sábado, 21 de março de 2009

Permanência de objeto


Esconde-esconde – Com o “esconde-esconde”, desenvolve-se o aprendizado de causa e efeito, pois o bebê tem que puxar o lenço para descobrir onde está o brinquedo que estava sendo usado por ele.

Permanência de objeto -

O conceito de permanência do objeto (em torno dos sete aos nove meses de idade), isto é, a consciência que os objetos existem mesmo quando a criança não pode vê-los, uma vez que nos primeiros meses de vida só existe para a criança o que ela vê, ou seja, o que se encontra acessível ao seu campo de visão.

Se esconder e aparecer, uma das brincadeiras mais gostosas de se fazer com crianças, suporta o início da diferenciação que o bebê tem de ser separado de você. Quando você esconde a cara para um bebezinho, você realmente desaparece: o bebê cognitivamente interpreta a ausência da sua presença visual como seu desaparecimento. Quando você descobre a cara, reaparece como mágica. Para um bebê, as emoções de surpresa e alegria de estarem reunidos são bem reais nessas brincadeiras

A brincadeira de se esconder ainda irá ter poderes mágicos para as crianças de 18 meses. Sua criança irá cobrir o próprio rosto de forma a não poder mais te ver. O que vai lhe impressionar é a crença da criança de que, se ela não pode ver você, você também não pode vê-la. Embora ela comece a reconhecer sua existência separada de você, ela ainda não será capaz de assumir a perspectiva de outra pessoa.


Brinquedos de Causa e Efeito
esse jogo ensina os princípios de causa e efeito de forma divertida. Para cada botão é necessário um movimento diferente, e faz com que um animal apareça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário