domingo, 18 de outubro de 2009

PREENSÃO E HABILIDADES FUNCIONAIS


PREENSÃO E HABILIDADES FUNCIONAIS

Antes de chegar a uma preensão adequada para o lápis, a criança deve passar por uma série de experiências sensoriais e motoras que vão possibilitar o desenvolvimento de movimentos funcionais com os membros superiores.

Essas experiências começam na gestação, quando o feto leva a mão à boca e tem seu prosseguimento em outras atividades após o nascimento. Nesse processo é importante o estímulo sensorial dos objetos, o toque, a brincadeira com as duas mãos, a imitação e a colocação da criança em situações que favoreçam o uso de determinada preensão. As brincadeiras de montar/desmontar, encaixar,empilhar, empurrar,puxar,carregar, rasgar, enrolar, atividades de vida diária (alimentação- usar os talheres,segurar a mamadeira ou copo;vestuário- tirar a meia,sapato,blusa e calça e depois vestir,manusear fechos como botões,ziper,etc;higiene- lavar as partes do corpo,escovar os dentes) são alguns exemplos de atividades que auxiliam no desenvolvimento funcional da preensão.

O uso de adaptações nas atividades gráficas tem como função favorecer o desempenho da criança. Alguns exemplos: uso de lápis, giz de cera e caneta hidrocor grossa nos trabalhos iniciais e no caso da criança ter maior dificuldade motora (a caneta tem efeito rápido para a criança se motivar para rabiscar e descobrir a função do traço); uso de lápis tipo de marceneiro ou triangular ou comum com adaptador de borracha (ou qualquer material que engrosse o lápis)que estimule o tripé; uso de lápis 6B no caso de traços muito leves.

9 comentários:

  1. Olá, onde posso encontrar essas borrachas para auxílio na escrita? Obrigada, Renata (reredrei@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  2. mandei alguns sites para o seu email
    abraços
    Johanna

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Gostaria de adquirir as borrachas para auxilio na escrita.Obrigada. (evepaiva@ig.com.br)

    ResponderExcluir
  4. Olá Evelise,
    vc encontra na leitura ou papelaria de informática
    abraços

    ResponderExcluir
  5. Olá Johanna!!! Meu nome é GRasielle e eu gostaria de saber onde eu encontro a adaptação que está aparecendo nessa página (the wrinting C.L.A.W.).
    Obrigada!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Oi.. gostaria de adquiri essas borrachas.. não encontrei na minha cidade..
    vc pode me mandar algum site ?
    obrigada

    ResponderExcluir
  7. Olá Joana! Sou fisioterapeuta e estou MARAVILHADA com o seu blog! Peguei várias sugestões de exrecicios para fortalecimento da preensão e melhora da coordenação motora. Muita obrigada por dividir e disponibilizar a sua experiência conosco. PARABÉNS! Abraço - Nayara Rinco

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Gostaria de comprar este adaptador para escrita.
    Por favor, pderia me indicar onde posso comprar? Sou de São Paulo.
    Obrigada. ( ma.vfernandes@gmail.com)

    Martha

    ResponderExcluir
  9. Manda para o meu e-mail o site de onde posso comprar adaptadores para escrita e outros. bjo (krikaarc@hotmail.com)

    ResponderExcluir