sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Estratégias para Problemas na Escrita

 A escrita manual é habilidade perceptivo-motora complexa que depende da maturação e integração de uma série de habilidades cognitivas, motoras e perceptivas.

 Muitos dos problemas comuns vividas por crianças em idade escolar, é principalmente a dificuldade na escrita. Devido a falta de habilidade em certos aspectos motores, perceptivos ou cognitivo.

 Atenção!!! para os professores e escolas
Estas crianças são mal compreendido pelos próprios professores ou a escola devido a sua dificuldade motora são julgadas como crianças com problemas de comportamento e/ou emocional.

Algumas crianças com dificuldade na caligrafia na idade escolar são freqüentemente chamados de "preguiçoso", "desmotivados" ou "de oposição".

 É muito comum estas crianças com dificuldade na escrita apresentarem certos tipos de comportamentos como desobediente, inquieto, desatento, lento. Alguns exemplos de comportamentos bastantes comuns nestas crianças: pede para ir ao banheiro ou beber água toda hora, precisa apontador várias vezes o lápis, levanta várias vezes da cadeira ,mexe o tempo inteiro com os colegas ou materiais escolares ou simplesmente senta e olha. Mesmo interrompendo a classe e se metendo em confusão pode ser menos doloroso para eles do que escrever. As atividades de escrita  poderia ser concluído em uma hora mas estas crianças levam umas três horas porque adiar a tarefa de escrita e menos doloroso e exige menos esforço.
 Estratégias para Problemas na Escrita
  • Para as crianças que têm dificuldade com a codificação ortográfica, pode ser útil uma ficha de todo alfabeto sobre a  mesa para fácil referência.
  • Alunos com problemas grafomotores deve ser dado tempo prolongado para completar trabalhos escritos e / ou uma redução no volume da produção escrita. Por exemplo, se o exercício é para  pontuar frases. Pode fornecer ao aluno a atividade em forma digitada, ao invés de escrevê-lo e então corrigi-lo. As tarefas de perguntas/respostas, o aluno deve ser exigida apenas para escrever as respostas e não ambas perguntas/respostas. Deve ser permitido respostas em frases curtas.
  •  o assunto que está sendo avaliado é o conhecimento das informações, então o aluno deve ser avaliado não na sua escrita e sim  na  sua capacidade de demonstrar seu conhecimento.
  • Crianças com dificuldades de escrita podem precisar de ser dada a oportunidade de dar respostas orais para exercícios, questionários e testes.
  • Aprender a digitar é útil para esses alunos.
  • Alunos com problemas grafomotores podem precisar de ser fornecidos materiais através do professor preparado em apostilas ou cópias xerox.
  • Os pais devem ter a oportunidade de comprar um conjunto extra de livros didáticos com a finalidade de destacar, em especial para assuntos área de conteúdo.
  • Muitas vezes, é necessário o uso de sistemas de classificação alternativa para crianças com problemas grafomotora .A avaliação pode ser dada com questões de múltipla escolha, teste orais ou através do uso de computador.
  • Deve ser salientado que o pessoal da escola que os hábitos de trabalho lento são muitas vezes resultado de dificuldades grafomotores e não refletem déficits de motivação ou problemas comportamentais e emocionais.

3 comentários:

  1. Oi Johanna, sou terapauta ocupacional e sempre visito seu blog. Gostaria de saber se vc está sabendo de algum curso de integração sensorial. Aguardo resposta. Abraço! Parabéns pelo blog!

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  2. Oi Johanna,
    o seu blog tem sempre muita informação importantíssima tanto para professores quanto para os pais.
    Adorei o post.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

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  3. Olá ,tudo bem? Tenho um aluno com dificuldades na escrita,ele escreve e as letras tem forma quadrada e ele repete o lápis várias vezes na mesma letra,isso faz com que ele demore a concluir a terminar,estou preocupada com seu desenvolvimento cognitivo.O que possso fazer?
    Obrigada.

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