quarta-feira, 20 de janeiro de 2010
Preensão do lápis x Caligrafia
A caligrafia é uma habilidade importante para as crianças em idade escolar. As dificuldades relacionadas à caligrafia podem ter consequências na participação bem sucedida da criança em atividades escolares e brincadeiras, podendo levar a problemas no desempenho escolar e a baixa autoestima.
Alguns estudos relacionados identificaram os componentes do desempenho que estão associados com a caligrafia; são eles:
-planejamento motor
-coordenação olho-mão
-percepção visual
-integração visomotora
-percepção cinestésica
-manipulação com as mãos
A pega(preensão) do lápis, a posição do papel, a postura sentada para escrever, a estabilidade e a mobilidade dos membros superiores são fatores ergonômicos que devem ser analisados quando a criança começa a escrever.
A qualidade da caligrafia
-velocidade,
-legibilidade
-espaçamento
-alinhamento
-tamanho e forma.
A pega(preensão) do lápis é um aspecto da caligrafia que tem sido abordado por terapeutas ocupacionais que trabalham com crianças com problemas de caligrafia. Embora a pega(preensão) em tripé dinâmica seja geralmente estimulada por educadores e terapeutas, existem numerosas variações de pega(preensão). Essas variações têm sido frequentemente observadas em crianças com caligrafia deficiente. Contudo, não está claro até que ponto uma pega(preensão) atípica contribui para a caligrafia deficiente.
Fonte:Sociedade Brasileira de Pediatria
Nenhum comentário:
Postar um comentário