domingo, 31 de janeiro de 2010
Desenvolvimento Motor e perceptivo
Todo movimento voluntário envolve um elemento de percepção. Desde o nascimento, as crianças aprendem como interagir com o seu ambiente e essa interação é um processo perceptivo e, também, motor.
Aos dois anos os aspectos anatômicos e fisiológicos dos olhos estão completos, mas as habilidades perceptivas não estão completas. As crianças pequenas são capazes de fixar os olhos em objetos,acompanhá-los e fazer avaliações de tamanho e forma, contudo precisam de muitos refinamentos.
O desenvolvimento motor é influenciado pela acuidade visual, a percepção de imagens em nível plano, a percepção de profundidade e a coordenação visual-motora.
As habilidades visual-perceptivas em crianças são restritas se comparadas às dos adultos. Esse processo não é totalmente inato, portanto quanto mais experiências de aprendizado motor perceptivo tiverem mais fácil será desenvolver certa plasticidade de reação à várias situações motoras. Restrições ambientais podem atrasar o aprendizado motor-perceptivo das crianças.
Percepção significa saber ou interpretar informações, é o processo de organizar informações novas com informações já armazenadas, o que leva a um padrão de reação modificado.
O desenvolvimento motor perceptivo pode ser descrito como um processo para se obter especialização crescente e habilidade funcional que funciona em um ciclo:
Informações sensoriais - recepção de estímulos (visuais, auditivos, táteis...)
Integração sensorial - organização desses estímulos na memória.
Interpretação motora - tomada de decisão baseada na combinação de informações presentes e da memória.
Ativação motora - execução do movimento.
Aqui vão algumas dicas que podem ajudar a perceber se seu filho apresenta algum disfunção de percepção motora.
- Acuidade visual: habilidade de distinguir detalhes em situações estáticas e dinâmicas.
- Percepção figura-fundo: habilidade de separar um objeto do que está à sua volta.
- Percepção de profundidade: habilidade de julgar a distância relativa a si mesmo.
- Coordenação visual e motora: habilidade de integrar o uso dos olhos e das mãos para acompanhar e interromper a observação de um objeto.
Se seu filho apresenta alguns dos aspectos abaixo procure a orientação de um profissional especializado em crianças.
1. Tem dificuldade em atingir ou manter equilíbrio
2. Parece desajeitado
3. Não consegue conduzir bem o corpo em movimento
4. Parece desajeitado em situações que requerem coordenação
5. Não distingue prontamente direita de esquerda
6. Troca letras e números com freqüência
7. Tem dificuldades de fazer alterações no movimento
8. Tem dificuldade de fazer combinações de movimentos simples
9. Colide com objetos e outras pessoas
10. Tende a ser propenso a acidentes
11. Tem coordenação olho-mão insuficiente
12. A aparência geral é pobre
13. É desatento
14. Tem dificuldades de se comunicar
15. Postura corporal pobre
16. Tem dificuldades de lidar com escadas
Fonte:Denise Carceroni,Desenvolvimento motor perceptivo
muiito boom esse satie mesmo, ainda melhor para pedagoga
ResponderExcluirola ,quero aqui deixa meus agradecimentos pela maravilhosa ferramenta disponível com uma qualidade impressionante,as quais me ajudaram muitíssimo alias ainda o faz,com minha filha que tem necessidades especiais , também compartilhei algumas coisas do seu blog no meu dando os devidos creditos....
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