sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Objeto de transição: o brinquedo preferido das crianças


Provavelmente, seu filho tem (ou já teve) um objeto que carrega para todos os lugares: um ursinho de pelúcia, um boneco, uma fralda, um paninho ou um pequeno cobertor. Chamado de transicional, ele representa um conforto para a criança, que se apega principalmente durante momentos de angústia, medo ou tristeza, como na ausência dos pais.
No primeiro ano de vida, a criança se liga a esses objetos como forma de conseguir suportar a ausência materna. É como se aquele paninho ou bichinho representasse uma parte da mãe que fica com a criança quando ela está longe.
A criança pode escolher o objeto por conta própria, mas no geral, essa ligação é estimulada pelo pai ou pela mãe.É comum os pais deixarem um ursinho ou uma fralda com o filho antes de eles saírem para o trabalho.

Não há uma idade certa para que a criança se desligue do objeto de transição. Para algumas, isso acontece por volta dos 3 anos de idade; para outras, mais tarde, por volta dos 5 anos.

É preciso observar se a criança não está deixando de participar de atividades coletivas para brincar sozinha com esse brinquedo, se só realiza as atividades agarrada a ele ou se não quer deixá-lo com uma idade mais avançada. Nestes casos, o objeto de transição perde sua função inicial.

6 comentários:

  1. Olá Johanna!

    Parabéns pelo seu blog! É de grande categoria!
    Chamo-me Taciana e sou TO em Portugal. Será que poderíamos trocar de contacto? O meu e-mail é Taciana_Meireles@hotmail.com
    Mais uma vez parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Oi Taciana,
    obrigada pelo carinho.
    Claro.vamos manter contato
    o meu email johannamelofranco@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Oi,fiquei maravilhada com o seu trabalho!Sou professora na educação infantil e este ano vou trab... com uma criança especial, ele tem autismo e acho q o seu blog vai me ajudar muito,gostaria de saber se posso divulgar o seu trabalho no Colégio q trabalho?Para isso quero saber se vc me permite imprimir seus trabalhos?Obrigada!!!Bjs!!!Manu.
    Aguardo sua resposta.
    manoelaj.lopes@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Olá Manoela,
    obrigada!!claro que pode divulgar o blog.
    e tb imprimir as postagens.
    Abraços.
    Johanna

    ResponderExcluir
  5. Nossa, fiquei impressionada, encontrei tudo q eu precisava p trabalhar com minhas crianças que possuem deficiência física e múltiplas deficiências.
    Gostaria q mantivéssemos contato p q eu possa atendê-los d forma cada vez melhor.

    meu e-mail: michelecae@hotmail.com

    Mto obrigada

    ResponderExcluir
  6. obrigada,Michele.
    vou mandar pra vc novas postagens.
    Abraços
    Johanna

    ResponderExcluir