sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

O bebê e o espelho: ele se reconhece?


A maioria dos bebês se identifica no espelho a partir do décimo mês mas é normal e esperado que a criança descubra isso até os 18 meses.

A imagem corporal do bebê amadurece aos poucos na medida em que ele experimenta o toque, a exploração do espaço, a manipulação e contato com objetos. A idéia de separação de seu corpo de outros corpos e objetos se dá gradativamente. A percepção da existência do corpo próprio, individual, se dá por volta dos 18 meses. A grande importância da fase do espelho, quando a criança vê sua imagem projetada no espelho. Até então, a imagem de seu corpo encontra-se incompleta, fragmentada. A imagem do todo acontece quando ela se vê no espelho. Ela passa então da imagem do corpo fragmentado à compreensão da unidade de seu corpo como um todo organizado

Entre o segundo e o terceiro mês, o bebê sorri para qualquer rosto, inclusive o seu refletido no espelho. Não é que ele se reconheça. Antes dessa descoberta, explora o espelho como qualquer outro brinquedo. Diverte-se com o reflexo que vê: o de outra criança.

Depois do quinto mês é capaz de identificar os pais no espelho. Olha para a imagem e para quem estiver a seu lado, confirmando a informação. Aproveite e brinque de cadê-achou.Essa brincadeira auxilia a criança a perceber, mais adiante, que a mãe não faz parte dela.

Quando começa a engatinhar(9 meses), o desafio do bebê diante do espelho é entender como aquela imagem, que ainda não reconhece como sua, está lá. Intrigadíssimo, faz investigações atrás do objeto.

10 comentários:

  1. Olá Johanna,
    Parabéns pela iniciativa e pelo belíssimo blog. Gostaria de sugerir apenas que ao final das postagens você colocasse as referências até para ajudar e nortear quem deseja aprofundar o assunto.
    Abraços,

    Mônica Saravalli
    Terapeuta Ocupacional

    m.saravalli@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá Mônica,
    Muito obrigada pela sugestão nas próximas postagens vou colocar as referências.

    Abraços
    Johanna

    ResponderExcluir
  3. Olá querida!
    Parabéns pelo trabalho!
    Sou caloura de T.O. da UFPR e tenho uma filha de 2 anos. Quanto mais conheço essa profissão mais me apaixono e admiro quem fez essa escolha muito antes que eu.
    Esse blog é lindo e interesantíssimo, pode ter certeza que faraparte de muitas pesquisas para meu aprendizado.
    Sucesso e saúde à nossas crianças!!!

    ResponderExcluir
  4. olá Isabela,
    seja bem-vinda!!!
    obrigada pelo carinho!!!
    beijos
    Johanna

    ResponderExcluir
  5. Ola meu filho tem 7 meses e ainda senta com apoio,o pediatra disse que ele esta com atraso! Ele nasceu com baixo peso pq tive 3 miomas, mas é saudável, quais exercicios posso fazer para estimulá-lo? Já o coloco no chao com brinquedos, sobre a minha perna na posição de cavalo para ganhar equilibrio, mas ele as vezes ainda tomba e se sentado as vezes ainda cai...o pediatra me indicou T.O, mas na minha cidade não tem! Quais exercicios posso fazer para tirar esse atraso?

    ResponderExcluir
  6. Olá Cacau,
    manda o seu email para algumas sugestões e tb trocar algumas informações sobre o seu filho.
    o meu johannamelofranco@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. accalderaro@hotmail.com Por favor me ajude!!

    ResponderExcluir
  8. Olá Cacau,
    já enviei um email pra vc.Fiz algumas perguntas sobre o desenvolvimento do seu filho e tb porque a pediatra indicou a TO?ele apresenta outras dificuldades mudança de posturas,explora e interage com outras crianças ou adultos e brinquedos??faz contato visual?

    ResponderExcluir
  9. Oi Johanna, td bem? O seu blog é mto bom e gostaria de pedir uma ajuda. Estou juntando material para elaborar meu projeto de mestrado na área de desenvolvimento infantil...bebe até 5 anos...vc tem algum material sobre intervenções de TO nessa faixa?Ou algo do tipo....algo que fale da TO nesse contexto?? Obrigada

    ResponderExcluir
  10. oi meu nome è jucelia tenho uma filha de um 2 anos e10 meses ela tem acc ela não usa as mãos se dar um objeto mais ela não busca ela fas fisio mais tem algum exercicio que eu posa fazer em casa? se puder me ajudar agradeço.

    ResponderExcluir