Algumas crianças com espectro autista (TEA) tem uma hipersensibilidade oral o que pode ser angustiante e estressante a escovação dos dentes.
- Respeite o tempo que seu filho para escovação dos dentes, aumente esse tempo aos poucos gradativamente, acredite que ele pode aumentar sua capacidade e suas habilidades desempenho ocupacional.
- trabalhar ANTECIPAÇÃO e compreensão das situações através de recursos visuais (foto da criança escovando os dentes, etapas da escovação, ou através de recursos auditivos frases curtas e simples) .Outra dica organização do tempo( planejamento e sequência de ações). Por exemplo depois do almoço (uso de imagem visual) "o que vai fazer?" escovar os dentes (outra imagem visual),todos os dias.
- Deixe que ele assista você escovando os dentes, muitas crianças nunca viram os pais com a escova na boca e não entendem porque tem que escovar. Coloque uma escova na mão dele e fique com a outra. Fácil, não é? Eu sei que não é fácil mas precisa tentar, tentar e tentar.
- Brinque de escovar, cante, comemore, bata palmas. (Reforço positivo)
-Pode fazer isso sentado no chão em frente a um espelho ou na cadeira
- Divida a escovação em 4 momentos : cada lado de uma vez, direito, esquerdo, superior e inferior. Dessa maneira ele e você não ficarão tão estressados. É simples, se ele agüenta ficar com a escova na boca por 3 segundos, então escove bem apenas 1 dente e em outro momento aproveite aqueles 3 segundos para escovar muito bem um outro dente e assim sucessivamente. Pode acreditar que aos poucos ele irá acostumar com o processo e esse tempo de escovação vai aumentar. Não tenha pressa, cada criança tem um ritmo, o que importa é escovar.
- Escove o brinquedo ou personagem que ele mais gosta. Evite várias informações sensoriais.Neste situação, apenas um brinquedo e a escova de dente para evitar distração.
- Use escova macia ou em alguns casos vibratórias (depende da criança), faça movimentos circulares e sempre pasta sem flúor.
- a visita ao dentista tem que fazer parte da rotina de seu filho
- a visita ao dentista tem que fazer parte da rotina de seu filho
- Não Force . Evitar comportamento estresse, angustia e agressividade.
Fonte : Dicas retiradas do Blog da Dentista Adriana Zink, especialista em pacientes com necessidades especiais e dedicada ao estudo e condicionamento do paciente autista ao tratamento odontológico .
Johanna, Parabéns!!
ResponderExcluirSou sua fã!! Suas dicas são incríveis e, ao menos a mim, mostra uma realidade que eu não imaginava, como esta relacionada à escovação de dentes. Seu blog é de utilidade pública!!
Parabéns!!
Olá Bruna,
ResponderExcluirobrigada!
adoro o seu blog tb.
beijos
Parabéns pelo prêmio Top Blog!
ResponderExcluir