terça-feira, 19 de janeiro de 2010

O que é Tecnologia Assistiva?


Tecnologia Assistiva é um termo ainda novo, utilizado para identificar todo o arsenal de Recursos e Serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e conseqüentemente promover Vida Independente e Inclusão.

Recursos
Podem variar de uma simples bengala a um complexo sistema computadorizado. Estão incluídos brinquedos e roupas adaptadas, computadores, softwares e hardwares especiais, que contemplam questões de acessibilidade, dispositivos para adequação da postura sentada, recursos para mobilidade manual e elétrica, equipamentos de comunicação alternativa, chaves e acionadores especiais, aparelhos de escuta assistida, auxílios visuais, materiais protéticos e milhares de outros itens confeccionados ou disponíveis comercialmente

Serviços
São aqueles prestados profissionalmente à pessoa com deficiência visando selecionar, obter ou usar um instrumento de tecnologia assistiva. Como exemplo, podemos citar avaliações, experimentação e treinamento de novos equipamentos.
Os serviços de Tecnologia assistiva são normalmente transdisciplinares envolvendo profissionais de diversas áreas, tais como Fisioterapia,Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia,Educação,Enfermagem,Medicina,Engenharia e Arquitetura.



Objetivos da Tecnologia Assistiva

Proporcionar à pessoa com deficiência maior independência, qualidade de vida e inclusão social, através da ampliação de sua comunicação, mobilidade, controle de seu ambiente, habilidades de seu aprendizado, trabalho e integração com a família, amigos e sociedade.

Fonte:www.assistiva.com.br

2 comentários:

  1. Tenho uma irmã com 17 anos, desde os 12 ela está na cadeira de roda, pois ela tem ataxia cerebelar e afeta bastante o lado direito dela, principalmente a mão, o que atrapalhar escrever, comer, e tudo o que depende da mão direita! Gostaria que você me desse alguma ajuda nesse caso. Desde já agradeço!
    Dulcinéia/ Vila Velha-ES!
    Ah, não esquecendo parabéns pelo Blog! Adorei
    tem bastante coisa interessante!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Dulcinéia,
    a ataxia cerebral significa incoordenação motora,
    déficit equilibrio e alguns casos presença tremores.As atividades citadas como escrever e comer exigem coordenação motora ,mas algumas adaptações podem auxiliar nestas habilidades funcionais.Neste caso, sua irmã precisa da ajuda de um profissional(Terapeuta Ocupacional e Fonoaudiologa)para avaliar e indicar a melhor adaptação.
    Abraços
    Johanna

    ResponderExcluir