Idéias, sonhos e ações! Respeitar as diferenças, valorizar a diversidade, trabalhar pela inclusão escolar.
Tecnologia Assistiva "recurso facilitador, um instrumento ou utensílio que especificamente contribuirá no desempenho da tarefa desejada".
As tecnologias assitivas, conforme descrição, podem ser entendidas como um instrumento de promoção de inclusão: a falta de tais recursos pode comprometer, por exemplo, o desempenho de alunos com deficiência, pois auxiliam na superação de dificuldades funcionais para a realização de atividades dentro da rotina escolar. É um grande desafio para a missão da escola, que é a de assegurar oportunidades iguais para cada um atendendo sua diferença, desenvolvendo ao máximo seu potencial próprio e sua inclusão no grupo.
Tecnologia Assistiva é uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos,metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação, de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social.
Ensinar alunos tão diferentes uns dos outros exige o professor e a escola uma reconstrução de conceitos, reavaliação da filosofia de inclusão da escola e redimensionamento do projeto político pedagógico. Assim, será útil para o bom andamento do trabalho pedagógico e para a obtenção dos resultados desejados:
- Propor ações pedagógicas que evidenciem o começo, meio e fim de cada atividade;
- Conhecer cada aluno na sua individualidade, respeitando seu ritmo e tempo de aprendizagem, buscando a interação com a família e outros profissionais envolvidos;
- Oferecer um ambiente estimulante, encorajador, socialmente receptivo e afetivamente acolhedor, enfim, favorável ao desenvolvimento de todos;
- Garantir o posicionamento correto do aluno, o qual contribui para seu bom desempenho;
- Evitar barreiras arquitetônicas, instrumentais, comunicacionais e atitudinais na sala de aula e nas demais dependências da escola;
- Estabelecer limites e regras para favorecer a convivência em grupo;
- Considerar a importância da seleção do tipo de material utilizado, nos aspectos: segurança e higiene;
- Ser agente transformador para um mundo mais justo, solidário e inclusivo.
É importante ressaltar que não existem receitas prontas para atender a cada necessidade educacional especial. A escola, além das orientações compartilhadas, deve buscar informações e orientações que ampliem as possibilidades, para que todos os alunos encontrem um ambiente adequado e acessível.
1- Mobiliário: adaptações de mobiliário, visando adequá-lo à postura do aluno, contribuindo para o maior conforto e aumento do seu rendimento escolar.
-Mesa ou carteira escolar Individual
Sugestões para adaptar o mobiliário de sala de aula:
Sugestões para adaptar o mobiliário de sala de aula:
- a escola poderá modificar a cadeira e/ou carteira aumentando ou diminuindo sua altura;
- os apoio de pés podem ser em madeira ou lista telefônica revestida.
Observação: para adequar a postura, é importante notar altura dos cotovelos em relação a mesa, sem elevar os ombros, mantendo a coluna ereta e os pés inteiros no chão.
2- Informática: adaptações para Laboratório de Informática, visando facilitar o acesso do aluno aos recursos.
Máscara para teclado Confeccionada em EVA e cola de contato,deixando exposto somente as teclas que serão utilizadas(diminuir a quantidade de informação visual do teclado).
3- Recursos pedagógicos: Adaptar recursos para facilitar a compreensão e execução por alunos com dificuldade de coordenação motora, déficit visual e cognitivo,proporcionando-lhe mais independência e autonomia na execução das atividades
Materiais adaptados
-Adaptar os recursos pedagógicos existentes com materiais simples e de baixo custo. Exemplo: fixar os jogos em base de madeira ou papelão,dando-lhes sustentação; utilizar garrafa pet como depósito de peças, facilitando o acesso às mesmas; colar no verso dos objetos velcro ou imã para fixação do material e manuseio pelo aluno; inclinar o recurso para facilitar a visualização e execução da atividade.
-Régua adaptada Com pino, em madeira engrossada com poliflex
-Tesoura adaptada Com fio de aço encapado com efeito de mola
-Apontador adaptado-fixação da caixa do apontador sobre a mesa.proporciona uma maior estabilidade e facilita o movimentação para apontador o lápis.
-Borracha ou lápis borracha- a caixa da borracha facilita preensão e maior estabilidade para manuseio da borracha.Evitar borracha muito dura ou macia.
-Folha fixada com fita crepe com linhas em negrito, favorecendo a orientação espacial durante a escrita
-Giz de cera ou lápis de cor jumbo (Norma)-Utilizar giz de cera de diferentes espessuras e formas já existentes no mercado.Marca Norma- tem a ponta grossa, macio, resistente. Pigmento com alta concentração.
-Estojo com ziper e um chaveiro(ou uma argola)- facilita o movimento para abrir o ziper principalmente criança dificuldade coordenação motora fina.(Mochila,Merendeira e Blusa de frio com ziper) utilizar a adaptação de uma argola para facilitar o manuseio do ziper.
-Facilitadores de preensão: Adaptadores para facilitar a preensão de alunos com dificuldades motoras, impossibilitados de segurar objetos escolares de espessura fina, ampliando assim suas possibilidades para diversas atividades.
Adaptador para escrita
Lápis ou caneta engrossado com manopla de bicicleta melhorar sua usabilidade com alunos que
apresentem dificuldade de coordenação e preensão.
No caso de alunos que tenham apenas dificuldade de preensão, preencher com massa de biscuit, isopor, EVA que são menos pesados para pintura Confeccionado com pedaços de espaguete de piscina, revestido em EVA
Adaptador para pintura
Confeccionado com cone de fio de máquina de overlock, revestido em EVA
-Jogos adaptados- O professor pode adaptar jogos com recursos simples, como jogo da velha confeccionado com cones de linha e pedaço de madeira, propiciando acessibilidade
4- Comunicação alternativa: Recursos utilizados para facilitar a comunicação e aprendizagem de alunos com alterações cognitivas e/ou sensoriais.
-Recursos pedagógicos O professor poderá utilizar materiais existentes na própria escola como recurso de comunicação. Neste exemplo a aluna utiliza o alfabeto móvel em madeira,organizado como prancha de comunicação, apontando as letras do alfabeto para responder ao professor.
- Kit de miniaturas Miniaturas de objetos de diferentes categorias como: alimentos, produtos de higiene, utensílios de cozinha,entre outros. Utilizados como referência de comunicação e também aprendizagem.
-Livro adaptado- Livro de história, adaptado com fichas de comunicação, contendo imagens que substituem o texto,com objetivo de facilitar a compreensão e a interação do aluno. Além de ser um recurso para o trabalho com pessoas deficientes,este livro também pode ser utilizado por alunos que ainda não estão
alfabetizados ou que apresentam dificuldades específicas de leitura.
álbum de fotografia ou cardápio, contendo imagens utilizadas na comunicação do aluno.
Sugestão: pesquisar imagens na internet, revistas, utilizar rótulos,embalagens, fotos, entre outros. Importante considerar a funcionalidade das imagens para cada aluno.
5- Lazer e recreação: Adaptações que auxiliam o brincar, com a participação de todos os alunos, incluindo aqueles com dificuldade de equilíbrio e de coordenação motora.
-Calça de posicionamento -Utilizar calça em tecido e/ou material impermeável preenchida com flocos de
espuma, para posicionar aluno com dificuldades motoras (sem controle de tronco), durante as atividades no chão.
-Jardim sensorial -Oferece, por meio de atividades dirigidas pelo professor, a possibilidade de os alunos terem contato sensorial com a natureza através do olfato, do paladar, do tato, da visão e da audição,estimulando assim todos os sentidos.
-Balanço adaptado -Implementar o parque com adaptações,garantindo acessibilidade e segurança.
Exemplo: balanço acessível para todos.Balanço e gangorra adaptados- Adaptar balanço, gangorra e outros brinquedos do parque, substituindo o assento por cadeiras tipo concha, com cinto de segurança, confeccionados com tecidos resistentes e velcro.
-Túnel em PVC- Estrutura em PVC, com aproximadamente 2 metros de comprimento,contendo brinquedos suspensos em cadarço ou cordão (não utilizar elástico), estimulando a mobilidade.
-Tapete sensorial -Tapete com diferentes texturas, cores e sensação térmica, para estimulação
sensorial. Podendo ser confeccionado com: EVA, estopa, feltro, cortiça, tapete carrapicho, madeira, tecido
plush, couro, manta acrílica etc.
-Chocalho adaptado -Confeccionado com duas mini garrafas pet contendo objetos, como: contas, guizos,grãos. As garrafas podem ser unidas com fita adesiva. Detalhe: elástico com velcro nas pontas para fixar junto ao corpo do aluno, estimulando a audição por meio do movimento e do som.
-Jogo adaptado-O professor pode adaptar a brincadeira de bola ao cesto, para crianças com dificuldade de coordenação motora, utilizando cano de PVC cortado como canaleta, tendo uma das extremidades um cesto e a outra fixada ou apoiada manualmente.
-Jogo adaptado - Arco confeccionado com bambolê, revestido em EVA, suspenso com corda e gancho tipo mosquetão para regulagem da altura. Nesta brincadeira trabalha-se equilibrio,coordenação motora, esquema corporal e espacial.
Minha amiga Johanna, não tenho palavras, e de verdade lhe digo...O quanto de desenvolvimento pode-se fazer utilizando e criando material para os indivíduos que necessitam desse apoio extra,meus parabens pela ajuda em seu blog.
ResponderExcluirVi, reli e me atribui ajudar de muitas maneiras, principalmente enviando o seu link para todas as pessoas que conheço!!
Essa matéria está de-mais...
beijos e bom início de semana
sempre aqui
Joana
Olá Joana,
ResponderExcluirFico muito feliz com o seu elogio e admiração com os seus comentários nas minhas postagens.Muito obrigada pelo seu carinho.Adoro!!!por favor,manda o seu email e das outras pessoas para enviar novas postagens do meu Blog.
Um grande beijo.
Johanna
Oi johanna,
ResponderExcluirtd bem?
onde tu encontrou para comprar os facilitadores de preensão na figura com o lápis e teria um nome?
Obrigada
Margaret
Oi Johanna....nossa muito bom este teu blog... encontrei artigos e várias orientações que estava a tempos procurando para meus pacientes. Também sou TO, com pouco tempo de formação e me encantei pelo teu blog,vou compartilha-lo com outros amigos também TOs por que o que é bom a gente tem que compartilhar não é! Muito sucesso pra ti!!!
ResponderExcluirRonaldo
Oi Ronaldo,
ResponderExcluirMuito obrigado pelo seu carinho.
fiquei muito feliz com seu comentário.
Seja bem-vindo!
Abraços
Johanna
PARABÉNS a todos, que de uma maneira direta ou indireta se vê dentro da Tecnologia Assistiva assistindo o seu próximo. Depois que eu fiz um Curso de Acessibilidade com uma excelente Terapeuta Ocupacional, fiquei encantada, maravilhada e feliz, por saber que a Tecnologia Assistiva;veio para alavancar, facilitar e favorecer a vida das pessoas com deficiência sem perspectiva de uma vida de qualidade.
Parabéns pelo excelente e necessário trabalho! me ajudou muito.
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