terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Exercícios de coordenação motora fina



*Rasgar papel livremente utilizando, de início, papéis que não ofereçam muita resistência ao serem rasgados. • Rasgar papel em pedaços grandes, em tiras, em pedaços pequenos.

*Recortar com tesoura:• Treinar o modo de segurar a tesoura e seu manuseio, cortando o ar, sem papel.• Recortar vários tipos de papel com a tesoura livremente.• Recortar tiras de papel largas e compridas.• Recortar formas geométricas e figuras simples desenhadas em papel dobrado.

*Colar:• Colar recortes em folha de papel, livremente.• Colar recortes em folha de papel, apenas numa área determinada.• Colar recortes sobre apenas uma linha vertical.• Colar recortes sobre apenas uma linha horizontal.• Colar recortes sobre apenas uma linha diagonal.

*Modelar:• Modelar com massa e argila e formas circulares, esféricas, achatadas nos pólos (como tomate), ovais, cônicas (como cenoura), cilíndricas (como pau de vassoura), quadrangulares (como tijolo), etc.

*Perfurar:• Perfurar livremente uma folha de isopor com agulha de tricô ou caneta de ponta fina sem carga.• Perfurar folha de cartolina em seqüência semelhante à proposta para o trabalho com isopor.• Perfurar o contorno de figuras desenhadas em cartolina e procurar recortá-las apenas perfurando.

*Bordar:• Enfiar macarrão e contas em fio de náilon ou de plástico.• De início as contas e o macarrão terão orifícios graúdos e o fio será bem grosso e firme. Numa segunda etapa, o material deverá ter orifícios menores e os fios deverão ser mais finos e flexíveis. • Bordar em talagarça. • Alinhavar em cartões de cartolina.• Pregar botões.

*Manchar e traçar:• Fazer os quatro exercícios seguintes usando inicialmente giz de cera e depois pincel e tinta, lápis de cor e lápis preto.•
Fazer manchas em folha de papel, livremente.•
Fazer manchas dentro de figuras grandes.•
Fazer manchas sobre uma linha.•
Fazer manchas entre linhas paralelas, de início distantes e depois mais próximas.•

Passar andando por dentro de caminhos feitos com cordas estendidas no chão, como pré-requisito para realizar os exercícios que se seguem.• Com caneta hidrográfica passar um traço entre duas linhas paralelas.•
No papel sulfite, entre as linhas paralelas, traçar várias linhas com lápis de cor, cada uma de uma cor (traço do arco-íris).• Traçar linhas sobre desenhos e letras pontilhadas em papel sulfite.

*Pintar:• Pintar áreas delimitadas por formas geométricas e partes de desenhos de objetos.

*Dobrar:• Dobrar folha de papel ao meio, na altura de linhas pontilhadas (horizontais e verticais) marcadas na folha. • Dobrar guardanapos de papel e de pano em retas perpendiculares e diagonais em relação às bordas. • Dobrar papel e montar figuras (cachorro, chapéu, sapo, flor, etc.)


Exercícios Grafomotores:
• Passar o dedo indicador da mão dominante sobre uma reta horizontal traçada pelo educador, com giz, no quadro. Seguir a orientação da esquerda para a direita. • Com o dedo indicador, traçar uma mesma reta no ar, de olhos abertos. Repetir o exercício de olhos fechados. • Passar giz sobre o traço feito pelo educador. Fazer outros traços iguais ao lado.• Pintar o mesmo traço em papel, com pincel grosso e tinta.

24 comentários:

  1. Olá!!!! Nossa adorei seu trabalho, sou fisioterapeuta de uma escola para crianças especiais e vc me ajudou a tirar algumas duvidas de como trabalhar com os alunos, treinando sua coordenação motora e ao mesmo tempo estimulando sua criatividade. Vc está de parabéns seu trabalho é incrével. Danielle AZenha

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  2. Cris:
    Johanna sou Pedagoga de uma escola municipal estou trabalhando com alunos especiais.Um dos meus alunos tem dificuldade com o Desenvolvimento Cognitivo.Essa aluna não consegue desenvolve nenhuma atividade que exigem motricidade fina. Como posso trabalhar a motricidade com ela.Obrigada pela sua atenção
    aguardo sua resposta.

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  3. Olá Cris,
    o aluno tem uma deficiência mental?se sim,depende do grau leve,moderado ou severo?quantos anos?acho muito importante neste caso,trabalhar autonomia nas atividades de vida diária(alimentação,vestuário e higiene).
    Aguardo a sua resposta
    abraços

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  4. Olá
    Meu nome é Yago, tenho 17 e tenho falta de coordenação motora na minha mão direita desde quando nasci,durante 6 anos frequentei a AACD mas quando entrei na escola parei com a fisioterapia. Ha 1mês e meio começei a tocar clarinete, mas devido a falta de coordeñação motora que tenho na mão e não consigo avançar com os meus estudos.
    Quais exercicios que eu poderia estar fazendo para adiquerir locomoção motora na mão direita?

    obg

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  5. Boa noite Johanna,tenho uma filha com 4 anos que tem adnpm.Comprei uma bola de pilates com 75cm de altura.Que tipo de exercicios posso fazer com ela,visto que ela tem um certo desequilivrio ao andar,tipo marcha aberta...Ela anda como se estivesse aprendendo a andar,meio sem equilibrio mesmo,mas ela não cai.Obrigada e adorei o seu blog.
    WAldirene

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  6. Olá Wladirene,tudo bem?
    seja bem-vinda!
    Em relação a sua filha de 4 anos com atraso desenvolvimento,acho muito importante uma avaliação com Fisioterapeuta principalmente que a queixa marcha de base alargada e equilibrio.
    A bola é muito perigoso porque ela não tem estabilidade principalmente no caso da sua filha
    sem equilibrio.Ela pode cair e machucar.Pede uma avaliação Fisioterapeuta.
    Abraços!

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  7. Olá Yago,
    vc tem algum diagnóstico?tem um quadro Hemiplegia do lado direito?tem boa mobilidade de ombro,braço,punho e dedos?fala um pouco sobre o seu caso.tem encurtamentos musculares,hipertonia ou alguma deformidades?
    Desculpa fazer tantas perguntas mas indicação exercicios tem que saber um pouco do seu histórico.
    manda um email johannamelofranco@hotmail.com
    porque vc escolheu tocar clarinete?se tiver muita dificuldade neste instrumento podemos escolher outra atividade para evitar frustações ou baixa auto-estima.
    Aguardo a sua resposta.
    Abraços

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  8. Oi Johanna, tenho um filho de 10 anos que anda na ponta dos pés e tem desvio de coluna do lado esquerdo e diculdade nos movimentos dos dedos das mãos, ele pega grosseiramente os talheres, não consegue firmar os laços dos sapatos e tem escrita ruim. É uma criança hiperativa (TDAH), e tem postura desajeitada. Gostaria de fazer com ele exercícios em casa para melhorar sua coordenação motora. Já fizemos exames de coluna , pernas e pés mas os médicos dizem que não temos com que nos preocupar. Mas me preocupo sim com o seu futuro, pois com o tempo sua auto-estima pode ser prejudicada. Agradeço muito e parabéns pelo blog.
    Abraços

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  9. Ola Johanna, boa tarde
    Tenho um filho de 5 anos, Brandon. Ele tem diagnostico de autismo atipico há 1 ano. Ele faz terapia diaria no Centro de Vivencia Evolução, em SP e a tarde frequenta uma escola normal com trabalha inclusivo. Tem se desenvolvido muito, mas a professora identifica difiduldades na motrocidade fina. Ele conhece todas as letras e numeros e formas, mas tem dificuldade de faze-las no papel, quando saum em formato pequeno. Fazemos exercicio de cortar e amassar papel, alem de preencher pontilhados, preencher vazios, etc. Vc pode por favor me orientar outras atividades que poderiamos desenvolver, inclusive em casa, ele adora fazer atividades, para ajuda-lo nesta epoca de ferias,
    obrigada

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  10. olá,tudo bem?
    manda o seu email para saber algumas informações sobre o seu filho.o meu email johannamelofranco@hotmail.com
    abraços

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  11. Oi Ju,
    em relação ao seu filho,sobre andar nas ponta dos pés e coluna é o profissional de Fisioterapia.Acho importante uma avaliação.
    sobre o diagnóstico TDAH tem acompanhamento com médico?toma algum medicamento?manda o seu email.
    johannamelofranco@hotmail.com
    Abraços
    Johanna

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  12. oi meu neto com 3 dias teve uma crise de hipoglecemia hoje ele esta com 2 anos e ficou sem falar,sem caminhar,sem sentar,e nao pega nada com a mao eu gostaria de saber oque fazer pra ajudar ele a ter todos os movimentos normais ele faz massoterepia fisterapia e come tudo em liquidos toma revotril e depakene em 8-8 horas desde os 3 messes de vida por favor me ajudem desde já agradeço

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  13. Olá Sabrina,tudo bem?
    Em relação a sua dúvida,indico conversar com um profissional especialista na área infantil Neuropediatria,Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional e Fonoaudiologia.Os profissionas são indicados para esclarecimentos das dúvidas movimento,postura,fala e linguagem,alimentação.
    Grande abraço
    Johanna

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  14. Johanna,
    estou encantada com seu blog: é impecável. Como vi outras pessoas postando dúvidas, resolvi arriscar. Tenho um filho de sete anos que está com muito sofrimento na escola. A pré- escola não o preparou suficiente quanto a coordenação motora fina, ou falta-lhe mesmo habilidade...fato é que, apesar de ler e ler com boa fluência (ainda que às vezes, só às vezes, ele queira adivinhar o final de algumas palavras), ele não escreve, digo, ele até sabe escrever mas demora muitíssimo. Sempre é o último da turma e de uns tempos para cá já se recusa a tentar sequer dar início aos trabalhos desiste e permanece na carteira, consoante ao que diz a professora. Já levei em oftalmo em otorrino e está tudo joia. Ai pesquisando exercícios para desenvolver a coordenação achei seu blog e reolvi perguntar: que é o apoio de lápis que está na primeira foto da esquerda para direita, na cor verde, e onde posso comprá-lo? Ele pode ajudar meu menino? Moro no interior do Paraná e agradeceria a informação! Obrigada

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  15. Olá Sandra,
    Muito obrigada pelo seu elogio.
    Em relação ao adaptador de lápis,vc encontra papelarias ou pelo site

    http://www.lojacomoir.com.br/produto-66-jogo_de_adaptador_para_caneta_e_lapis_de_plastico_em_formato_de__bulbo

    www.locardi.com.

    Continua incentivando e estimulando o seu filho.Esta etapa exige bastante escrita com maior agilidade e destreza principalmente cópia de quadro.Respeite o tempo dele!Não deixe auto-estima baixa.Se ele estiver cansado e lentidão para escrita, pode intercalar as atividades escrever e leitura.Pode tentar conversar com a professora ou supervisora.Para evitar desinteresse e desatenção no seu aprendizado.
    Boa sorte!
    Johanna

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  16. OLÁ!
    MEU FILHO TEVE UM TUMOR CEREBRAL(CREBELO) E FICOU COM DIFICULDADES EM SE ORGANIZAR(NOÇÃO ESPACIAL) E
    AGORA ESTA NO PRIMEIRO ANO E ESTÁ COM DIFICULDADES EM ENTENDER AS SÍLABAS.QUE SUGESTOES DE JOGOS OU OUTROS PODE ME PASSAR?
    OBRIGADA BIANCA

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  17. ola sou Maria moro em Poranga no Ceará, trabalho com crianças especiais tem uma criança com 10 anos, não consigo realizar atividades com ela o que faser?

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  18. olha eu tenho uma filha de 2anos e 5 meses, ela não falar e não enterage muitas com as pessoas como posso ajuda ela . obg edja

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  19. Olá
    Gostei muito das tuas atividades, tenho uma aluna que necessita desse tipo de trabalho, já usei algumas ideias e utilizarei mais. Obrigada

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  20. JOHANNA PRIMEIRO GOSTARIA DE PARABENIZALA PELO GESTO DE AMOR E PACIÊNCIA, OXALA CADA UM DE NÓS FIZESSEMOS UM POUQUINHO O MUNDO SERIA MELHOR !!
    TENHO UMA FILHA DE 9ANOS, E ELA TEM PROBLEMAS DE COORDENAÇÃO MOTORA , ELA CAI COM FACILIDADE,E DE UNS MESES PARA CÁ ELA TEM TREMIDO MUITO A MÃO.
    O QUE FAÇO.?
    DEUS TE ABENÇÕE

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  21. BOA TARDE
    TENHO UM FILHO QUE TEVE PARALIZIA CELEBRAL GRAÇAS A DEUS SAO BEMPOUCAS AS DIFICULDADES ELE FAZ T.O NA AACD E PRECISO DE ALGUNS EXERCICIOS PARA GRAFISMO POR FAVOR PODERIA ME DAR ALGUMAS DICAS

    OBRIGADO

    MEU NOME E MARCOS

    MEU EMAIL DEAMAT@IG.COM.BR

    OBRIGADO
    FIQUE COM DEUS

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  22. Olá, tenho um filho de 3 anos que tem algumas dificudades como, concentração, não consegue seguir pontilhados, não preenche toda uma figura que está pintando. Também não consigo que ele brinque com bloquinhos nem com quebra cabeça. Ele tem excelente comunicação verbal e aprende as coisas muito rápido e lembrança ótima, mas não sei o que faço com estas outras dificuldades. Pode nos ajudar.. Obrigada, Letícia e Daniel.

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  23. como saber qual é o grau da deficiencia mental de uma pessoa ?

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