sábado, 6 de junho de 2009

Noção de Tempo


A compreensão do ontem e amanhã passa a se desenvolver depois dos 5 anos, quando a criança tem noções mais claras de tempo e de espaço (antes e depois, perto e longe) e de lateralidade (direita e esquerda).Até lá, para entender o mundo, a criança se vale da sua rotina de atividades para fazer associações temporais. Quando escurece, por exemplo, é hora de jantar. A noção de tempo e espaço exige pensamento concreto e racional.Antes dos 5 anos, a criança ainda não entende que o ano é dividido por estações ou que existe presente, passado e futuro.

Um processo muito complexo

Ter percepção temporal significa compreender as dimensões do tempo em relação a acontecimentos do passado, presente e futuro. Significa dominar as noções de agora, ontem, hoje, amanhã, antes, depois, noite, dia, novo, velho. Inclui também a habilidade de organizar os fatos de acordo com o momento em que estes forem acontecendo, ou seja, ter consciência da seqüência de ações. E ainda saber classificar os movimentos de acordo com sua velocidade (lentos ou acelerados), a duração do tempo e o ritmo de cada pessoa.
A forma mais eficiente de fazê-la entender é calendário na parede e ir arrancando um por dia ou quadro com fotos da rotina.Assim, você estará ajudando seu filho a compreender como funciona o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário