quinta-feira, 18 de junho de 2020

O que é coordenação motora bilateral?

Coordenação bilateral é a capacidade de usar os lados direito e esquerdo do corpo juntos, ao mesmo tempo ou com movimentos alternados. 

Por exemplo, quando você empurra um carrinho ou pega um objeto grande, você está usando os lados direito e esquerdo do corpo junto com os mesmos movimentos. Outro exemplo de coordenação bilateral é amarrar os sapatos - você está usando os lados direito e esquerdo do corpo juntos, mas os dois não estão fazendo os mesmos movimentos.

A capacidade de coordenar os dois lados do corpo juntos é uma habilidade importante para muitas habilidades motoras.

As habilidades motoras grossas, como caminhar, subir escadas, correr, pular, amarelinha e pular corda, exigem habilidades de coordenação bilateral.

As habilidades motoras finas, como segurar o papel enquanto corta com tesouras ou laços, exigem que os lados direito e esquerdo do corpo trabalhem juntos. Muitas habilidades funcionais exigem que ambas as mãos ou ambas as pernas trabalhem juntas, como abotoar, fechar o zíper, usar um garfo e faca. Além disso, a coordenação bilateral ajuda a desenvolver o domínio da mão (seja você destro ou canhoto).


Fonte: yourtherapysource.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário