quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Quebra-cabeça aprender brincando


O jogo de quebra-cabeça desenvolve nas crianças as habilidades motoras, visuais, sociais e cognitivas

No processo de formação educacional e cognitiva de uma criança, percebe-se a importância dos quebra-cabeças no desenvolvimento físico, neurológico, psicomotor, capacidade de concentração, noção espacial, percepção visual e aumento de conhecimento sobre diversos assuntos. Alguns estudiosos afirmam, inclusive, que este brinquedo auxilia também em processos de amadurecimento e resolução de questões de cunho psicológico.

É recomendado o gradual aumento do nível de dificuldade em cada jogo para estimular ainda mais o progresso da criança em todas as áreas anteriormente citadas.

O quebra-cabeças funciona como fonte de informação e enriquecimento para os cérebros de todas idades. Mas é na infância que ele cumpre seu papel de maneira mais eficaz.

Movimentos com os olhos e com as mãos executados ao brincar com quebra-cabeças, poderão facilitar e preparar melhor as crianças para o hábito da leitura.

Algumas características reforçadas com o habito de se montar quebra-cabeças:

-Desenvolvimento das Habilidades Cognitivas: quebra-cabeças melhoram a capacidade de uma criança em resolver problemas, aumentam o raciocínio e elevam suas habilidades. Este hábito os auxilia a enxergar diferentes pontos de vista sobre determinado assunto ou relação, melhora sua percepção visual, espacial e sua sensibilidade. Dependendo do tema escolhido no quebra-cabeça, pode ensinar-los de maneira contundente números, letras, cores, animais, etc;

- Desenvolvimento das Habilidades Motoras Refinadas: quebra-cabeças são divertidas maneiras de se melhorar as habilidades motoras mais delicadas, que exijam mais firmeza nas mãos.

- Desenvolvimento de Coordenação Motora e Visual: enquanto a criança tenta encaixar uma peça no quebra-cabeça, ela está manipulando este pedaço do brinquedo para ver onde ele se encaixa. A ação conjunta de sua mão com o olho, ambos trabalhando de maneira coordenada, são extremamente benéficas.

- Desenvolvimento de Habilidades Sociais: quebra-cabeças podem ser montados sem a presença de outra pessoa. Entretanto, são um ótimo instrumento de socialização e cooperação com o próximo na hora de brincar.

Ao escolher um quebra-cabeça para o seu filho, considere as seguintes indicações de especialistas no assunto:

- Idade: Certifique-se de que esteja adquirindo um tipo adequado de quebra-cabeça para a idade de seu filho. Por exemplo: quebra-cabeças com peças maiores são ideais para crianças menores, que ainda estão em processo de desenvolvimento da coordenação motora. Elas são fáceis de montar e este tipo de quebra-cabeça pode ser usado para ensinar diferentes formas como círculo, quadrado, triângulo, formas ovais, retângulos, corações etc. Quebra-cabeças de alfabeto e palavras são excelentes auxiliares para crianças que estejam passando pelo processo de alfabetização. Às crianças mais velhas são indicados quebra-cabeças com mais peças, variando entre 50 e 200 unidades, de acordo com a habilidade .

6 comentários:

  1. Johanna, adorei a matéria sobre o quebra cabeça, sou academica de T.O e estou montando um quebra-cabeças de 5000 peças e fiquei apaixonada pelo trabalho que ele desenvolve na minha mente, então resolvi procurar o tema relacionado a reabilitaçã e a terpaia, pretendo trabalhar com essa tecnica que eu adorei...

    grata.
    Fabiana Domeciano

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  2. Olá Fabiana,
    tb adoro a atividade quebra-cabeça.mas algumas crianças tem bastante dificuldade nesta atividade.Dica:fazer quebra-cabeça de fotos ou revistas com personagens preferidos da criança.
    Abraços
    Johanna

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  3. Muito bom esse artigo! Meu filho de 2 anos e 9 meses adora quebra-cabeças. Teve vários de 30 peças mas já estão muito fáceis para ele. Então comprei esta semana um de 60 peças. Ele está montando um pedaço já... Adorei ler este artigo!
    Fiquei muito feliz em saber que faz bem montar quebra cabeças !!

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  4. Oi!
    Minha filha tem 2 anos e 7 meses. Ela começou montando qc de 20peças e agora monta acima de 50 peças. Percebi que ajudou muito no "terrible two": ela está mais madura, faz menos pirraça, trocou o não pelo porque? e está mais sociavel. a unica coisa que mudou em sua rotina foi o habito de montar quebra cabeças, então concluí que esta brincadeira é a responsavel por isso. obrigada pela materia e esclarecimentos. Um abraço (estamos bem pertinho de vc, em Lagoa santa

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  5. Oi Johanna, minha bebê de 2 anos e 1 mês se interessou por quebra-cabeças ao ver os irmãos mais velhos de 12 e 13 anos brincando, então resolvi comprar depois do natal um kit de 8 quebra-cabeças sendo 2 unidades de 4, 6, 9 e 12 peças e com uma semana ela já conseguia montar todos sozinha. Agora, com menos de um mês realizando esta atividade, ela está montando um quebra-cabeças de 120 peças, conseguindo montar aproximadamente 90 peças e a medida que vão diminuindo as peças ela começa a montar o jogo irritada, choramingando por não ter paciência de esperar o termino da montagem, querendo ver o resultado logo e quem estiver com ela, a auxilia no termino da montagem. Ela vai montando os quebra-cabeças e organizando-os lado a lado para depois todos montados ficar observando-os. Ela sempre está acompanhada por alguém na realização desta atividade, mas estou temendo estar prejudicando-a estimulando-a desta maneira. Já escondi este quebra-cabeças, mas quando ela o encontrou ficou pedindo para montá-lo novamente. Pode me dar uma opinião a este respeito ou devo procurar ajuda. Agradeço pela matéria. Liliane

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  6. Como faço para meu filho reconhecer em que local deve encaixar as peças, pois ele te SD, e estou montando ainda os qc progressivos de 4,6 e 9 peças.
    Ele reconhece sabe onde deve colocar mas ainda não encaixa direito. Por favor me envia alguma dica! Ele tem 05 anos!

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