segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Elementos Básicos para Coordenação Motora Fina


- Esquema corporal:
Noções- "O esquema corporal é um elemento básico indispensável para a formação da personalidade da criança. É a representação relativamente global, científica e diferenciada que a criança tem de seu próprio corpo


-A lateralidade:
Noção de dominância lateral - Durante o crescimento, naturalmente se define uma dominância lateral na criança: será mais forte, mais ágil do lado direito ou do lado esquerdo. A lateralidade corresponde a dados neurológicos.


-A estruturação espacial
Noções - É a orientação, a estruturação do mundo exterior referindo-se primeiro ao eu referencial, a criança como ponto de referência, depois a outros objetos ou pessoas em posição estática ou em movimento.

Conhecimento das noções – Para observar esses aspecto pede-se criança para que se situe ou situe objetos em um espaço.
Orientação espacial – Quando a criança domina os diversos termos espaciais (frente, atrás, em cima, embaixo), ensinamos-lhes a orientar-se em um espaço em relação a ela mesma, bem como a objetos e pessoas.
Organização espacial – Organizar é combinar, dispor para funcionar. Durante essa etapa devemos combinar diversas situações e várias orientações. A criança disporá os objetos para ocupar um espaço delimitado, folha, quadro, etc.


-A orientação temporal
Noções – a estruturação temporal é a capacidade de situar-se em função da sucesso dos acontecimentos: antes, depois, durante; da duração do intervalos: uma hora, um minuto, freada, aceleração.
Existem dois tipos de tempo:
- O subjetivo que é aquele criado por nossa própria impressão, varia conforme as pessoas e a atividade do momento (o momento de prazer passa mais depressa do que o momento de aborrecimento).
- O objetivo que é aquele matemático, uma hora dura sempre sessenta minutos, um dia tem vinte e quatro horas.
Tentaremos desenvolver na criança a noção de tempo objetivo a partir de pontos de referência, tais como: hora da refeição, hora do recreio, dia de atividades especiais, etc

Nenhum comentário:

Postar um comentário