvolver brincadeiras com coordenação motora fina e grossa.com a faixa etária de 06 anos

    JANAINA

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  6. Olá Janaina,
    manda o seu email para indicar algumas sugestões de atividades para esta faixa etária.
    o meu johannamelofranco@hotmail.com
    Abraços

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  7. MARILENE CORREIA ...
    SOU PROFESSORA DA EDUCAÇÃO INFANTIL, ESSE TEXTO ME AJUDA A ENTENDER MAIS COMO TRABALHAR COM MEUS PEQUENOS,MUITO OBRIGADA...GOSTARIA DE MAIS INFORMAÇOES DE COMO IREI EFETUAR MAIS TRABALHOS NA MINHA AREA.

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  8. Olá Marilene,
    podemos trocar informações por email.o meu email
    johannamelofranco@hotmail.com.
    Um grande prazer,adoro trocar idéias com as professoras Ed.Infantil porque tem alguns aspectos como motricidade,lateralidade,tonicidade são fatores importantes para o desenvolvimento infantil.
    Aguardo o seu email.
    Grande abraço

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  9. Parabéns, gostei muito da matéria. Estou no início da carreira como psicopedagoga e trabalho com crianças onde o seu desenvolvimento intelectual não acompaqnha s idade cronológica. Se vc puder me dar umas dicas de como trabalhar a atenção dessas crianças,te agradecerei bastante, pois está muito difícil.
    Graça. Em 24/03/2011

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  10. Olá !!! Tudo bem ??? Adoro o seu site !!! Muito bom !!! Gostaria de saber se você tem alguma avaliação padronizada de coordenação motora fina para crianças ??? Obrigada

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  11. oie!achei o site por acaso, meu filho tem 09 anos e sempre teve muita dificuldade escolar, não sabe amarrar os sapatos e fazer pequenas atividades manuais então em 2007 procurei um neuro que me encaminhou para TO com coordenação motora fina , não tinha ideia do que fazer, foi passando o tempo e hj trabalho numa instituição que ajudam varias crianças com a mesma dificuldade, peguei algumas dicas como pedir para ele picotar papel com as mãos e tesoura, ficou + ou - 30min. e foi dormir reclamendo de dor nos dedos então fiquei com uma dúvida tem alguma sequencia para seguir nos exercícios?

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  12. Olá !!! Tudo bem ??? Adoro o seu site , muiito boom tirei quase todas as minha duvidas

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  13. TENHO UM ALUNO QUE TEM CANCÊR NO CELEBRO. E O NIVEL DE APRENDIZAGEM DELE É MUITO RESTRITO. PRECISA DA MINHA INTERFERÊNCIA O TEMPO TODO. AS VEZES PRECISO SEGURAR NA SU AMÃO PARA FAZER AS ATIVIDADES POIS A COORDENAÇÃO É RUIM. COMO POSSO TRABALHAR A COORDENAÇÃO?

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  14. Que bom te encontrar estou montando um trabalho e seu blg me ajudou muito, obrigada por compartilhar essa aprendizagem tão maravilhosa...bjs e um ótimo final de semana.

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  15. oi meu ....
    Parabéns pela matéria,eu a 3 semanas descobri q meu filho de 4 anos tem dificuldade motora fina.Primeiro a pedagoga da escola me disse q via nela um sofrimento para fazer as coisas mais simples..como escrever o nome dele(ele já sabe),montar,pitar e q os outros alunos era muito mais adiantados q ele.
    Embora ele seja inteligente demais,ele viu alguma coisa indo mal,levei ao medico e se confirmou mesmo.
    agora ele vai fazer um tratamento junto com a psicopedagoga.Os médicos me disseram q pode ser pq ele nasceu com 35 semanas prematuro..o q vc acha?pode ser mesmo por isso?quais as consequencias mais tarde q isso pode trazer pra vida dele?
    Muito obrigada ...bjss

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  16. Gostaria de saber se nadar é coordenaçao grossa ou fina ?
    Aguardo respostas...

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  17. Estou com uma aluna em sala de aula Maternal, elatem dois anos e meio, com Paralisia Infantil , elanao senta ,nao levanta nao deita sozinha, ela pega objetos somente com auxilio. Peco teu auxilio para exercer tarefas , atividade ludica e registro em folha para fazer com ela juntamente com os alunos da sala.Meu email oliveiracava@gmail.com Obrigado.

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  18. Olá, sou mãe e gostaria de tirar uma dúvida, meu filho de 5 anos tem escrita firma, consegue preencher os desenhos quase sem estravazar os limites, mas a professora diz que ele tem dificuldade na tesoura e que isso pode ser algum problema na coordenação motora fina, ela mesmo que afirmou que a escrita dele é firme e precisa, inclusive afirmou "com personalidade"

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  19. Muito bom seu post, me ajudou a tirar umas dúvidas

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  20. Olá!
    Adorei o seu site, mas gostaria de ajuda com atividades de coordenação motora,sou estudante de pedagogia mas já exerço a profissão com a turma de educação infantil e tenho alunos com certa dificuldade em motricidade fina, como pintar, cobrir traçado outras coisas.
    Se você poder me ajudar ficarei grata ;*

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  21. olá! Tenho um filho de 15 anos com Síndrome de Asperger.Ele tem problemas na coordenação motora grossa e fina.Gostaria de saber se exercícios na idade dele ainda funcionam,já o levei à duas fonos na minha cidade que não conseguiram ajudá-lo,então eu vou ter que fazê-lo.
    obrigada!
    Bianca

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  22. Boa noite querida Johanna!

    Eu amo seu blog, sempre que posso vou acompanhando e com isso me beneficio enquanto terapeuta no
    desenvolvimento do olhar clínico para análise de atividades e objetivos já que sou recém formada. Gostaria
    de pedir ajuda com materiais (idéias de atividades, brincadeiras, fontes de pesquisas, artigos, etc) que possam
    me auxiliar na avaliação de uma criança de 06 anos com dificuldades na coordenação motora grossa e principalmente fina, sem diagnóstico fechado ainda. Foi encaminhado pela escola para a TO. Gostaria também, se possível, de indicações de livros ou materiais que falassem sobre motricidade, lateralidade e tonicidade no desenvolvimento infantil.

    Grata pela atenção. Paz e Bem! Bjs

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  23. Ola Johanna,

    Primeiramente, obrigado por disponibilizar esse artigo!

    Venho lendo diversos artigos e teses a respeito do desenvolvimento da coordenacao motora fina e uma curiosidade surgiu. Todos eles mencionam atividades populares, muitas vezes praticadas nas escolas, como voce menciona em seu artigo "Ex:escrever,pintar,desenhar,recortar,encaixar,
    montar/desmontar,empilhar,costurar,abotoar/desabotoar e digitar".

    Por mais incomum que seja, por qual motivo nao e' incentivado/estimulado o desenvolvimento da coordenacao fina/musculos dos pes, como por exemplo o extensor longo do dedao, o abdutor minimo dos dedos, etc?

    Obrigado!
    Um abraco.

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