domingo, 10 de outubro de 2010

Processamento Sensorial

Você sabia que existem mais do que 5 sentidos ? Nós experimentamos o mundo que nos rodeia através dos nossos olhos pela visão, ouvidos para ouvir, tocar a pele, o gosto da boca(gustação), cheiro pelo nariz(olfação).

E dentro destes existem outros sentidos.Por exemplo, toque profundo inclui sensores de vibração e pressão, além de que é sentido na superfície da pele(tato).Movimento inclui o senso de (equilíbrio), que é detectada pelo ouvido interno e da(propriocepção),que é detectada por sensores pequenos dentro de nossos músculos e tendões.

Algumas crianças são extremamente sensíveis a determinados estímulos sensoriais no ambiente. Isso pode fazer com que a criança apresenta os seguintes comportamentos como: medo,agitação, inquietação,chorona, hiperatividade,irritabilidade ou agressividade.
Por outro lado, algumas crianças podem ser hipo ou hiper sensíveis a determinados estímulos. Isso pode resultar uma criança que não presta atenção, sedentários, preguiçosa ou sonolento. Algumas destas crianças procuram intensas experiências sensoriais. Também é possível ter uma combinação de respostas, dependendo da tipo e a intensidade dos estímulos sensoriais.

Problemas no processamento sensorial (deve encaminhar para um Terapeuta Ocupacional especialista abordagem Integração Sensorial)

-A criança pode sentir-se bombardeado com várias sensações(sons,luzes,cartazes com muitas informações visuais,colegas se tocando ou empurrando).Quando há muita informação sensorial para resolver, alguns crianças podem ter dificuldade em saber o que é importante focar e quais estímulos para filtrar. Um exemplo simples, uma criança com dificuldade de se concentrar em uma tarefa por causa de um barulho no ambiente externo.A maioria de nós são capazes para ajustar estes estimulos como (filtros) e torna-se o ruído de fundo um estímulos irrelevantes.



Atividades para acalmar
-balançar lento numa cadeira de balanço ou rede
-Compressão de "sanduíche", que dá uma sensação de estar abraçado com força, acarinhados e embrulhados: Coloque travesseiros ou sofá almofadas em cima da criança, enquanto ele / ela é que estabelece a partir do pescoço para baixo, pressione com firmeza, mas delicadamente.
-compressão vestuário são confortáveis e calmantes, tais como apertadas
-Envolva-se confortavelmente em um cobertor ou toalha de praia grande

-Proporcionar uma área de refúgio confortável, como uma barraca pequena brincadeira cheia de travesseiros, cadeiras de feijão, cobertores
-confortos Boca: chupar um pirulito, beber água ou suco com canudinho e sabores doces são relaxantes.
-Trabalho pesado para a boca é calmante: chiclete ou morder um canudo
-Trabalho pesado para o corpo: usar uma mochila pesada ou colete pesado , leve uma caixa cheia de brinquedos e livros, empurrar mesa ou carrinho de mão, empurrar e puxar brinquedos e jogos, moveis, amassar a massa
-Faça uma pausa estiramento após ficar sentado por muito tempo 
-apagar o quadro negro ou ajudar a professora na organização dos materiais
-Apertar uma bola de espuma, argila, massinha,creme e escovação(em casa)

-exercícios dos ombros pressione para baixo.
-Faça um "canto sossegado." Tenha uma tenda com uma cadeira puff  ou cobertor. Utilizar apenas para as coisas tranquilas, como leitura.
- Adaptar o ambiente: diminua as luzes, cores da parede são determinados principalmente calmantes, adicionar aromas como a baunilha
-pouca estimulação visual
-lenta e rítmica da música
-Respire profundamente

Atividades para aumentar nível de alerta

-balançar rápido com oscilação
-Saltar em uma cama elástica
-pular sobre uma bola terapêutica sentado
- Pular corda, polichinelos
-equipamentos de playground
- Alertas boca: doce azedo, balas, alimentos crocantes (cenoura), goma de hortelã .

Distúrbio do Processamento sensorial(DPS) são alguns sintomas e comportamentos que ocorrem quando os estimulos não são devidamente interpretadas pelo cérebro. Você pode estar familiarizado com outros termos tais como Integração Sensorial(IS), modulação sensorial ou auto-regulação. No entanto, o DPS tornou-se recentemente o termo preferido quando se discute transtornos tendo a ver com a organização dos sentidos.

2 comentários:

  1. Oi Johanna, te enviei um email e um recado pelo blog. Gostaria de umas dicas de artigos relacionados com o trabalho da T.o na inclusão escolar. Se possivel, agradeço a ajuda! beijo

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  2. Ola Johana, seu blog é o máximo! Sou estudante do 6º período de TO, e gostaria de saber se tens algo sobre distúrbio de modulação especificamente BUSCA SENSORIAL. Se tiveres pode enviar-me por email? thaisa_angelo@hotmail.com Obrigada e fica com Deus!

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