domingo, 22 de fevereiro de 2009

CALIGRAFIA



O grafismo é uma forma de expressão do ser humano. O desenho e a escrita são as manifestações mais usuais. Ambas dependem de uma base física.
O termo caligrafia – como ocorre com várias palavras – possui diversas conotações. No sentido literal significa escrita bonita, boa, perfeita.

O ensino da caligrafia, no contexto escolar, tem dois objetivos: escrever com LEGIBILIDADE e FLUÊNCIA. A legibilidade é uma condição da linguagem escrita-o homem escreve para o outro ler.
A escrita não é uma forma de expressão, é, antes de mais nada, uma forma de comunicação.
O segundo é o critério da fluência. O uso funcional da escrita – a alfabetização funcional – requer que a escrita seja feita num ritmo adequado às exigências da escola e da vida. Na escola há tempo para tudo, inclusive para copiar o que está no quadro, para dar respostas por escrito, fazer redações, testes, fazer anotações em aula, etc. Na vida há os recados, atas, registros, anotações e diversas outras oportunidades em que precisamos escrever “em tempo real”, ou seja, próximos à velocidade da fala.

A fluência para escrever se avalia pela velocidade (palavras por minuto) e legibilidade.A fluência é uma exigência da alfabetização funcional: para escrever de forma funcional, na escola ou nas situações concretas da vida, o indivíduo precisa escrever com uma velocidade compatível com as exigências da situação. E, claro, sempre assegurando a legibilidade e correção ortográfica.

Como atividade motora, a caligrafia pode ser facilitada pelo desenvolvimento de competências motoras grossas e finas ao longo dos anos que precedem a pré-escola. O movimento de pinça (pegar um grão de feijão) é o indicador e o polegar mais próximo de que a criança tem condições de pegar no lápis e usá-lo de forma adequada. Brincadeiras e atividades bem orientadas, a partir de modelagem,colagem,desenho
pintura,etc.

Os pais e educadores infantis ajudam a preparar o aluno para as exigências posteriores da caligrafia. Se desde cedo a criança já aprender a desenhar, garatujar e “escrever” adotando posturas corretas, usando adequadamente o espaço da mesa ou carteira, o papel e o lápis e pincéis, mais facilidade terá para se desenvolver na caligrafia.

O ensino caligrafia normalmente começa por volta dos 4 a 5 anos, por meio de atividades planejadas, mas que são executadas de maneira informal e lúdica. Exercícios que promovem a coordenação viso-motora, lateralidade, controle de movimentos, atenção a detalhes, capacidade de seguir linhas, instruções, enfim, uma série de habilidades fundamentais para preparar o aluno para os aspectos motores da escrita. Esses exercícios, bem como atividades de “escrita espontânea” também preparam a criança para entender a importância e os usos práticos da escrita nas várias situações sociais (escrever o nome, dar título aos trabalhos que faz, nomear os objetos representados, etc.). Nesse período, a maioria das crianças que vive em ambientes letrados também aprende a copiar o formato das letras – pelo menos das letras de forma.

O ensino formal da caligrafia normalmente acompanha o processo de alfabetização. Um bom programa de caligrafia inclui três conjuntos importantes de competências: o espaço gráfico, lateralidade e controle do lápis; o domínio das formas básicas de grafismo (tipos de traço, controle do limite, etc.); o domínio das formas das letras (de forma e depois cursiva).

O domínio da letra cursiva é não tirar o lápis do papel, a escrita se torna mais eficiente, e isso ajuda a desenvolver a fluência. Existem princípios de aquisições motoras grossas e finas para orientar a seqüência adequada para o ensino das letras e suas formas.

12 comentários:

  1. Johanna, amei seu blog. Moro em Brasília, meu filho tem 7 anos e está com uma letra muito ruim, as vezes chega a ser ilegivel. Já comprei livro de caligrafia e não adiantou nada. O que posso fazer para ajuda-lo? Muito obrigada, Illa Maria

    ResponderExcluir
  2. Oi Illa,
    primeiro a postura sentada correta como mesa e cadeira do tamanho da criança apoio dos pés no chão,uma mão estabiliza o papel e a outra mobilidade para escrita com preensão tripude adequada dedo indicador,polegar e dedo médio(pegada do lápis).Se a preensão incorreta, pode utilizar os adaptadores ou engrossadores de lápis.e muitas brincadeiras desenhar,colorir...
    a letra cursiva exige movimentos continuos(não tirar o lápis do papel).o caderno Alibombom tem as referências espaciais através de números para escrita das letras cursivas maiúscula e minúscula.
    beijoos

    ResponderExcluir
  3. Olá Johanna! Sou a profa Graça idealizadora do caderno Alibombom, que nasceu de minha experiência em sala de aula. Sou pedagoga da rede municipal de ensino de Belo Horizonte e fiquei muito feliz ao ler sua indicação do Alibombom para a Illa.Gostaria de lhe enviar 1 kit do Alibombom,mande seu endereço. Um abraço
    cadernoalibombom@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá Graça,já mandei o meu endereço.Quero muito o Kit Alibombom.sempre indico este caderno para os pais dos meus pacientes.ótima idéia!!!

    ResponderExcluir
  5. oi, adorei o seu blog tenho uma filha e ela tem dificuldades na coordenação motora ela já está lendo mais para copiar do quadro ela não consegue acompanhar o ritmo da turma.
    ivanusa RJ

    ResponderExcluir
  6. olá Ivanusa,atenção!
    como sua filha tem dificuldade para acompanhar o ritmo da turma.A sua auto-estima é muito importante para o processo aprendizado.
    Dica:
    Converse com a professora,algumas atividades escolares não tem tanta necessidade de cópia de quadro.Pode utilizar o xerox para algumas atividades.
    abraços
    Johanna

    ResponderExcluir
  7. oi amiga. Gostaria de saber se os trabalhos de cobrir pontos tantos de letras, números ou desenhos ainda é usado e aceito para trabalhar a motricidade fina. bjs Dani
    danirommel@gmail.com

    Muito obrigada

    ResponderExcluir
  8. Sou professora de Educação Física e este ano deparei-me com alunos, do 7.º ano de escolaridade, com grandes dificuldades ao nível da leitura e da escrita. Tenho lido os seus artigos e "bebido" as dicas em relação ao trabalho a realizar. Agora fiquei curiosa com o "Alibombom" como posso adequirir esse caderno, morando em Portugal?

    Continuação de um bom trabalho e desde já muito obrigada.

    ResponderExcluir
  9. Olá Ana,
    em relação a sua dúvida,conheço a professora que inventou este caderno.vou mandar o email dela pra vc.O caderno pautado com numeração para facilitar a organização espacial das letras maiusculas e minusculas cursiva.Ajuda bastante as crianças com dificuldade na escrita letra cursiva.
    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Ana,
    o email da professora do caderno Alibombom
    cadernoalibombom@yahoo.com.br
    procura informações sobre a venda deste caderno em Portugal
    obrigada pelo carinho
    Abraços

    ResponderExcluir
  11. ADOREI O SEU BLOG!!SOU UMA MÃE QUE ESTÁ SOFRENDO JUNTO COM MEU FILHO E JÁ NÃO SEI O QUE FAZER. MEU FILHO TEM 8 ANOS,TEM UM BOM DESEMPENHO NAS ATIVIDADES AVALIATIVAS, MAS SOFRE MTO, PORQUE NÃO CONSEGUE ACOMPANHAR O RITMO DA TURMA PARA COPIAR DO QUADRO E SEMPRE FICA ATRASADO PARA REALIZAR AS ATIVIDADES EM SALA. COM ISSO SUA ESTIMA ESTÁ MTO BAIXA, ELE CHEGA ATÉ CHORAR, PORQUE OS COLEGAS FALAM Q ELE SEMPRE É O ULTIMO. O QUE POSSO FAZER PARA AJUDAR MEU FILHO?
    ABRAÇOS!
    RÚBIA CAMPOS, 12/02/2012

    ResponderExcluir
  12. Navegando pela internet, encontrei sua pagina e resolvi escrever-lhe .Meu filho completou 10 anos, ontem. Está no 5ºano, e a letra dele é péssima, Ano passado , a professora do quarto ano , reclamou comigo e comecei a treinar com ele a caligrafia, treinamos ate novembro, mas não adiantou. Agora, a professora deste ano, me chamou e pediu para treinar letra dele num caderno de caligrafia. Estou fazendo desde ontem, porem ele esta vendo isso como um castigo, eu acho. Falei algumas coisas pra ele se sentir incentivado, mas confesso estar angustiada. Não sei exatamente a técnica para melhorar a letra dele, se iniciar com o alfabeto, com palavras. Ele não fecha direito o "o", "a", não sobe e desce as "t", "d" "j".Não sei se me entende?O que fazer já estou desesperada! Agradeço desde já. Sou belorizontina como vc,minha familia tbem reside em BH.Me ajude se puder. Como é esse kit Alibombom?
    Luciene

    ResponderExcluir