domingo, 8 de março de 2009

PREENSÃO- Adaptações que auxiliam no desenvolvimento funcional




PREENSÃO E HABILIDADES FUNCIONAIS

Antes de chegar a uma preensão adequada para o lápis, a criança deve passar por uma série de experiências sensoriais e motoras que vão possibilitar o desenvolvimento de movimentos funcionais com os membros superiores.

Essas experiências começam na gestação, quando o feto leva a mão à boca e tem seu prosseguimento em outras atividades após o nascimento. Nesse processo é importante o estímulo sensorial dos objetos, o toque, a brincadeira com as duas mãos, a imitação e a colocação da criança em situações que favoreçam o uso de determinada preensão. As brincadeiras de montar, encaixar, empurrar, costurar, rasgar, enrolar, rosquear, atividades de AVDs (alimentação, higiene e vestuário), pinturas (com as mãos ou com instrumentos – pincel, lápis),são alguns exemplos de atividades que auxiliam no desenvolvimento funcional da preensão



O uso de adaptações nas atividades gráficas tem como função favorecer o desempenho da criança. Alguns exemplos: uso de lápis, giz de cera e caneta hidrocor grossa nos trabalhos iniciais e no caso da criança ter dificuldade motora preensão (a caneta tem efeito rápido para a criança se motivar para rabiscar e descobrir a função do traço); uso de lápis tipo de marceneiro ou triangular ou comum com adaptador de borracha (ou qualquer material que engrosse o lápis)que estimule o tripé; uso de lápis 6B no caso de traços muito leves ou com criança com dificuldade visual.

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