Enner e Dunn analisaram o Perfil Sensorial de crianças com e sem diagnóstico Transtorno Espectro Autista (TEA) . Destacaram os seguintes padrões comuns com TEA nos fatores de busca sensorial, Sensibilidade e Inatenção e Distrabilidade.
- BUSCA SENSORIAL
Busca contínua por movimento, prazer com ruídos estranhos ou produção de ruídos.
- SENSIBILIDADE -
Preferência por certos gostos e aromas especificos.
- INATENÇÃO E DISTRABILIDADE -
Dificuldade em sustentar a atenção ou distração na presença de ruído ambiente.
Alguns estudos apontam a alta incidência de Transtornos de Processamento Sensorial em crianças com TEA quando comparados com população de crianças com desenvolvimento típico.
Fonte:TEA;Aline Momo e Claudia Silvestre
mito bom o seu texto. Atendo um garoto que adora produzir ruidos com a boca, atirar coisas ao chão para que façam barulho e adora livros sonoros. Tem alguma dica para mim?
ResponderExcluirOi Sueli Freitas,
ResponderExcluirEm relação a sua dúvida, a necessidade de buscar estimulos em maior quantidade e frequência exacerba o comportamento exploratório, o que pode limitar o aprendizado e atenção da criança. Produção de sons e ruidos estranhos sem contexto e funcionalidade devem ser ignorados. Por exemplo, a criança segura um carrinho e produz o som "Bii..Bii..".Neste caso tem contexto e funcionalidade o som da buzina.Produz o som e tenta direcionar a brincadeira com o som.
Dicas: minimizar a busca por sons estranhos sem contexto e estimular outras sensações como vestibular e proprioceptivo( pular na bola bobath e cantar uma música.Ritmo mais rápido cante mais depois pare e olhe para criança com ritmo mais lento cante devagar....)
Lembre-se sempre!A procura ou busca sensorial sem funcionalidade não tem nenhum significado para as crianças autistas. Apenas presença de comportamentos repetitivos e estereotipados.
beijos
Boa sorte!!!
Johanna
Boa Noite Johanna, meu nome é CArla me formei em T.O ano passado pela Faculdade Educacional de FErnandópolis-SP e hoje seu blog , para mim e outras pessoas da minha classe serve como exmeplo para nos , nos ensinando e nos incentivando, muito obrigado por repartir seu conhecimento com outras pessoas bjos continue esse trabalho maravilhoso
ResponderExcluirBoa noite Carla,
ResponderExcluirseja bem-vinda!
Fiquei muito feliz em ajudar outros profissionais da área.
Muito obrigada!
Sucesso pra vc.
grande abraço
Boa tarde Johanna queria saber atividades que podem esta diminuindo a busca sensorial visual. A maioria das minhas crianças apresentam essa busca constante. O que poderia está fazendo para minimizar isso?
ResponderExcluir