terça-feira, 1 de setembro de 2009

Contar 1,2,3,


Como surgiu a noção de número.
Quando enfrentamos situações em que queremos saber "quantos", a nossa primeira atitude é contar.
Mas imagine agora se você não soubesse contar, imagine a tua vida sem os números. E veja como seria difícil de vivermos sem usá-los.
Duvida? Então tente responder as seguintes perguntas sem usar os números:
a) Quantos anos você tem ?
b) Qual a data do teu nascimento ?
c) Que horas são?
d) Qual a tua altura ?
e) Quanto custa o pão no teu bairro ?
Conseguiu responder a alguma pergunta? Claro que não, não é ?
Percebeu a importância dos números na nossa vida
Algumas dicas para Aprender os números

Números e Rimas apresenta às crianças os números de 1 a 5 de uma maneira interativa e divertida, incentivando-as a participar e aprender a contar! Esta atividade dinâmica vai encantar seus filhos e prender sua atenção por meio de imagens de brinquedos, fantoches e objetos familiares, além da Música.

Aproveite os momentos de ensino todos os dias. A matemática está a nossa volta. Momentos ideais para ensinar para que aprendam sobre matemática ocorrem durante todo o dia. Os pais podem ajudar da melhor forma possível, ao fazer com que as atividades diárias chamem a atenção da curiosidade e do entusiasmo natural das crianças. Ideias sobre matemática colocadas em evidência durante as rotinas diárias incluem:

• Contar: Use coisas reais para contar toda e qualquer coisa. Quando estiver vestindo o bebê, diga, “Aqui está um sapato para um pé”. “Você tem um nariz e dois olhos”. Esta maneira de contar, ajuda os bebês a aprender os nomes (números) para qualquer coisa que eles já conhecem. As crianças maiores poderão praticar contando um ítem enquanto o colocam dentro de uma caixa de isopor para ovos ou contando os degraus enquanto sobem a escada. Todas as crianças amam contar as rimas das canções, as canções de ninar e aprender através da repetição .

• Selecionar: Peça as crianças para selecionar os objetos de acordo com as suas semelhanças e diferenças. Você poderia pedir a sua criança pequena para pegar a camisa amarela para combinar com as meias amarelas, ou separar as camisas e as meias em duas pilhas. Busque maneiras para selecionar por cor, forma, tamanho, ou outra
Aprender a contar é um primeiro marco importante. Para nós, contar coisas parece simples. Mas aprender a contar não é somente recitar os números é um processo complexo. Pesquisadores sugerem que os pais comecem ajudando as crianças a reconhecer e distinguir entre grupos de uma, duas, três coisas. Aprender o que “um” significa e o que “dois” significa, faz aprender a contar ficar mais fácil.

Bom estímulo
A orientação para os pais é que reajam de forma natural diante do interesse dos filhos: é preciso estimular, mas sem exageros. É importante, por exemplo, chamar a atenção dos pequenos para a presença dos números no dia-a-dia. "Com exemplos concretos". As músicas, os jogos e as brincadeiras envolvendo números também são boa idéia. "Esconda cinco objetos pela sala e diga à criança para encontrá-los". Mas nada de "aulas" obrigatórias. "Se a criança não memorizar rapidamente a ordem dos números, por exemplo, não tem importância. Ela pode não ter necessidade disso no momento e deve ter seu ritmo respeitado. Também não se deve ensinar a escrever os números ainda.A escrita é um processo que vem mais tarde, que exige mais maturidade. Nessa fase, o que o seu filho quer é falar, cantar, visualizar números. E é isso que deve ser oferecido a ele.

Lendo números
Uma forma de atender ao interesse das crianças pelos números é ler com elas livros infantis que tratam do tema. . Um deles é
-Os Dez Amigos, de Ziraldo (Edições Melhoramentos). "Numa série que fala de partes do corpo, o livro que aborda os dedos faz uma associação com a contagem".
-Outra opção é Meus Porquinhos, de Audrey Wood e Don Wood (Ed. Ática). "A história relaciona os números com as mãos e facilita a dramatização".
-Por fim, Um Amor de Confusão, de Dulce Rangel (Ed. Moderna), conta sobre uma galinha que encontra, um a um, dez ovos estranhos e depois precisa alimentar esses filhotes.

A matemática da música
Música é muito bom para aprender matemática, leitura e escrita.

Ouvir música é muito bom. Ter aulas sobre os sons nessa idade é melhor ainda. Além de distrair e divertir, a música também ensina – matemática, leitura e escrita. Descobrir as letras e os números e desvendá-los fascina as crianças. As notas musicais despertam, por exemplo, para a idéia de proporção, fazendo a criança notar se um som é curto ou longo. Música é matemática pura, desde a divisão das notas até o ritmo, a melodia, o compasso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário