sexta-feira, 9 de abril de 2010

AUTONOMIA


Dar autonomia ao filho também faz parte da educação.

Pais protegem os filhos por instinto.

Quando têm em casa uma criança especial, o risco de exagerar na dose é ainda maior. Por desconhecimento da deficiência ou por medo de rejeição, acabam impedindo o filho de realizar diversas atividades que ele seria perfeitamente capaz de executar sozinho.

Com a melhor das intenções – deixar a criança em segurança –, os pais acabam caindo em uma armadilha. O cuidado exacerbado atrasa e outras vezes até talha a possibilidade do desenvolvimento físico e emocional da criança. Ela pode até criar uma independência desnecessária, porque não vive a vida real.

Ter deficiência não significa ser incapaz. Cada um tem suas potencialidades. Cabe aos responsáveis reconhecê-las e trabalhá-las.

O melhor caminho para evitar a superproteção que isola a criança especial é a informação: saber das necessidades da criança e ajudar a superá-las, acreditando na sua capacidade.

Ser autônomo significa saber cuidar de si.Ou seja,capaz de se virar sozinho com suas potencialidades.

O importante é ter este objetivo desde que a criança é pequena, e ir preparando-a, dando-lhe os instrumentos para que se torne independente. E o primeiro passo é acreditar que a autonomia é possível e necessária, principalmente para a auto-estima de seu filho.


Não se esqueça! Educar é também dar condição de AUTONOMIA.

Fonte:revista crescer

2 comentários:

  1. Joana adorei esse texto sobre autonomia.
    Vc poderia dá dicas sobre esse assunto? Beijos
    gizelda

    ResponderExcluir
  2. Olá Gizelda,
    a escola é o primeiro espaço de socialização que as crianças conhecem depois de sua casa.A falta de autonomia das crianças indicam superproteções das famílias principalmente com as crianças especiais.
    É muito importante a escola conseguir avaliar e perceber de acordo com o que é esperado para cada faixa etária e as capacidades motoras,perceptivas e cognitivas de cada criança.
    Algumas dicas para crianças pequenas como lanchar sozinho,guardar os seus materiais,organizar os brinquedos da escola,levar um recado para outra professora.
    No caso das crianças especiais,perceber as suas potencialidades e incentivá-la.
    O caminho para a autonomia:
    Prepare uma adaptação das crianças que inclua os pais e estabeleça uma parceria constante com a família.
    Garanta na escola as mesmas condições que o aluno tem em casa: afeto, companhia constante, atenção e cuidados.
    Incentive o aluno a executar tarefas que tem capacidade de realizar sozinho.
    Parabenize-o a cada iniciativa de sucesso.
    Abraços
    Johanna

    ResponderExcluir