terça-feira, 23 de novembro de 2010

Transtorno de Modulação Sensorial-Proprioceptivo parte 2

Como você pode dizer se ele pode ter disfunção do processamento sensorial?

Cada criança é diferente e reage aos estimulos sensorios do ambiente ou do próprio corpo de maneira diferente.Além disso,cada pessoa tem uma certa  tolerância diferente a estimulos sensoriais(tátil, visual, auditivo, paladar, olfação, vestibular ou proprioceptivo). 

Quando o processamento sensorial torna-se um PROBLEMA é quando as reações começam interferir no seu dia a dia.É quando a criança  apresenta bastante dificuldade em certas atividades como escolares,brincadeiras ou atividades de vida diária (alimentação,higiene e vestuário) devido á problemas sensoriais.

A terapia de disfunção do processamento sensorial pode ajudar bastante o dia a dia da criança(organização do comportamento,melhora planejamento motor,aumenta nivel atenção e concentração,acalma o nivel de alerta).A melhor coisa que você pode fazer coma terapia é entendimento do problema de modo que em vez de combater o problema,você pode trabalhar nele.


A melhor maneira de determinar um problema sensorial é histórico sensorial da criança(é quando  perguntas e respostas dos pais ou responsáveis da criança),questionários e avaliações formais ou informais.Análise do prefil sensorial ocorre no processo observações do terapeuta e dos pais em situações de um ambiente normal e situações tipicas(na hora do banho, na alimentação,no passeio no parquinho,playground, na escovação dos dentes..).

Os comportamentos observados diante estimulos sensorial pode ser duas categorias:Hipersensiveis( a criança evita a a entrada sensorial) e Hiposensiveis( a criança procura a entrada do estimulo sensorial).

Parte 2- Sinais de Disfunção Proprioceptiva


Hipersensibilidade(evita o estimulo)
-Dificuldade de compreender onde o corpo está em relação a outros objetos
-parece desajeitado,esbarra nas coisas frequentemente
-move-se forma rígida e incoordenação motora



Hiposensibilidade(busca do estimulo sensorial)
-criança constantemente pulando e batendo
-gosta de abraços apertados
-dificuldade graduação força na escrita ou colorir
-prefere roupas apertadas
-podem ser mais agressivos com outras crianças


Dificuldades na entrada sensorial
-quebra a ponta do lápis constantemente
-quebra os brinquedos
-rasga o papel para desmanchar com borracha
-interpreta erronamente o peso de um objeto(aperta demais o objeto como o copo plástico,deixa derramar o suco,pega um objeto e deixa cair no chão).
-não sabe como é dificil empurrar um objeto

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