domingo, 7 de fevereiro de 2010
Quando encaminhar para Terapia Ocupacional Pediátrica?
Se a criança apresentar qualquer uma das a características abaixo e se esses problemas estão interferindo em seu desempenho escolar,em casa,nas atividades de vida diária ou no brincar.O médico ou professor deve encaminhar para um profissional da saúde Terapeuta Ocupacional.
-A criança pode parecer desajeitada ou incoordenada em seus movimentos.
Ela pode trombar,derramar ou derrubar coisas.
-A criança pode ter dificuldade com habilidades motoras finas
(usando as mãos ou ambas)
-A criança pode ter atraso no desenvolvimento de certas habilidades motoras,tais como:agarrar bola,manejar faca e garfo,abotoar a roupa e escrever.
-A criança pode apresentar discrepância entre suas habilidades motoras e habilidades em outra áreas.Por exemplo,as habilidades intelectuais e de linguagem podem ser altas,enquanto as habilidades motoras atrasadas.
-A criança pode ter dificuldade para aprender habilidades motoras.
-A criança pode ter dificuldades com atividades que requerem mudança constante na posição do corpo.(futebol,tênis ou pular a corda)
-A criança pode achar dificeis as atividades que requerem o uso dois lados do corpo(recortar com tesoura,cortar alimento usando faca e garfo,fazer polichinelo)
-A criança pode apresentar equilibrio pobre e/ou evitar atividades que requerem esta habilidade.
-A criança pode ter dificuldade em escrever
-A criança pode ter dificuldades na organização dever de casa ou mesmo do espaço da página.
-A criança pode ter dificuldade para completar o trabalho dentro de um espaço de tempo normal.Uma vez que as tarefas requerem muito mais esforço,ela pode ficar mais inclinada á distração e tornar-se frustrada com uma tarefa rotineira.
Criança pode apresentar alguns sinais discretos de transtorno de processamento sensorial que são indícios de uma dificuldade específica que afetam as habilidades da criança em fazer o que quer ou necessita realizar. Se a criança apresenta vários comportamentos como os descritos abaixo, podem ser encaminhadas para uma avaliação, onde a terapeuta traça o perfil sensorial da criança e elabora um programa de tratamento específico para ela.
-Crianças que evitam ser tocadas o tempo todo, que se afastam antes do toque ocorrer ou que evitam qualquer atividade que envolva toques
-Crianças que tocam tudo que encontram pela frente, passam a mão pelos corredores, paredes e todas as superfícies
-Crianças com dificuldades em determinar a mão dominante ou por vezes parece trocar a dominância de acordo com a localização do objeto a ser manipulado
-Crianças com sensibilidade excessiva a certos tipos de roupas
-Crianças que apresentam choro excessivo ao serem movimentadas ou locomovidas
-Crianças que tem aversão a atividades com água, como tomar banho, lavar o rosto, lavar as mãos
-Crianças que tem aversão a determinadas texturas de alimentos e são muito seletivas na alimentação
-Crianças que sentem enjôo ou mesmo ânsia ao andar de carro ou em veículos em movimento
-Crianças que não suportam ser abraçados, embalados, carregados no colo
-Crianças que mordem ou gostam de ser mordidas
-Crianças que parecem ter uma atenção diminuída e tem dificuldade em realizar uma atividade do início ao fim
-Crianças que detestam brincadeiras de movimento ou não suportam o playground
-Crianças com dificuldades em correr, pular, saltar, atirar objetos em alvos parados ou móveis
-Crianças com dificuldades em realizar atividades de colagem, argila, massinha, tintas
-Crianças com medo de ser virada de costas ou de cabeça para baixo, com medo de cair ou que não gostam de tirar os pés do chão
-Crianças desorganizadas, que não conseguem seguir programas ou etapas de ação, não aceitam regras e confundem-se facilmente ao realizar uma atividade nova
-Crianças que não ficam tontas facilmente e que podem girar por muito tempo sem se desequilibrar ou cair
-Crianças que não conseguem manter a atenção sem que estejam se movimentando, ou se balançando
-Crianças com dificuldade de manipulação de objetos, na coordenação da escrita, no traçado das letras, na junção das sílabas, na coordenação motora global (do corpo), nos jogos de interação
-Crianças com atraso do desenvolvimento sem comprometimento neurológico aparente
-Crianças que parecem não brincar, não manipulam objetos, tendem a brincar sempre da mesma forma com um mesmo objeto, não exploram e não criam brincadeiras
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Boa postagem! Informativa!
ResponderExcluirVc pode até fazer um folder, para enviar às Escolas.
Como eu trabalho com fonoaudiologia escolar, vou aproveitar este material com a equipe!
Vou aproveitar agora e fazer uma pergunta:
Que tipo de orientação vc daria a professora de uma criança que morde as demais?
Um abraço
Priscila
Oi Priscila,
ResponderExcluirestou realizando algumas palestras aqui em Belo Horizonte-MG e esta postagem já faz parte das apresentações.
Em relação a pergunta, pode ser parte do desenvolvimento normal morder de vez em quando, mas o morder persistentemente é um sinal de que a criança tem problemas emocionais ou de comportamento.
É importante primeiro saber o motivo deste tipo de comportamento
(disputa por brinquedo,dificuldade fala,chamar atenção de um adulto,etc)
**Se a criança persistir em morder aos outros, a professora deve conversar com os pais da criança e encaminhar para Terapia Ocupacional especialista na abordagem Integração Sensorial para avaliar prefil sensorial desta criança.A criança pode apresentar dificuldade processamento sensorial.
Nosso sentido do tato é intimamente relacionado a nossas emoções. Sofrer desconforto sensação tátil(toque)é o suficiente para fazer a criança demonstrar reações emocionais bastante fortes. Assim, crianças que sofrem com este problema são frequentemente descritas como irritadiças, briguentas, retraidas, choronas, bravas e que mordem os colegas.
Abraços
Johanna
Ola meu filho tem algumas desta caracteristica e tambem agora quer morder as paredes o fazer?
ResponderExcluirOlá Tata,tudo bem?
ResponderExcluirmanda um email johannamelofranco@hotmail.com
gostaria de mais informações sobre o motivo deste tipo de comportamento.
aguardo a sua resposta.
Abraços
Meu filho de 2 anos e 4 meses está em idade escolar, fato que melhorou muito o seu desenvolvimento. Saliento que ele não tem qualquer problema neurológico, porém, apresenta um certo atraso no seu desenvolvimento motor, principalmente para comer, fato que faz com que se recuse a comer sozinho... É uma briga todo dia na hora das refeições. O que faço para estimular esse hábito? Sua professora fala que é a única dificuldade qu ele vem apresentando. Agradeço a ajuda.
ResponderExcluirOlá Johanna, tudo bem? sou psicopedagoga e tenho um blog http://psico09.blogspot.com.br/
ResponderExcluirgostaria de te ter como parceira, gostei muito do seu blog, se me permitir gostaria de postar algumas informações a respeito do seu trabalho.Um abraço e parabéns pelo blog, trabalho maravilhoso!!
Grandes informações!
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