domingo, 28 de março de 2010

Habilidades de Manipulação


-O maior número de habilidades de manipulação surge entre 2-3 anos
-Manipulação é o movimento do objeto na mão para alcançar uma tarefa.
-Habilidade Manipulativa é o processo de usar a mão para ajustar um objeto de forma a posicioná-lo de maneira mais efetiva na mão para seu uso,posicionamento ou soltura.
-A manipulação é uma habilidade que ocorre apenas em relação aos objetos.
-A manipulatção possui grande impacto na realização efetiva de tarefas motoras finas(abotoar,escrever,recortar,amarrar cadarço)
-As habilidades de manipulação melhoram substancialmente na idade 5 anos,mas é esperado que a eficácia total(velocidade,consitência e precisão)da manipulação seja desenvolvida depois dos 7 anos de idade.

Três categoriais de Manipulação:

-Translação
movimento do objeto da palma da mão para as pontas dos dedos ou das pontas dos dedos para a palma da mão.Exemplo:pegar moedas na palma da mão e colocá-las no cofrinho.


-Deslocamento
movimento do objeto que ocorrem entre os dedos,usados para ajustes de um objeto depois que ocorreu a preensão.
Exemplo:segurar uma caneta ao meio e move os dedos para baixo,em direção a sua ponta,para colocá-la em posição apropriada para escrever.


-Rotação Simples ou Complexa
movimento do objeto ao redor de um ou mais eixos.
Exemplo:desenroscar um parafuso ou virar o lápis para usar a borracha


Fonte:Livia Magalhães e Vanessa Barbosa

domingo, 21 de março de 2010

A importância da pré-escola


A importância da pré-escola

Alfabetização a princípio significa o domínio da leitura e da escrita, mas esse domínio é na verdade a conclusão de um longo processo. Para que uma criança seja alfabetizada, é preciso que ela passe antes por uma série de etapas em seu desenvolvimento, tornando-se então preparada para a aquisição da leitura e da escrita. Essas etapas compõem a chamada "fase pré-escolar" ou "período preparatório". O processo de alfabetização, é bastante complexo para a criança, por isso a importância de se respeitar o período preparatório, que dará a criança o suporte necessário para que ela prossiga sem apresentar grandes problemas. Uma criança sem o preparo necessário, pode apresentar durante a alfabetização, dificuldades relacionadas à coordenação motora fina e à orientação espacial, não sabendo por exemplo, segurar o lápis com firmeza, unir as letras enquanto escreve, ou como posicionar a escrita no papel e outras.
No "período preparatório",a criança deve apresentar um bom desenvolvimento motor e dominância lateral definida. Isso significa que ela deve brincar muito, exercitar-se através de jogos e brincadeiras que estimulem as percepções sensoriais (gustativa, olfativa, visual, tátil,vestibular e auditiva). Deve dominar seus movimentos corporais com habilidade e segurança, deve conhecer seu corpo, seus limites, ter postura, equilíbrio, reflexos e raciocínio lógico bem desenvolvidos. Por isso a importância das, brincadeiras de rua, de jogar bola, andar de bicicleta. rolar na grama, brincar com areia, nadar, correr, pular, etc. Isso é o que chamamos de coordenação motora global. O próximo passo, é o desenvolvimento da coordenação motora fina. A criança se desenvolve nesse sentido quando desenha ou pinta com todos os tipos de lápis, pincéis, quando usa tesouras ou quando pinta com os próprios dedos. Quando rasga, amassa ou pica papéis, quando brinca com jogos de encaixar e montar, enfim, são atividades que limitam-se mais ao uso das mãos, associadas ao raciocínio, à percepção sensorial e à concentração. Também são pré-requisitos importantes o desenvolvimento da capacidade de concentração, o desenvolvimento da memória e do raciocínio lógico e abstrato. Estes podem ser aprimorados com brinquedos e programas educativos, músicas, histórias, filmes infantis, livros, conversas informais, e tantas outros recursos. Toda e qualquer atividade estimula o cérebro, e quanto mais estimulado, melhor é o desempenho da criança em todo o processo de aprendizagem.
Muitas pré-escolas se preocupam somente com a alfabetização da criança, mas é muito importante que a pré-escola se preocupe primeiramente com o desenvolvimento do período preparatório, com a estimulação de todos os pré-requisitos que já descrevemos. A escola não deve pular as etapas do desenvolvimento, isso é extremamente prejudicial e trará consequências futuras para a criança, nas áreas pedagógica, emocional ou social. Para ser alfabetizada, uma criança precisa estar madura em todos os sentidos, pois o processo de alfabetização apresenta novas etapas, e a criança deve estar preparada para vencê-las.

Fonte:escrito por Katia Ferreira Lima

quarta-feira, 17 de março de 2010

Seu filho segura direito no lápis?


O segurar de forma correta no lápis é muito importante, principalmente, na Educação Infantil e nas séries iniciais.

Todo e qualquer hábito bom ou ruim a criança vai desenvolver primeiramente na Educação Infantil.

O pegar corretamente no lápis e a preensão correta ao escrever no papel são importantíssimos para um bom desenvolvimento motor que refletirá diretamente na escrita.

Há muitos exercícios como os de empilhar, rasgar, puxar, empurrar, encaixar e tantos outros que favorecem o desenvolvimento destas habilidades motoras.

Também os exercícios de coordenação motora são muito importantes, pois também trabalham a lateralidade e a noção espacial, decisivas para quando a criança começar a usar o caderno. Se ela tiver uma noção espacial bem desenvolvida em conformidade com a lateralidade a criança saberá se posicionar na linha e nas folhas do caderno.

O pegar corretamente no lápis facilita os movimentos da mão no exercício da grafia. Se o lápis não está devidamente posicionado a mão terá que se esforçar para realizar o movimento e com isso a letra sairá feia e a preensão no papel será muito forte.

Se desde a primeira vez que a criança pegar num lápis ela for orientada o sucesso do “saber segurar o lápis” será muito mais eficaz. Se a criança começar pegando erroneamente no lápis, quanto mais tarde ela for corrigida, mas difícil será de desabituar.

Nos casos da criança chegar nos anos iniciais pegando de forma errada, uma boa sugestão é utilizar o lápis triangular ou o triângulo em EVA que é colocado no lápis perto da ponta e é ali que a criança irá segurar.

Para que serve o lápis triangular?
Os lápis de formato triangular possui um formato anatômico que condiciona a criança a segurar o lápis de maneira correta, centrando os três dedos em três pontos de apoio. Essa característica também auxilia os professores como os pais na hora de alfabetizar a criança. Temos duas modalidades do lápis de cor no formato triangular. O Gigante que é ideal para pré-escolares e o triangular normal, pós pré-escolar.


Qual a diferença do lápis Gigante e do lápis triangular normal?
O lápis Gigante têm um diâmetro mais grosso que o normal, por isso ele é recomendado para crianças na fase pré-escolares, quando seus dedos pequenos ainda não tem a segurança e coordenação motora para segurar o lápis que são de grossura menor. Já o triangular normal é adequado para pós pré-escolar, pois com a prática já adquirida podem facilmente segurar corretamente o lápis triangular de diâmetro normal.

Fonte: Escrito por Cybele Meyer

segunda-feira, 15 de março de 2010

Banho de Balde-Técnica relaxamento para as crianças


O Banho de Balde é uma técnica antiga da Holanda.Esse tipo de banho oferece uma oportunidade relaxamento através da água(sensação tátil) e balde(sensação proprioceptivo)toque leve e profundo.
A água morna é relaxante e organizadora permite melhora estado agitação e isônia.
Recomendações:
-balde semi-transparente
-o banho pode ser dado desde do primeiro dia de vida
-pode ser banhado embrulhado com uma fralda(para efeito relaxamento)

Boa dica para sensações táteis e proprioceptivos.Adorei a técnica e o resultado é fantástico!!!!

Fonte:www.g1.globo.com

domingo, 14 de março de 2010

Brincadeiras Educativas


Brincadeiras educativas

Sobre a Iniciação à Matemática e aos Números.

-através das diversas atividades do Jardim, tais como jogos, brinquedos, modelagem, manuseio de pauzinhos,tampinhas, caixas,jogo de bolas etc., a criança vai adquirir conhecimentos matemáticos.

-dar à criança oportunidade para observar tudo que a rodeia, contando, comparando, medindo, etc.

-aproveitar as situações reais, para a iniciação matemática.

-é conveniente ensinar pequenas quadrinhas e canções envolvendo assuntos matemáticos.

-dar conhecimentos numéricos, poderá dar exercícios como contar as rodas do automóvel, da carroça, as pernas da galinha, as patas do cavalo, etc.

-relacionar os números com coisas conhecidas da criança, a fim de auxiliar a formação de idéia geral.

-brincar com pequenos recipientes plásticos com líquidos dentro, ajuda a compreenderem o que vem a ser volume.

-a medida do tempo e do espaço não deve ser esquecida.

Para esses ensinamentos deve ser levada em conta a capacidade da criança.

Fonte:http://sitededicas.uol.com.br/

sábado, 13 de março de 2010

Praxia


Praxia ou planejamento motor é um movimento intencional, organizado, tendo em vista a obtenção de um fim ou de um resultado determinado.

Divide em duas partes:
-Ideação(O que fazer?)
-Execução(Como fazer?)

A praxia é o que garante a ideação, ou seja, a habilidade de imaginar o que fazer com um objeto sem papel definido ou não familiar.

A criança com dificuldade na ideação dá preferência a brinquedos que já têm um papel definido. Por exemplo, gostam muito de bonequinhos personagem, com os quais reproduzem cenas de filmes ou do cotidiano. Também gostam de brinquedos como Legos, que têm um modelo a ser seguido. Dificilmente montam uma brincadeira em que existe substituição de função para os objetos, tal como fazer com que uma latinha seja o telefone ou a boneca seja a mamãe.

Outras crianças são capazes de inventar um “script” para a brincadeira mas são rígidas em relação a execução,fazendo com que seja difícil a interação com os amigos, que podem querer mudar a forma que a estória foi idealizada, trazendo muitos conflitos e fazendo com que a criança tenha poucos amigos. Essas crianças podem preferir ser o “diretor de cena” a ser um participante real da brincadeira , porque vão ter dificuldade na execução do plano. Tendem a ficar muito bravas se alguém sugere uma modificação no enredo porque fica difícil dar continuidade.

Outras ainda, preferem ser coadjuvantes na brincadeira e são capazes de seguir o enredo sugerido por um amigo mas não sabem como iniciar a brincadeira independentemente ou como dar continuidade a uma idéia que alguém apresente.

Algumas crianças com dificuldade de integração sensorial, no grupo que apresenta dificuldade de planejamento motor ou dispraxia.
A criança dispráxica têm dificuldade em planejar o que fazer com um objeto que não tem um papel pré determinado, tal como uma caixa de papelão ou rolo de barbante.

Assim, embora tenham vontade de brincar, essas crianças são incapazes de fazê-lo por um tempo prolongado, de participar em brincadeiras com outros ou ainda de participar de uma variedade de atividades lúdicas.

Essas dificuldades vão se refletir nas atividades acadêmicas ou sociais, fazendo com que seja difícil por exemplo idealizar uma estória para escrever uma composição ou participar com amigos de situações em que seja necesssário ter uma certa flexibilidade. São incapazes de suspender a realidade ou de realmente se divertir em uma atividade lúdica.

Embora a motivação para brincar seja inerente à criança, a habilidade de fazê-lo pressupõe uma série de pré requisitos que nem sempre estão presentes no desenvolvimento da criança; O brincar pode parecer uma atividade fútil, porém é indispensável para o desenvolvimento de habilidades de aprendizagem e de interação social.

Fonte:http://www.blog.toi.med.br/?tag=praxia

domingo, 7 de março de 2010

ATRASOS DO DESENVOLVIMENTO



ATRASOS DO DESENVOLVIMENTO

O que é atraso do desenvolvimento e quais suas implicações?

Definição:O Atraso Global do Desenvolvimento Psicomotor pode ser definido como um atraso significativo em vários domínios do desenvolvimento, nomeadamente ao nível da motricidade fina/grosseira, da linguagem, da cognição, das competências pessoais e sociais, das atividades da vida diária.
Intervenção:
Numa primeira fase, a intervenção deve ser efetuada pelo médico que acompanha a criança, para posteriormente se estabelecer o diagnóstico de um atraso ao nível do desenvolvimento.

Atraso Desenvolvimento-refere-se ao conjunto de dificuldade que a criança apresenta para acompanhar funcionalmente às várias demandas que o ambiente oferece.

Durante o desenvolvimento normal o bebe aprimora suas habilidades através do contato com lugares onde ele experimenta sensações e movimenta seu corpo.Essas experiências vão depender dos estímulos disponíveis e das capacidades motoras e percepto-cognitivas que ele é capaz de utilizar.

Quando o ambiente é favorável, mas a criança não consegue utilizar suas habilidades para explorar esse ambiente, acontece à falha na interação entre o ambiente e as habilidades provocando atrasos importantes no desenvolvimento. Também podem ocorrer os mesmos atrasos, quando a criança tem seu potencial ,mas os estímulos externos não são adequados ou suficientes.

O desenvolvimento normal apresenta etapas que funcionam como preparação para o processo de aprendizagem. Isso acontece porque as experiências vividas durante os primeiros anos do desenvolvimento são armazenadas na memória e depois se transformam em funções importantes relacionadas à postura, percepção, habilidades manuais, pensamento,relações afetivas e sociais.

Sinais e sintomas

•dificuldade para rolar,sentar,engatinhar e ficar de pé (a criança não suporta estas posturas e reage com irritação ou choro)
•incapacidade para segurar e explorar objetos (falta de interesse,pouco tempo envolvido na brincadeira)
•medo excessivo de arriscar
•quedas freqüentes
•dificuldade coordenação motora fina
•Dificuldades para ler e escrever
•dificuldade de aprendizagem