A escrita manual é habilidade percepto-motora complexa que depende da maturação e integração de um número de habilidades cognitivas, habilidades motoras e perceptivas.
A caligrafia é uma habilidade importante para as crianças em idade escolar. As dificuldades relacionadas à caligrafia podem ter consequências na participação bem sucedida da criança em atividades escolares e brincadeiras, podendo levar a problemas no desempenho escolar e a baixa auto-estima. Alguns estudos relacionados identificaram os componentes do desempenho que estão associados com a caligrafia; são eles: planejamento motor, coordenação olho-mão, percepção visual, integração visomotora, percepção cinestésica e manipulação com as mãos.
O problema não é de alfabetização. Algumas crianças já mostram sinais desde o ensino infantil, quando apresentam dificuldades motoras finas ou nas atividades plásticas, como desenho ou modelagem. Entretanto, a maioria apresenta dificuldades quando inicia a escrita propriamente dita e aumentam as exigências quanto à quantidade e velocidade.
Ao perceberem os sintomas, pais e educadores devem encaminhar a criança para uma avaliação específica, podendo ser com uma fonoaudióloga, uma psicopedagoga ou uma Terapeuta Ocupacional, por exemplo. Quanto mais cedo o diagnóstico, melhores serão os resultados do tratamento, minimizando, assim, as consequências psicológicas, como baixa auto-estima causada pelas críticas constantes.
Alguns problemas apresentados no aprendizado da escrita
-incoordenação motora fina
-lateralidade mal definida(destro ou canhoto)
-alterações de equilíbrio,tônus e postura
-comportamento inquieto e instável
-dificuldade da motricidade fina (preensão do lápis,mobilidade dos dedos)
-alterações direcionais das letras
-traçado muito fraco ou forte para escrever,colorir
-lentidão dos movimentos
-dificuldade espaçamento e direcionalidade
-Dificuldade de cópia do quadro para caderno
-letra ilégivel
-tamanho das letras(tamanho desproporcional das letras)
O tamanho das letras é muito grande ou muito pequeno, de acordo com a dimensão média da altura dos grafemas, aproximadamente 2,5 mm. Devemos considerar que o tamanho está relacionado com a idade do aluno, e que, portanto deverá conceder-se uma margem entre dois ou três milímetros. Em alunos de primeiros anos não se considerará esta incorrecção.
-incoordenação motora fina
-lateralidade mal definida(destro ou canhoto)
-alterações de equilíbrio,tônus e postura
-comportamento inquieto e instável
-dificuldade da motricidade fina (preensão do lápis,mobilidade dos dedos)
-alterações direcionais das letras
-traçado muito fraco ou forte para escrever,colorir
-lentidão dos movimentos
-dificuldade espaçamento e direcionalidade
-Dificuldade de cópia do quadro para caderno
-letra ilégivel
-tamanho das letras(tamanho desproporcional das letras)
O tamanho das letras é muito grande ou muito pequeno, de acordo com a dimensão média da altura dos grafemas, aproximadamente 2,5 mm. Devemos considerar que o tamanho está relacionado com a idade do aluno, e que, portanto deverá conceder-se uma margem entre dois ou três milímetros. Em alunos de primeiros anos não se considerará esta incorrecção.
Déficits em habilidades de percepção visual. Crianças com problemas perceptivo-visual podem ter um histórico de problemas de leitura por causa da dificuldade com a letra e o reconhecimento de palavras. Além disso, se uma criança não pode discriminar com precisão visualmente a letra b da letra d, ele / ela será incapaz de reproduzir com fiabilidade as letras em cima da demanda. Se os alunos tiverem problemas com o fechamento visual, eles podem ter dificuldade com a formação de letras precisas e legibilidade manuscrito pode ser ruim. Quando os déficits nas habilidades de percepção visual são suspeitas, eles podem ser facilmente identificadas por testes padronizados ou informais.
Déficits na codificação Ortográfico. Os alunos que têm problemas com a codificação ortográfica, muitas vezes, esquece como escrever certo as letras no meio de uma tarefa de escrita. Eles freqüentemente tem dificuldade refazer a letra ou exibem falsas ou hesitações como eles escrevem..As crianças que não podem confiantemente fazer uso de memória visual para formar letras e palavras, muitas vezes preferem imprimir ao invés de escrever em letra cursiva, porque imprimir envolve apenas 26 diferentes padrões de letras visual, enquanto as letras cursiva tem um número aparentemente interminável de padrões visuais.
Os déficits planejamento motor e execução. A falta de planejamento e execução motor é conhecido como dispraxia.A dispraxia como a "incapacidade de aprender ou realizar movimentos voluntários de série com a proficiência esperada para a idade e / ou de inteligência verbal.
A dispraxia é geralmente visto como um problema de produção porque o componente do motor é mais perceptível do que o componente sensorial. No entanto, em sua opinião, dispraxia é a incapacidade de integrar as informações sensoriais e motoras, e não apenas a produção do motor.
A dispraxia é geralmente visto como um problema de produção porque o componente do motor é mais perceptível do que o componente sensorial. No entanto, em sua opinião, dispraxia é a incapacidade de integrar as informações sensoriais e motoras, e não apenas a produção do motor.
Crianças que sofrem de dispraxia motora fina mostram dificuldade de coordenação motora fina. Às vezes, eles atribuem muitos músculos para a estabilização do lápis ou caneta e os poucos músculos para mobilização. Em outras vezes, eles atribuem músculos demais para mobilizar o utensílio de escrita e poucos músculos para estabilizá-lo. Assim, preensão(pegada do lápis)são muitas vezes ineficazes. Eles podem desenvolver uma preensão viciado em que esticar os tendões da parte posterior do braço, de modo que os dedos movem-se muito pouco ou nada durante a escrita. Com esta preensão, eles estão usando os músculos maiores do punho e antebraço, que pode ser mais fácil de controlar do que os pequenos músculos nos dedos. Eles freqüentemente não conseguem realizar as outras tarefas motoras que envolvem coordenação motora fina, como amarrar sapatos ou segurar um garfo corretamente.
Outro preensão do lápis o que sugere dispraxia motora fina é aquela em que a criança tem o lápis com muito rigor e perto do ponto quando escreve. Além disso, os alunos com dispraxia mudam frequentemente preensões do lápis e prefere escrever em letra forma e não cursiva. Eles não gostam de escrever e se queixam de que sua mão dói quando eles escrevem. Escrevendo para eles é uma tarefa de trabalho intensivo.
Déficit sentido Cinestésico-O sentido cinestésico possibilita a percepção do movimento ou repouso do corpo. Ele fornece informações sobre as posições relativas dos membros e outras partes do corpo durante os movimentos, e sobre as tensões musculares. Crianças com cinestésico prejudicado muitas vezes desenvolvem preensão-como o punho do instrumento de escrita. Com esta preensão, eles estendem o polegar sobre o dedo indicador e médio, limitando a mobilidade dos dedos. Eles também podem pressionar muito difícil para o papel com o utensílio de escrita em uma tentativa de compensar a falta do sentido cinestésico. Além disso, eles podem olhar atentamente para a lápis ou caneta durante a escrita de modo a tentar guiar a mão usando sentido visual que é um processo muito mais lento. É por isso que as crianças com sentido cinestésico prejudicada pode produzir letra legível em um ritmo bastante reduzido.
Os déficits Coordenação viso- Motora. Crianças com função incoordenação viso-motora muito diferente do que aqueles com feedback cinestésico prejudicada por causa das demandas diferentes de certas tarefas motoras. Integração deficiente visual-motora pode levar a problemas com as tarefas motoras finas, que dependem fortemente de feedback visual. Estes incluem enfiar uma agulha, desenho, pintura, artesanato, construir coisas com blocos, consertar coisas, jogar jogos como Nintendo e usando um mouse de um computador.
Estratégias para as crianças com Dificuldade na escrita
• Para as crianças que têm dificuldade com a ortografia de codificação, ele pode ser útil para imprimir um alfabeto e fixar no canto da sua mesa para fácil referência.
• Alunos com problemas na escrita deveria ser dada maior tempo para completar tarefas escritas e / ou uma redução no volume de produção escrita. Por exemplo, se o exercício é pontuação correta das frase, estas devem ser fornecidas ao aluno em forma digitada para que ele / ela tem apenas a corrigir o trabalho, ao invés de escrevê-lo e corrigi-lo. Além disso, se a tarefa é responder às pergunta, o aluno deve ser exigida apenas para escrever as respostas, não perguntas e respostas.-deve ser permitido frases curtas.
Em outras palavras, se o assunto a ser avaliado é o conhecimento das informações apresentadas - deve ser avaliado, não como competente o aluno está com o ato físico de escrever, ou quanto a escrita interfere com a sua sua capacidade de demonstrar seu conhecimento
• Crianças com dificuldades de escrita podem precisar de ser dada a oportunidade de dar respostas orais para exercícios, questionários e testes.
• Aprender a digitar é muito útil para esses alunos. atribuições escrita deve ser feito em etapas. Inicialmente, a criança se concentrar apenas na geração de idéias. Em seguida, ele / ela iria organizar suas idéias.
• Muitas vezes, é necessário o uso de sistemas de classificação alternativa para crianças com problemas na escrita.(adaptações das tarefas escolares como xerox,digitação,prova com questões múltipla escolha ou frases curtas)
• Ressalte-se que o pessoal da escola que os hábitos de trabalho são muitas vezes lentos devido a dificuldades na escrita e não refletem déficits de motivação
Johanna,
ResponderExcluirAs postagens do seu Blog são excelentes! Parabéns!
UAU, cara eu tenho isso, caramba kkk
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