sábado, 30 de janeiro de 2010

COORDENAÇÃO MOTORA GROSSA E FINA


A coordenação motora da criança é estimulada desde cedo, mesmo que involuntariamente, ou seja mesmo que os pais não tenham esta consciência. Através de movimentos com as mãozinhas para pegar objetos, depois os primeiros passinhos, o rastejar no tapete, tudo isso engloba o desenvolvimento da coordenação motora.
Já em fase pré-escolar a coordenação é ‘treinada’ em atividades especificas para a idade, como exercicios motores de desenhos, simbolos, etc.
Para compreender melhor o significado da coordenação motora veja abaixo uma explicação mais detalhada:

Coordenação motora é a capacidade de coordenação de movimentos decorrente da integração entre comando central (cérebro) e unidades motoras dos músculos e articulações.

Classifica-se a coordenação motora em dois grupos.

- Coordenação motora grossa
Este tipo de coordenação permite a criança dominar o corpo no espaço, controlando os movimentos mais rudes.
Ex: andar,correr,saltitar,pular,subir/descer escadas,rastejar, etc.


- Coordenação motora fina
É a capacidade de usar de forma eficiente e precisa os pequenos músculos, produzindo assim movimentos delicados e específicos. Este tipo de coordenação permite dominar o ambiente, propriciando manuseio dos objetos. Ex:escrever,pintar,desenhar,recortar,encaixar,
montar/desmontar,empilhar,costurar,abotoar/desabotoar e digitar

19 comentários:

  1. OLa :)
    Curioso na minha sala haver crianças já com o movimento de pinça (motricidade fina) adquirido apenas com 14 meses e haver outros com quase 24 meses que ainda não expressão esse movimento.

    Te desafio também a publicar algo assim para o tema do desenvolvimento da linguagem.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. olá Lulu,
    o movimento pinça fina indicador e polegar inicia por volta 10 meses.Exemplo:pegar farelo do biscoito,um grão de feijão ou objetos pequeninhos leva á boca.é importante estimular as crianças 24 meses para evitar atraso aquisições motoras finas.
    Em relação desenvolvimento da linguagem está na área da Fonoaudiologia.mas achei uma ótima idéia.
    vou pedir ajuda uma Fono sobre uma postagem.
    abraços

    Obs:criança com atrasos nas aquisições motoras finas devem ser encaminhadas para uma avaliação de Terapeuta Ocupacional

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, estou iniciando no curso de Ed. Infantil,e achei muito útil a matéria.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela matéria,

    Se você puder gostaria que me indicasse exercícios ou mesmo livros para poder melhorar a coordenação das crianças eté os 05 anos de idade.

    Abner Carvalho

    ResponderExcluir
  5. Olá
    estou fazendo curso de formação de professores e estou precisando de fazer um trabalho de aonde tenho que desenvolver brincadeiras com coordenação motora fina e grossa.com a faixa etária de 06 anos

    JANAINA

    ResponderExcluir
  6. Olá Janaina,
    manda o seu email para indicar algumas sugestões de atividades para esta faixa etária.
    o meu johannamelofranco@hotmail.com
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. MARILENE CORREIA ...
    SOU PROFESSORA DA EDUCAÇÃO INFANTIL, ESSE TEXTO ME AJUDA A ENTENDER MAIS COMO TRABALHAR COM MEUS PEQUENOS,MUITO OBRIGADA...GOSTARIA DE MAIS INFORMAÇOES DE COMO IREI EFETUAR MAIS TRABALHOS NA MINHA AREA.

    ResponderExcluir
  8. Olá Marilene,
    podemos trocar informações por email.o meu email
    johannamelofranco@hotmail.com.
    Um grande prazer,adoro trocar idéias com as professoras Ed.Infantil porque tem alguns aspectos como motricidade,lateralidade,tonicidade são fatores importantes para o desenvolvimento infantil.
    Aguardo o seu email.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  9. Parabéns, gostei muito da matéria. Estou no início da carreira como psicopedagoga e trabalho com crianças onde o seu desenvolvimento intelectual não acompaqnha s idade cronológica. Se vc puder me dar umas dicas de como trabalhar a atenção dessas crianças,te agradecerei bastante, pois está muito difícil.
    Graça. Em 24/03/2011

    ResponderExcluir
  10. Olá !!! Tudo bem ??? Adoro o seu site !!! Muito bom !!! Gostaria de saber se você tem alguma avaliação padronizada de coordenação motora fina para crianças ??? Obrigada

    ResponderExcluir
  11. oie!achei o site por acaso, meu filho tem 09 anos e sempre teve muita dificuldade escolar, não sabe amarrar os sapatos e fazer pequenas atividades manuais então em 2007 procurei um neuro que me encaminhou para TO com coordenação motora fina , não tinha ideia do que fazer, foi passando o tempo e hj trabalho numa instituição que ajudam varias crianças com a mesma dificuldade, peguei algumas dicas como pedir para ele picotar papel com as mãos e tesoura, ficou + ou - 30min. e foi dormir reclamendo de dor nos dedos então fiquei com uma dúvida tem alguma sequencia para seguir nos exercícios?

    ResponderExcluir
  12. Olá !!! Tudo bem ??? Adoro o seu site , muiito boom tirei quase todas as minha duvidas

    ResponderExcluir
  13. TENHO UM ALUNO QUE TEM CANCÊR NO CELEBRO. E O NIVEL DE APRENDIZAGEM DELE É MUITO RESTRITO. PRECISA DA MINHA INTERFERÊNCIA O TEMPO TODO. AS VEZES PRECISO SEGURAR NA SU AMÃO PARA FAZER AS ATIVIDADES POIS A COORDENAÇÃO É RUIM. COMO POSSO TRABALHAR A COORDENAÇÃO?

    ResponderExcluir
  14. Que bom te encontrar estou montando um trabalho e seu blg me ajudou muito, obrigada por compartilhar essa aprendizagem tão maravilhosa...bjs e um ótimo final de semana.

    ResponderExcluir
  15. oi meu ....
    Parabéns pela matéria,eu a 3 semanas descobri q meu filho de 4 anos tem dificuldade motora fina.Primeiro a pedagoga da escola me disse q via nela um sofrimento para fazer as coisas mais simples..como escrever o nome dele(ele já sabe),montar,pitar e q os outros alunos era muito mais adiantados q ele.
    Embora ele seja inteligente demais,ele viu alguma coisa indo mal,levei ao medico e se confirmou mesmo.
    agora ele vai fazer um tratamento junto com a psicopedagoga.Os médicos me disseram q pode ser pq ele nasceu com 35 semanas prematuro..o q vc acha?pode ser mesmo por isso?quais as consequencias mais tarde q isso pode trazer pra vida dele?
    Muito obrigada ...bjss

    ResponderExcluir
  16. Gostaria de saber se nadar é coordenaçao grossa ou fina ?
    Aguardo respostas...

    ResponderExcluir
  17. Estou com uma aluna em sala de aula Maternal, elatem dois anos e meio, com Paralisia Infantil , elanao senta ,nao levanta nao deita sozinha, ela pega objetos somente com auxilio. Peco teu auxilio para exercer tarefas , atividade ludica e registro em folha para fazer com ela juntamente com os alunos da sala.Meu email oliveiracava@gmail.com Obrigado.

    ResponderExcluir
  18. Olá, sou mãe e gostaria de tirar uma dúvida, meu filho de 5 anos tem escrita firma, consegue preencher os desenhos quase sem estravazar os limites, mas a professora diz que ele tem dificuldade na tesoura e que isso pode ser algum problema na coordenação motora fina, ela mesmo que afirmou que a escrita dele é firme e precisa, inclusive afirmou "com personalidade"

    ResponderExcluir
  19. Muito bom seu post, me ajudou a tirar umas dúvidas

    ResponderExcluir