domingo, 28 de junho de 2009

FASES DO DESENVOLVIMENTO

FASES DO DESENVOLVIMENTO PSICO-SEXUAL

Segundo Freud é da seguinte forma:
Fase oral(0-18 meses)
Fase anal(18 meses-3 anos e meio)
Fase fálica(3 a 6 anos)
Fase de latência(6-11 anos)
Fase genital(a partir de 11 anos)


A FASE ORAL
(do nascimento até os 18 meses)

A fase oral tem características próprias: vai do nascimento da criança até um ano e meio de idade. Nesse período acontecem algumas coisas importantes na vida da criança e a gente precisa aprender a observar e a lidar com isso.

Mas vamos ver como se dá o desenvolvimento.

O que acontece com as crianças nos primeiros 18 meses de vida? Elas nascem completamente frágeis e em 18 meses estão falando, andando, comendo, correndo... Quer dizer que nesse curto período nós já temos uma história de vida, já vivemos e experimentamos algumas situações que serão determinantes no futuro.

Qual é a coisa mais importante da fase oral? Resposta: é o prazer oral. O ser humano, assim como todos os animais, precisa tirar prazer da vida, senão ele deixa de gostar de viver, se deprime e adoece. E como é que a gente tira prazer da vida? Usando os prazeres que o nosso organismo já tem.

Na fase oral, como o próprio nome diz, o maior prazer da criança é o prazer oral, um prazer que dura a vida toda.

MORDIDAS
É muito comum que nas escolas de educação infantil, mais especificamente nas turmas de maternal, de crianças com aproximadamente dois anos de idade; aconteçam as mordidas. Nessa idade a criança encontra-se na fase oral, do desenvolvimento da personalidade.

A criança tem o seu primeiro contato com o mundo através da boca, pelo seio materno, que lhe proporciona o prazer de saciar sua fome. Em razão dessa relação de prazer, à medida que cresce leva outras coisas à boca, como as mãos e os pés. Aos poucos vai tentando saborear outros objetos e até mesmo as pessoas, na tentativa de conhecer e descobrir melhor o mundo.


A fase oral é dividida em duas etapas, a de sucção e a de mordida. Na fase da mordida “há uma tendência a destruir, morder, triturar o objeto antes de incorporá-lo”. Essa fase é dividida em duas características principais, sendo oral receptiva, quando o sujeito não passa por privações, tornando-se uma pessoa muito generosa e oral agressiva que aparece uma “tendência a odiar e destruir, a ter ciúmes da atenção que outros recebem, a nunca estar satisfeito com o que tem e a desejar que os outros não tenham algumas coisas, mesmo que não as queira para si”. É como se a pessoa quisesse se vingar das frustrações que o período de amamentação lhe causou.

A criança que morde na verdade está procurando uma forma prazerosa de se expressar com o mundo, de se descobrir dentro dele, pois nesta fase a sua libido está centrada na boca.

Através desse contato, aos poucos vai percebendo várias diferenças como doce e salgado, duro e mole. E na escola, ao morder um amigo, descobre novas sensações de prazer, como em ver o susto, a reação, o choro do outro. A partir dessa sensação agradável, volta a fazer repetidamente.

As mordidas acontecem em situações de disputa por brinquedos ou quando entra uma criança nova no grupo, causando emoções como insegurança, medo da perda ou ciúmes do novato, já que a professora está com a atenção mais voltada para o mesmo. Como não consegue administrar seus sentimentos, manifesta o incômodo através da mordida.

Os pais devem ficar atentos à organização do espaço escolar, se neste existem materiais e brinquedos adequados à faixa etária das crianças e se estão em quantidades suficientes para os mesmos. A falta desses materiais, bem como a falta de planejamento e organização de atividades, deixam as crianças ociosas por longos períodos, e podem ser a causa das mordidas constantes.

Um grande problema que temos presenciado comumente entre as famílias, são os pais brincando com os filhos usando a boca, dando pequenas mordidas nos mesmos, fazendo barulhos, etc. Essas atitudes não são erradas, mas podem confundir as crianças, que reportam para outras crianças as mesmas brincadeiras, porém podendo machucá-las, já que ainda não possuem domínio da força da mandíbula. As famílias devem se conscientizar que essas brincadeiras, apesar de trazerem sentimentos positivos, podem causar atitudes de agressividade na criança, que ainda não controla seus impulsos e não sabe distinguir o certo e o errado.

A mordida na escola é uma situação constrangedora para todos os envolvidos. Os pais da criança mordedora sentem-se muito mal, ficam envergonhados, os pais da criança agredida ficam chateados com o machucado do filho e sentem-se culpados por deixarem a criança na escola. Já a escola, por sua vez, tem a difícil tarefa de mediar as relações entre as crianças e seus familiares, a fim de amenizar os sentimentos negativos da situação.

Devem criar situações para estabelecer os limites dentro da mesma, mostrando para os alunos que devem respeitar os amigos, tratá-los bem, com carinho e mostrar que a criança machucada fica triste, que chora por ter sentido dor.

Aos poucos, as crianças vão apreendendo esses conceitos e descobrindo outras formas de sentir prazer.

Fase Anal
(18 meses-3 anos e meio)

Características: Neste período a criança passa a adquirir o controle dos esfíncteres

Tirando as fraldas
Dentro do processo do desenvolvimento infantil, o controle do xixi e cocô é uma etapa importante que vem suceder a fase oral. É chamada de fase anal. Cada momento do desenvolvimento infantil é acompanhado do crescimento, maturação e adequação, seja dos componentes psíquicos, seja dos componentes físicos e orgânicos. A criança deve desenvolver-se harmoniosamente, resolvendo cada etapa para, então, proceder-se o desenvolvimento da etapa seguinte.

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