quarta-feira, 17 de março de 2010

Seu filho segura direito no lápis?


O segurar de forma correta no lápis é muito importante, principalmente, na Educação Infantil e nas séries iniciais.

Todo e qualquer hábito bom ou ruim a criança vai desenvolver primeiramente na Educação Infantil.

O pegar corretamente no lápis e a preensão correta ao escrever no papel são importantíssimos para um bom desenvolvimento motor que refletirá diretamente na escrita.

Há muitos exercícios como os de empilhar, rasgar, puxar, empurrar, encaixar e tantos outros que favorecem o desenvolvimento destas habilidades motoras.

Também os exercícios de coordenação motora são muito importantes, pois também trabalham a lateralidade e a noção espacial, decisivas para quando a criança começar a usar o caderno. Se ela tiver uma noção espacial bem desenvolvida em conformidade com a lateralidade a criança saberá se posicionar na linha e nas folhas do caderno.

O pegar corretamente no lápis facilita os movimentos da mão no exercício da grafia. Se o lápis não está devidamente posicionado a mão terá que se esforçar para realizar o movimento e com isso a letra sairá feia e a preensão no papel será muito forte.

Se desde a primeira vez que a criança pegar num lápis ela for orientada o sucesso do “saber segurar o lápis” será muito mais eficaz. Se a criança começar pegando erroneamente no lápis, quanto mais tarde ela for corrigida, mas difícil será de desabituar.

Nos casos da criança chegar nos anos iniciais pegando de forma errada, uma boa sugestão é utilizar o lápis triangular ou o triângulo em EVA que é colocado no lápis perto da ponta e é ali que a criança irá segurar.

Para que serve o lápis triangular?
Os lápis de formato triangular possui um formato anatômico que condiciona a criança a segurar o lápis de maneira correta, centrando os três dedos em três pontos de apoio. Essa característica também auxilia os professores como os pais na hora de alfabetizar a criança. Temos duas modalidades do lápis de cor no formato triangular. O Gigante que é ideal para pré-escolares e o triangular normal, pós pré-escolar.


Qual a diferença do lápis Gigante e do lápis triangular normal?
O lápis Gigante têm um diâmetro mais grosso que o normal, por isso ele é recomendado para crianças na fase pré-escolares, quando seus dedos pequenos ainda não tem a segurança e coordenação motora para segurar o lápis que são de grossura menor. Já o triangular normal é adequado para pós pré-escolar, pois com a prática já adquirida podem facilmente segurar corretamente o lápis triangular de diâmetro normal.

Fonte: Escrito por Cybele Meyer

44 comentários:

  1. Porfavor gostaria de saber o nome de um produto que auxilia a criança apegar no lapis
    Grata

    ResponderExcluir
  2. Olá Fernanda,
    o nome para auxilio da preensão adequada lápis é adaptador ou engrossador.vc encontra papelarias ou lojas informáticas como Kalunga,Port,Leitura.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do seu blog. Legal!

    ResponderExcluir
  4. Tenho certeza que Deus acaba de por um anjo em nossas vidas:VOCÊ! ENVIAREI UM EMAIL AGORA!
    bjose fica com Deus.
    Valnete e família

    ResponderExcluir
  5. Oi Valnete,
    fiquei muito feliz com o seu comentário.
    beijos
    Johanna

    ResponderExcluir
  6. Vejam o site: www.locardi.com. Eles vendem grips (adaptador para lápis).

    ResponderExcluir
  7. Oi Luisa,
    obrigada pela dica.Acho muito dificil encontrar os adaptadores no Brasil.
    Grande abraço!!
    Valeu a dica!!!
    Johanna

    ResponderExcluir
  8. Oi Bia,
    obrigada pelo elogio.manda o seu email para novas postagens.
    Grande abraço
    Johanna

    ResponderExcluir
  9. Johanna boa tarde!
    Você acha humilhação para a criança quando a professora o ajuda a escrever pegando na mão dele? e um aluno com DMD posso auxiliá-lo dessa forma?
    Obrigada, Cris

    ResponderExcluir
  10. Olá Cris,
    gostaria do seu email para trocar algumas informações sobre o aluno.qual idade?fala sobre desenvolvimento motora,cognitivo e linguagem?
    meu johannamelofranco@hotmail.com
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá bom dia! Preciso de sua orientação urgente...me ajude ... desesperada. .meu email é vtssilva@gmail.com.

      Excluir
  11. te add no meu msn...obrigada...
    abraços, cris

    ResponderExcluir
  12. Que leagis as dicas, mas na minha cidade não achei os lápis triangulares (interior não tem essas coisas) e o adapatador então, mais difícil ainda...!? Dá pra improvisar algo em casa?

    ResponderExcluir
  13. OIE TD BEM?
    COMO FIQUEI MAIS ALIVIADA QDO VI QUE NÃO É TÃO COMPLICADO COMO EU HAVIA PENSADO ENSINAR MEU FILHO A MANEJAR DIREITO O LÁPIS...
    MTO BOM TER VC AKI PARA NOS ORIENTAR...NOS DEIXA MAIS TRANQÜILAS...
    ME ADD NO MSN POR FAVOR...
    BJS E MTO OBRIGADA PELA AJUDA...SIRLENE.

    ResponderExcluir
  14. OLÁ JOHANNA,MEU FILHO TEM 7 ANOS E SÓ AGORA ESTÁ FAZENDO TERAPIA COM UMA PROFISSIONAL QUE REALMENTE OBSERVOU SUAS DIFICULDADES,POIS ELE FEZ QUASE 1 ANO EM OUTRO LUGAR E NÃO TEVE NENHUMA MELHORA,ELA PASSOU UM ADAPTADOR PARA ELE MAS COMO ELE COMEÇOU TARDE ESTÁ SENDO DIFÍCIL ELE DESABITUAR NÃO ACEITA MUITO TEM QUE TER MUITA PACIÊNCIA.ADOREI O SEU BLOG VAI ME AJUDAR MUITO,BJS QUE DEUS TE ABENÇOE :)

    ResponderExcluir
  15. Minha filha tem 5 anos é muito inteligente...o grande problema que ela não consegue pegar no lápis na maneira correta, nem amarra cadarço e pega mal nos talhares...A letra dela é legível e bonita.Mas está me deixando preocupada.
    ME AJUDE.
    Um forte abraço,

    ResponderExcluir
  16. Olá!!! Excelente trabalho... estou amando seu blog...bjs

    ResponderExcluir
  17. uma criança de 2 anos e sete meses se ainda não segura corretamente no lapis, isso poderá acarretar algum problema?È sinal de algum problema?

    ResponderExcluir
  18. Bom dia!! Amei seu blog e ja sou sua seguidora. Suas dicas são muito 10!! Parabéns...Gostaria que vc fizesse parte do blog da escola onde atuo.Topas ?? Desde ja agradeço sua compreensão... Abraço.

    ResponderExcluir
  19. Sou Coordenadora do Infantil e observei como um dos alunos segura mal o lápis e já bem acostumado com isso, agora como faço para tirá-lo deste hábito?

    ResponderExcluir
  20. hihihi eu sou anormal pego super estranho no lápis mais nunca me dificulto em nada tanto que desenho muito bem deis de criança

    ResponderExcluir
  21. olá JOHANNA ,meu filho tem sete anos ,tem Tdah e Dpac faz tratamento com psicólogo, fonoaudiólogo e eles me disseram que ele não desenvolveu a Coodernação fina e nem a global não seria seria o caso de também fazer tratamento com a terapia ocupacional ,para ajuda lo ele não pega no lápis direito não tem noção espacial e nem lateral,sem mais obrigada meu nome é ESTHER MOLEIRO.

    ResponderExcluir
  22. Meu filho tem 4 anos e tem dificuldade em pegar no lapis. A letra sai sem firmeza. Vou comprar um lapis triangular jumbao para ver se evoluimos... Obrigada pelas informacoes.

    ResponderExcluir
  23. Boa Tarde, gostaria de tirar uma dúvida, tenho uma aluno no 2º ano fundamental que tem a pega palmar voltada para cima e essa é a unica forma que ele pega no lápis para escrever, sua letra não é muito legível mas da para entender, Porém se o segurar de outra forma sente dores e não consegue escrever nada, faz apenas rabiscos. é normal ou é preciso corrigir para evitar disgrafia no futuro?

    ResponderExcluir
  24. Bom dia,
    Gostaria de receber um texto que explicase como e o por que devemos ter um modo certo para segurar na tesoura. Sou professora de Educação Infantil, sei como fazer, mas queria um texto para que as minhas coleas possam entender e aceitar a explicação. Obrigada

    ResponderExcluir
  25. Ola Johanna,

    Adorei seu Blog, acho que vai me ajudar muito com minha filha de 4 anos, vou passar um e-mail.

    bjs

    ResponderExcluir
  26. Olá Johanna! Trabalho com Brinquedoteca II e III e também I e II período. Gostaria de receber orientações e sugestões de atividades, trabalhos, metodologias, recursos e TUDO que for possível para o desenvolvimento das minhas crianças e o meu sucesso profissional. Por favor me ajude. Dede já agradeço. Bj.

    ResponderExcluir
  27. Olá Johanna!
    Gostaria de saber como faço p identificar se minha filha tem dificuldade motora de lateralidade, espacial e outras. Ela faz 4 anos em janeiro.

    ResponderExcluir
  28. Olá Johanna!
    Gostaria de saber como faço p identificar se minha filha tem dificuldade motora de lateralidade, espacial e outras. Ela faz 4 anos em janeiro.

    ResponderExcluir
  29. NOSSA AMEI SUA PAGINA, VOU LER DE TUDO QUE ESTA NELA. TENHO CERTEZA QUE VAI ME AJUDAR MUITO. POIS TENHO 2 FILHOS GEMEOS DE 4 ANOS E SAO MUITO IPERATIVOS E ESTA COM DIFICULDADE NA FALA NAS REGRAS E MAIS. OBRIGADA

    ResponderExcluir
  30. Oi, preciso de orientação urgente. Minha filha está no 3°ano ( antiga 2° serie ) e ela pega no lápis de uma forma diferente, meio que abraça o lápis com o dedão. Como posso ajuda-lá a segura-lo da maneira correta?

    ResponderExcluir
  31. Olá. Meu filho tem 5 anos e tem problemas com a fala e com a ordenação motora. Ainda não consegue escrever e tem dificuldades de se concentrar em tudo que faz. O pior é que ele se recusa a tentar.
    O que posso fazer?

    cristianemc7@hotmail.com

    ResponderExcluir
  32. Olá. Meu filho tem 5 anos e tem problemas com a fala e com a ordenação motora. Ainda não consegue escrever e tem dificuldades de se concentrar em tudo que faz. O pior é que ele se recusa a tentar.
    O que posso fazer?

    cristianemc7@hotmail.com

    ResponderExcluir
  33. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  34. Bom dia. Minha filha vai fazer 6 anos na semana que vem, esta na primeira série, sabe ler e escrever, só que ela apóia o lápis entre o dedo médio e o anelar, ela escreve bem, a letra dela é bonita, porém ela ainda não começou aprender a grafia da letra manuscrita, gostaria de saber, se esta forma dela escrever poderá causar algum problema no futuro??? Nós tentamos corrigir, sempre colocamos o lápis da forma correta na mão dela, mas ela não consegue escrever se não for assim.
    Aguardo Sua resposta.
    Att.
    Gislene

    ResponderExcluir
  35. Boa noite, meu filho tem 7 anos e tem a pegada errada. Será q consigo reverter isso, ele já está no terceiro ano.

    ResponderExcluir
  36. Boa tarde Johanna, meu filho que completou 6 anos agora em março, esta cursando o 1º ano do ensino fundamental. Fui chamada pela coordenação para conversar sobre as dificuldades dele, uma das coisas que eles disseram era que deveria retirar o lápis de escreve "jumbo', pois é infantil, gostaria de saber sua opinião, pois não acho que escrever com um lápis mais grosso interfere em seu aprendizado. Qual sua opinião :)
    obs. ele pega corretamente no lápis
    Att,
    Andreia Fonseca

    ResponderExcluir
  37. Adorei seu blog, seria mais interessante ainda se respondesse aos questionamentos das colegas. Pois as duvidas de umas é a mesma de outras. Eu mesmo gostaria de saber a resposta de várias perguntas feitas aqui.Grata.

    ResponderExcluir
  38. Olá boa tarde.
    Meu filho tem 5 anos está no G5 escreve muito bem, porém segura no lápis com a mão toda. Treino segurar no lápis da maneira correta ele consegue, mas por força do hábito sempre segura com a mão toda. Já conversei 2 vezes com a professora dele pra orientar ele na sala também mas ela se nega e diz que não pode pq não vai mudar a maneira dele escrever já q ele escreve bem e que não conhece nenhuma escola que faça isso. Fiquei triste pq estou treinando com ele e a professora se nega.
    Ela está correta?

    ResponderExcluir
  39. Olá Boa noite.
    Meu filho tem 8 anos está no 2ano segura no lápis com a mão toda. Tem dificuldade de segurar de maneira correta.

    ResponderExcluir
  40. Olá boa noite. Meu filho tem 5 anos. Está no 2 período. Gostaria de saber se tem um lápis diferenciado para que ele possa escrever. Porque o lápis normal ele não está conseguindo manejar.sempre escorrega e a letra saí quase invisível. Agradecida. Bjs

    ResponderExcluir
  41. Boa noite a primeira vez que meu filho pegou em um lápis ele pegou do modo certo, isso gerou uma estranheza pois ele tinha menos de 3 anos e nunca havia pego em um lápis, isso é normal?

    ResponderExcluir
  42. Tenho um neto que teve dedo em gatilho os 2 polegares, só fez a cirurgia com 3 anos e meio, agora não consegue pegar o.lapis direito, só pega no meio da não, inclusive o garfo tb para comer, o que podemos e devemos fazer, pois tentamos corrigir e ele volta do jeito que se virava até não operar, ele é autista leve, já começou a ler e escrever, mas desse jeito.

    ResponderExcluir