Procurando sensações?
Busca ou Procura Sensorial compreende a necessidade de obter estimulos mais intensos, com maior duração e maior frequência para poder responder a eles.
A criança está em constante movimento,procurando atividades como correr, pular, balanceio, emitir sons estranhos, bater mãos e pés, rodar e aproximar objetos em frente os olhos, jogar-se no chão, trombar em paredes, morder-se, atirar objetos, rodar em algo ou de si próprio...
Alguns autores levantaram a hipótese de que comportamentos repetitivos ou estereotipados possam estar relacionados com padrões de BUSCA SENSORIAL que geram comportamentos repetitivos e limitados.
Nas crianças com Transtorno Espectro autista (TEA), dentre padrões de busca sensorial, tem sido relatados com maior frequência busca proprioceptiva ( trombar em objetos, bater, morder, colocar em lugares restritos e busca auditiva ( produção por ruídos ou sons intermitentes) sem contexto.
A necessidade de buscar estimulos em maior quantidade, duração e frequência exacerba o comportamento exploratório, o que pode limitar o aprimoramento de funções cognitivas como atenção e concentração,por exemplo.
Fonte:TEA, Aline Momo e Cláudia Silvestre
Nenhum comentário:
Postar um comentário