sábado, 21 de fevereiro de 2009

Ler e escrever de mentira


Os pequenos fazem de conta que lêem e escrevem, mas não é hora de treinamento


A partir de 4-5 anos, a criança gosta de desenhar as letras, quer identificá-las nas placas, faz de conta que está lendo. Desde pequeninas elas vão formando uma bagagem, construindo suas hipóteses sobre a leitura e a escrita. Por volta dos 4anos, começam a perceber a função das letras e já distinguem desenho e escrita.

Função social
A atribuição dos pais é criar um ambiente que valorize e facilite o contato com a leitura e a escrita, sempre. A criança deve perceber que a escrita tem uma função social: além de registrar histórias, serve para fazer a lista do supermercado, deixar bilhetes e mandar mensagens pelo computador, compor as notícias dos jornais e das revistas, dar informações em placas, etc. O ambiente favorável é criado com muita leitura por parte dos pais, livros acessíveis e material de escrita à disposição da criança. O que não pode é começar a ensinar metodicamente. A criança constrói suas hipóteses e vai derrubando as que não servem. Isso é construtivismo. Os pais precisam se segurar e não derrubar as hipóteses por ela, mostrando o jeito certo. Isso desestimula e faz com que ela adote a fórmula que já está aprovada. Aí, sim, ela queima etapas. Portanto, nada de correções e exercícios, como dirigir a mão da criança. E não se deve comparar desempenhos.

Sem medo
Assim como alguns pais receiam ensinar pouco à criança, outros evitam até conversas e atividades envolvendo a leitura, por medo de estar estimulando um aprendizado precoce. Se não é aconselhável fazer correções e estimular cópias, também é importante não se omitir. Obrigação de pai e mãe é dar respostas. A leitura de histórias, por exemplo, deve acontecer desde o berço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário