domingo, 7 de março de 2010

ATRASOS DO DESENVOLVIMENTO



ATRASOS DO DESENVOLVIMENTO

O que é atraso do desenvolvimento e quais suas implicações?

Definição:O Atraso Global do Desenvolvimento Psicomotor pode ser definido como um atraso significativo em vários domínios do desenvolvimento, nomeadamente ao nível da motricidade fina/grosseira, da linguagem, da cognição, das competências pessoais e sociais, das atividades da vida diária.
Intervenção:
Numa primeira fase, a intervenção deve ser efetuada pelo médico que acompanha a criança, para posteriormente se estabelecer o diagnóstico de um atraso ao nível do desenvolvimento.

Atraso Desenvolvimento-refere-se ao conjunto de dificuldade que a criança apresenta para acompanhar funcionalmente às várias demandas que o ambiente oferece.

Durante o desenvolvimento normal o bebe aprimora suas habilidades através do contato com lugares onde ele experimenta sensações e movimenta seu corpo.Essas experiências vão depender dos estímulos disponíveis e das capacidades motoras e percepto-cognitivas que ele é capaz de utilizar.

Quando o ambiente é favorável, mas a criança não consegue utilizar suas habilidades para explorar esse ambiente, acontece à falha na interação entre o ambiente e as habilidades provocando atrasos importantes no desenvolvimento. Também podem ocorrer os mesmos atrasos, quando a criança tem seu potencial ,mas os estímulos externos não são adequados ou suficientes.

O desenvolvimento normal apresenta etapas que funcionam como preparação para o processo de aprendizagem. Isso acontece porque as experiências vividas durante os primeiros anos do desenvolvimento são armazenadas na memória e depois se transformam em funções importantes relacionadas à postura, percepção, habilidades manuais, pensamento,relações afetivas e sociais.

Sinais e sintomas

•dificuldade para rolar,sentar,engatinhar e ficar de pé (a criança não suporta estas posturas e reage com irritação ou choro)
•incapacidade para segurar e explorar objetos (falta de interesse,pouco tempo envolvido na brincadeira)
•medo excessivo de arriscar
•quedas freqüentes
•dificuldade coordenação motora fina
•Dificuldades para ler e escrever
•dificuldade de aprendizagem

5 comentários:

  1. Olá! Sou pai de uma criança com atraso no desenvolvimento motor proveniente do diagnóstico de vários nódulos na região cerebral. Ela tem 02 anos e já anda; sobe em móveis e costuma muito colocar objetos na boca pra morder; ainda não fala, mas emite sons parecendo expressar suas emoções. Bom, gostaria de saber se você poderia me fornecer (ou indicar um site)uma lista com atividades, que possa ser desenvolvido em casa mesmo, que estimule a evolução motora e perceptível dela?

    Agradeço de coração! Aguardo retorno.

    Valdo Campos

    ResponderExcluir
  2. o atraso no desenvolvimento tem diferentes patologias
    hoje os pais viram quase mestres em diagnosticar o filho, pois os psicólogos, neuropediatras, pedagogos, psicopedagogos, neuropsicólogos , parecem ficar com medo de diagnosticar a criança
    lendo , descobri que sou pai de criança com síndrome de Asperger
    os profissionais simplesmente tratavam-no como Transtorno do Espectro Autista , sem falarem p/os pais , o nível de dificuldade em que a criança se enquadrava.
    cabe aos pais , visitarem 10 , 15 profissionais, escutar todos
    pai e mãe , debatem , decidem o que é melhor ao filho, desde estímulos a remédios.

    todos os profissionais divergem e às vezes acertam no tratamento.
    fique de olho no que é melhor ao seu filho

    muito pitaqueiro de plantão se entrometerá na vida de seu filho e de sua família.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde
    Sou professora de educação infantil e trabalho com uma criança que tem atraso motor devido ser cardiopata. ELE TEM 4 ANOS E APENAS UM ANO ANDA, FALA COM MUITA DIFICULDADE E NÃO TEM CONTROLE FISIOLÓGICO. PRECISO MUITO DE SUGESTÕES DE ATIVIDADE QUE POSSA AUXILIAR NESSES ASPECTOS.SE PUDER ME AJUDAR FICAREI AGRADECIDA.MEU E-MAIL É elizainemaia@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Tenho um filho de 4 anos, quando bebe, ele teve atraso para virar, sentar e andar. Agora no fim do ano passado, foi que ele começou a falar com mais facilidade, mais ainda percebo que não está normal, ele fala alguma palavras erradas, não consegue formar frases completas e a maioria das vezes repete varias vezes a mesma palavra e não consegue falar o que queria. Conhece as letras e os números, mais não consegue aprender a ordem deles.
    Quero saber se existe possibilidade de ele ter esse atraso global na linguagem, e se sim, como devo procurar um tratamento, e o que eu posso fazer para estimular ele em casa?
    Por Favor, preciso de uma opinião profissional.
    Meu email é: nandah-campos9@hotmail.com

    obrigado!

    ResponderExcluir