quinta-feira, 29 de abril de 2010
Transtornos de Discriminação Sensorial
Discriminação é a habilidade para interpretar as características temporais e espaciais dos diferentes estímulos sensoriais. É a habilidade que nos permite fazer coisas, como, por exemplo, localizar uma moeda dentro da bolsa, abotoar a blusa e girar o lápis rapidamente para usar a borracha na extremidade oposta, sem uso da visão. Boa discriminação das sensações de movimento pelo sistema vestibular nos informa se somos nós ou o ambiente que está em movimento, o que é essencial para a manutenção do equilíbrio e estabilidade do campo visual. Discriminação tátil nas mãos e nos dedos parece relacionada à destreza e à habilidade com que usamos as mãos para manusear objetos e, por exemplo, escrever. Sem boa discriminação visual a criança tem dificuldade para identificar letras parecidas, como d, b, p.
A criança tem dificuldade para:
-Abotoar a blusa ou manusear objetos sem monitoramento visual.
-Identificar, sem olhar, formas geométricas ou objeto familiar colocado em suas mãos.
-Graduar a quantidade de força (ex: escreve fraco demais, apaga com força e rasga o papel).
-Escutar e se orientar quando é chamado, especialmente se há algum barulho de fundo.
-Se orientar espacialmente (ex: se perde na escola ou em lugares conhecidos).
-Alinhar e organizar números ou letras na folha de papel.
-Diferenciar cheiro ou sabor da comida (ex: não ter preferências alimentares).
Comportamento social:
-É mais lenta que os colegas para concluir tarefas.
-Pode parecer desligada, desinteressada do ambiente.
-Tem dificuldade para seguir instruções, é necessário repetir comandos.
-Se perde facilmente.
-Não gosta de fazer quebra-cabeça ou jogos de montagem.
Fonte:Intervenções de Terapia Ocupacional;Livia Magalhães
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