domingo, 21 de fevereiro de 2010

Integração Sensorial


O mundo que nos cerca é repleto de informações que chegam até nós por meio de nossos sistemas sensoriais (auditivo, tátil, visual, de movimento, de posição do corpo). Estas informações, que chegam primeiro a nossas estruturas receptoras de sensação, são conduzidas ao sistema nervoso central para serem organizadas e para que possamos dar alguma resposta sobre a informação recebida. O processo de organização das informações recebidas do próprio corpo e do ambiente, para produzir uma resposta adequada a cada situação, é chamado de Integração Sensorial. A Integração Sensorial é importante para a aprendizagem e para a organização de nosso comportamento.

Sistemas Sensoriais:

Em geral, conhecemos a visão, audição, gustação e olfato, mas outros sistemas relacionados à sensação corporal e ao controle do movimento também são importantes:

Sistema Tátil

O sistema tátil nos informa sobre aquilo que está em contato com nossa pele. Podemos assim perceber se algo está quente ou frio (sensação da temperatura), se é áspero ou macio (sensação da textura), ou ainda podemos reconhecer um objeto no escuro, somente pelo toque (estereognosia) ou mesmo podemos manejar um objeto, como um lápis, na mão. A sensação tátil também auxilia em nossa proteção, informando-nos sobre o perigo para que possamos reagir e nos afastar.

Sistema Vestibular

Este sistema fica localizado na parte mais interna de nosso ouvido, e é capaz de informar sobre as mudanças de posição da cabeça e do corpo. Esse sistema também é importante pelo nosso tônus muscular, pela coordenação dos dois lados do corpo e por mantermos a cabeça em posição ereta contra a gravidade. De modo automático, o sistema vestibular coordena os movimentos de nossos olhos, cabeça e corpo. É importante para nosso equilíbrio, pela coordenação olho-mão e pela coordenação bilateral (dos sois lados do corpo). Assim, podemos andar, nos manter sentados, jogar bola e até copiar no caderno um texto do quadro.

Sistema Proprioceptivo

O sentido da propriocepção nos informa sobre a posição do corpo no espaço. Os receptores deste sentido estão em nossos músculos, articulações e tendões, sendo muito importantes para o planejamento dos movimentos. Assim, podemos escrever um texto numa folha de papel sem termos que ficar olhando cada ação de nossa mão, ou ainda pentearmos os cabelos, sem precisar de um espelho.

Uma boa organização de nossos sistemas sensoriais nos possibilita adquirir habilidades para concentrar, aprender os conteúdos acadêmicos, pensar de modo abstrato, além de contribuírem para nossa auto-estima, autoconfiança e autocontrole.

Sinais de Transtorno da Integração Sensorial

Uma criança com transtornos de integração sensorial, em geral, apresenta mais de um dos seguintes sinais:

-Pouca ou muita sensibilidade ao toque, ao movimento, a estímulos visuais e auditivos;
-Medo excessivo de altura, de movimento e de brinquedos de parque;
-Criança excessivamente ativa ou muito lenta, que se cansa facilmente;
-Atraso na fala e linguagem;
-Pobre coordenação motora e equilíbrio;
-Problemas na escrita;
-Dificuldades em planejar movimentos e seqüenciar tarefas;
-Comportamento impulsivo ou disperso;
-Dificuldade para brincar e fazer amigos;
-Perde o controle emocional facilmente, chorando com freqüência;
-Criança desmotivada, com baixa-estima e que evita novas atividades e desafios.

Fonte:http://www.eef.ufmg.br/neiddi/integracaosensorial.htm

11 comentários:

  1. Olá Johanna!

    Mais uma vez um tema bastante pertinente a ser abordado!
    Cada vez mais as dietas sensoriais estão a ser usadas, sendo necessária a divulgação de informação acerca da integraçao sensorial.

    ResponderExcluir
  2. EU SOU TERAPEUTA OCUPACIONAL E GOSTARIA DE RECEBER MATERIAIS SOBRE ESTE ASSUNTO, POIS ATENDO CRIANÇAS COM ESTAS LIMITAÇOES. DESDE JÁ AGRADEÇO.

    mail: laurasouza06@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Cara Johanna,

    Parabéns pelo blog!!!
    Como colega de profissão e área de interesse, só tenho elogios a tecer - temáticas pertinentes traduzidas em textos objetivos e bem fundamentos!!!

    Sucesso!

    Beatriz Galvão - emaildabia@ymail.com

    ResponderExcluir
  4. Olá Tacy,Beatriz e Laura
    obrigada pelos elogios ao Blog.
    mais informações sobre abordagem I.S nos sites

    www.artevidade.com.br/artevidade/index.html

    http://www.toi.med.br/t2.htm

    Abraços
    Johanna

    ResponderExcluir
  5. Drªfico feliz de ter sua visita em meu espaço.Se tiver algo do assunto pode me passar que postarei dando creditos a vc.Meu prazer é saber que minhas horas de busca estão tendo utilidade.Servindo ao próximo.

    ResponderExcluir
  6. Tb gostaria de saber onde compro os materiais de integração sensorial ou se posso fazer algumas adaptações para atender meus pacientes

    ResponderExcluir
  7. Olá Luana,
    indico este site
    http://www.standart.com.br/
    Abraços
    Johanna

    ResponderExcluir
  8. Olá, Johanna. Tudo bem?
    Gostaria de saber se há um valor estimado para um kit básico de integração sensorial?
    Obrigada
    Joana

    ResponderExcluir
  9. Olá Johanna, meu nome é Eloisa e tenho um filho de 3 anos, diagnosticado recentemente com autismo de grau leve-moderado. Encontrei hoje e adorei o seu blog! Com certeza vou visitá-lo com frequencia. Obrigada por compartilhar informações que são tão importantes para pais e profissionais. Abraços!

    ResponderExcluir
  10. olá. Sou terapeuta ocupacional e gostaria de apontar que ainda não é possivel ser especialista em TIS... Tambem tenho a formação e gostaria muito de ter este título, mas ainda não é possível.
    Att,
    Andrea

    ResponderExcluir
  11. Olá Joana sou mãe de uma criança com autismo e quero colocar no quarto materiais suspensos9 balança, rede, prancha) sabe como posso colocar no teto -tem algum material especifico- como é feito para que tenha segurança.


    Abraços Flávia

    ResponderExcluir