domingo, 7 de junho de 2020

Scooter board ou prancha de skate

O que é uma scooter board?

Um scooter board é um pequeno retângulo ou quadrado com quatro rodas na parte inferior. É como um skate largo, mas as rodas se movem em todas as direções. 

Por que as pranchas de skate são tão incríveis para questão sensorial…

As scooter board oferecem  inúmeras de informações vestibulares e, na maioria das vezes, muitas informações proprioceptivas também. Esses dois sentidos são importantes para sistema sensorial e, para principalmente para as crianças que buscam sensações, o scooter board podem ajudá-las a se sentirem reguladas  e equilibradas rapidamente.

Uma variedade de atividades pode ser realizada em pranchas de scooter; elas são uma maneira divertida para crianças ou adultos exercitarem 

A prancha de scooter incentivará as crianças a desenvolver fortalecimento dos músculos superiores e inferiores do corpo, planejamento motor e como também parte de uma dieta sensorial. ( Converse com uma TO em Integração Sensorial) 

Habilidades:

Fortalecimento da extremidade superior e inferior

fortalecimento do músculos abdominais  postura sentada.

Controle postural

Equilíbrio

sensório-motor - propriocepção e vestibular

planejamento motor

 Integração bilateral

A segurança é fundamental na introdução de pranchas de scooter. Sempre com supervisão de um adulto.

Alerta !!!cuidado com dedinhos das crianças

1-Boliche com corpo. 

Instale pinos de boliche em uma extremidade da sala e peça à criança barriga para baixo ( prono) impulso na prancha para derrubá-los.

2-Pesca 
 Espalhe peixes magnéticos no chão e peça à criança que encontre todos. Na postura sentada impulso com os pés para pescar os peixes.

3-Puxe a criança com uma corda ou um bambolê. Barriga para baixo ou sentada ( importante controle postural e equilíbrio).

4- Faça um quebra-cabeça. Coloque as peças do quebra-cabeça em uma extremidade da sala e o tabuleiro do outro lado.

5- Papa bolas 
Coloque as bolinhas no ambiente as crianças precisam pegar com peneira todas as bolinhas

6-Circuito com  obstáculos a criança precisa se esquivar dos obstáculos 

7-Coloque cones ao redor da sala e dê à criança bolas de pingue-pongue que elas devem colocar em cima dos cones.

8-Siga um caminho de fita adesiva colocado no chão.


9- Remo

O próximo desafio é “remar a prancha scooter” A criança segura o remo com as duas mãos. Enquanto está sentada com as pernas cruzadas na scooter, a criança se move para frente com esse movimento. É repetido até que a criança alcance um destino especificado. Este é um desafio de planejamento motor, porque a criança precisa descobrir como empurrar para baixo no chão enquanto puxa a scooter para frente.


10- Super homem .

Posicione a criança de barriga para baixo na prancha scooter . Diga a criança que ele vai voar como o Super-Homem pela sala ou por um longo corredor! Segure-se em seus pés e dê-lhe um grande empurrão! A criança precisa manter a cabeça, os braços e as pernas levantados.



4 comentários:

  1. Johanna boa tarde! Amo seus posts. Onde posso comprar a prancha scooter? Até que idade ou peso posso aplicá -la?

    ResponderExcluir
  2. Amei já estou planejando algumas dessas atividades com minha bebê.gostaria de mais ideias pra a idade dela,ela tem 2 aninhos

    ResponderExcluir
  3. BOA TARDE JOAHNNA, ONDE COMPRO ESTAS PRANCHAS? OBRIGADA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem? Você conseguiu o contato para compra destas pranchas? Muito obrigada . Também preciso para meu filho com deficiencia , meu contato 12 99199 3946 whatsapp. Obrigada

      Excluir