A chave para o sucesso do tratamento é fazer com
que o seu filho prove novos alimentos tantas vezes o suficiente para
desenvolver uma preferência.
As crianças aprendem sobre os alimentos e comem não só por experimentar, mas por verem os outros comerem. De fato, estudos têm mostrado que a ingestão pelas crianças de frutas e legumes está relacionada se seus pais, irmãos ou colegas consomem esses alimentos. Isto significa que existe uma melhor chance de que seu filho experimente novos alimentos quando os irmãos ou colegas comerem esses mesmos alimentos .
Faça uma lista do que a família come e do que a criança consome.
O sucesso desta abordagem depende da partida lenta, utilizando bem pequenas quantidades do alimento ou líquido novo. A criança , então, come ou bebe o novo item, mesmo sem saber que está comendo. Isto torna mais fácil para a criança e para você e reduz a possibilidade dela rejeitar ou reagir ao gosto de um novo alimento ou bebida. Embora esta estratégia de misturar pode levar um tempo considerável, muitas vezes é uma opção que leva ao sucesso.
2-EMPARELHAR alimentos preferidos e novos isto é colocar pequenos pedaços de legumes (cenoura, brócolis) em pizza (ou na comida preferida ) ou molhar-los em catchup ou queijo ralado. Essa técnica muitas vezes aumenta a variedade de alimentos que as crianças comem .
Reintroduzir alimentos que já foram consumidos anteriormente, mas não come mais. Há uma boa chance de que funcione melhor do que a introdução de um novo alimento, porque o seu filho já tem a história de ter comido esse alimento.
Lembre-se, ao introduzir um novo alimento , selecione sempre o tamanho da mordida que o seu filho vai comer .
Tolerar requer tempo e paciência!
Modelagem Planejada:
Coma a comida que você quer que seu filho experimente e faça um " Mmmmm (entusiasmado)! Eu amo manga! " para si mesmo , e não para a criança. Mas, ao usar a modelagem como uma intervenção , certifique-se de que não existem pessoas à mesa que irão fazer comentários negativos sobre o alimento ou se recusar a comer o que você está servindo .
Fonte: http://umavozparaoautismo.blogspot.com.br/
Introdução de Novos Alimentos
O primeiro passo é o de determinar quais alimentos
devem ser introduzidos.
Recomendamos começar com os alimentos que são
semelhantes aos alimentos que seu filho come atualmente . Por exemplo, você
oferece alimentos que são da mesma cor textura, ou forma dos quais ele já
come. Alternativamente, você pode tentar introduzir uma marca diferente da
mesma comida.
As crianças aprendem sobre os alimentos e comem não só por experimentar, mas por verem os outros comerem. De fato, estudos têm mostrado que a ingestão pelas crianças de frutas e legumes está relacionada se seus pais, irmãos ou colegas consomem esses alimentos. Isto significa que existe uma melhor chance de que seu filho experimente novos alimentos quando os irmãos ou colegas comerem esses mesmos alimentos .
Faça uma lista do que a família come e do que a criança consome.
1-MISTURE alimentos preferidos a alimentos novos. Apesar de parecer estranho,
esta estratégia funciona muito bem como uma forma de introduzir novos
alimentos.
O sucesso desta abordagem depende da partida lenta, utilizando bem pequenas quantidades do alimento ou líquido novo. A criança , então, come ou bebe o novo item, mesmo sem saber que está comendo. Isto torna mais fácil para a criança e para você e reduz a possibilidade dela rejeitar ou reagir ao gosto de um novo alimento ou bebida. Embora esta estratégia de misturar pode levar um tempo considerável, muitas vezes é uma opção que leva ao sucesso.
2-EMPARELHAR alimentos preferidos e novos isto é colocar pequenos pedaços de legumes (cenoura, brócolis) em pizza (ou na comida preferida ) ou molhar-los em catchup ou queijo ralado. Essa técnica muitas vezes aumenta a variedade de alimentos que as crianças comem .
Reintroduzir alimentos que já foram consumidos anteriormente, mas não come mais. Há uma boa chance de que funcione melhor do que a introdução de um novo alimento, porque o seu filho já tem a história de ter comido esse alimento.
Lembre-se, ao introduzir um novo alimento , selecione sempre o tamanho da mordida que o seu filho vai comer .
Na fase inicial de uma intervenção, o
objetivo mais importante é aumentar a disposição da criança para comer um novo
alimento , mesmo que o montante seja minúsculo . Você pode trabalhar sempre em
quantidade e qualidade alimentar mais tarde , uma vez que o seu filho já
está comendo alimentos diferentes.
Começando com uma única mordida:
Uma forma de intervir com uma criança que se recusa a provar novos alimentos é começar por uma única minúscula mordida de um novo alimento na hora das refeições . Quando a criança come esta pequena mordida dentro de 1 minuto sem chorar, gritar ou engasgar, aumente gradualmente o tamanho da mordida. Uma vez que a criança já come uma mordida típica, comece a aumentar o número de mordidas. Passe para duas mordidas, quando tiver sucesso, continue a adicionar mordidas até que a criança esteja consumindo uma porção do tamanho que seja adequado para ela.
Existem dois métodos de apresentação deste novo alimento na proporção de uma mordida : coloque a proporção da pequena mordida da comida nova em um prato separado. Apresente a nova mordida no início da refeição, e diga ao seu filho que ele poderá comer o resto da refeição , que contém apenas alimentos preferidos , assim como ele coma o pedacinho do alimento novo. Ou, coloque esse pedacinho de alimento novo no prato da criança, juntamente com o seu ou seus alimentos preferidos. Use um tom de voz calmo " só esse pedacinho ". Você está simplesmente esperando o seu filho comer o pedacinho .
Começando com uma única mordida:
Uma forma de intervir com uma criança que se recusa a provar novos alimentos é começar por uma única minúscula mordida de um novo alimento na hora das refeições . Quando a criança come esta pequena mordida dentro de 1 minuto sem chorar, gritar ou engasgar, aumente gradualmente o tamanho da mordida. Uma vez que a criança já come uma mordida típica, comece a aumentar o número de mordidas. Passe para duas mordidas, quando tiver sucesso, continue a adicionar mordidas até que a criança esteja consumindo uma porção do tamanho que seja adequado para ela.
Existem dois métodos de apresentação deste novo alimento na proporção de uma mordida : coloque a proporção da pequena mordida da comida nova em um prato separado. Apresente a nova mordida no início da refeição, e diga ao seu filho que ele poderá comer o resto da refeição , que contém apenas alimentos preferidos , assim como ele coma o pedacinho do alimento novo. Ou, coloque esse pedacinho de alimento novo no prato da criança, juntamente com o seu ou seus alimentos preferidos. Use um tom de voz calmo " só esse pedacinho ". Você está simplesmente esperando o seu filho comer o pedacinho .
Modelagem Planejada:
Coma a comida que você quer que seu filho experimente e faça um " Mmmmm (entusiasmado)! Eu amo manga! " para si mesmo , e não para a criança. Mas, ao usar a modelagem como uma intervenção , certifique-se de que não existem pessoas à mesa que irão fazer comentários negativos sobre o alimento ou se recusar a comer o que você está servindo .
Fonte: http://umavozparaoautismo.blogspot.com.br/
Bom Dia pessoal !!!!Dicas maravilhosas amei
ResponderExcluirEssas dicas foram um prato cheio pra o meu projeto (ESCOLA SAUDÁVEL): que estou estudando pesquisando a um mês. Agora sim fecho o meu projeto com chave de ouro :
ResponderExcluirObrigada pessoal do blog.
Miraildes Santos Dias Ferreira