quarta-feira, 21 de abril de 2010

Lateralidade Cruzada


A lateralidade é a propensão que o ser humano possui de utilizar preferencialmente mais um lado do corpo que o outro em três níveis: mão, olho e pé. Isto significa que existe um predomínio motor, ou melhor, uma dominância de um dos lados.

O lado dominante apresenta maior força muscular, mais precisão e mais rapidez. É ele que inicia e executa a ação principal. O outro lado auxilia esta ação e é igualmente importante. Na realidade os dois não funcionam isoladamente, mas de forma complementar.

Exemplo: quando pregamos um prego em uma parede, a mão auxiliar segura o prego enquanto a outra, com precisão e força muscular suficiente, bate o martelo.

A dominância ocular pode ser percebida quando pedimos para a criança que olhe por um caleidoscópio ou um buraco de fechadura. É preciso tomar muito cuidado ao afirmar qual é a dominância ocular, pois, às vezes, um problema na vista pode mascarar essa percepção.

Podemos observar a dominância dos membros inferiores quando pedimos à criança que brinque de amarelinha com um pé e depois com o outro. Verificamos então, qual o lado que teve mais facilidade, isto é, qual apresentou mais precisão, mais força, mais rapidez e também mais equilíbrio.

Se uma pessoa tiver a mesma dominância nos três níveis – mão, olho e pé – do lado direito, diremos que é destra homogênea, e canhota ou sinistra homogênea, se for o lado esquerdo.

Se a criança possuir dominância espontânea nos dois lados do corpo, isto é, executar os mesmo movimentos tanto um lado como com o outro, o que não é muito comum, é chamada de ambidestra.

LATERALIDADE CRUZADA

A maioria dos autores acredita que existe no cérebro um hemisfério predominante responsável pela lateralidade do indivíduo – desta maneira, de acordo com a ordem enviada pelo cérebro dominante, teremos o destro ou o canhoto.

Além da dominância da mão, existe também a do pé, do olho, do ouvido. QUANDO ESSAS DOMINÂNCIAS NÃO SE APRESENTAM DO MESMO LADO DIZ-SE QUE O INDIVÍDUO TEM LATERALIDADE CRUZADA.

Os distúrbios psicomotores são evidentes e resultam em deformação do esquema corporal. São algumas as formas mais comuns desse distúrbio:
-mão direita dominante X olho esquerdo dominante
-mão direita dominante X pé esquerdo dominante e o inverso.

Geralmente essas crianças apresentam
-alto índice de fadiga;
-quedas freqüentes;
-coordenação pobre;
-atenção instável;
-problemas de linguagem (dislalia)

Em termos de aprendizagem,a criança com lateralidade indefinida refere-se ao tipo de grafia,resultando dificuldade na orientação espacial e posturas inadequadas para escrita,ou seja as duas últimas irão interferir diretamente no processo gráfico da criança

Conhecimento Direita e Esquerda-conceito de grande importância para processo alfabetização.Está ligado diretamente ao conceito de imagem corporal e lateralidade,permitindo que a criança diferencie ao lado esquerdo e ao lado direito,não somente em si, mas também no outro e nos objetos.

Sendo assim,ao iniciar o processo de aprendizagem da leitura e da escrita,sem compreensão conceito de lateralidade,pode implicar em confusões espacial,levando a criança a dificuldade discriminar letras que se diferem quanto á sua posição espacial,por exemplo b-d, p-q.
Observa-se que outra dificuldade apresentada é aparecimento de escrita ESPELHADA.

Fonte:http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/1607651
www.fontesdosaber.com;

16 comentários:

  1. Espetacular!!! Alguns pensam que não, mas, isso é bastante comum, não é?
    Cada vez que visito seu blog percebo que seus valores estão cada vez maiores e a qualidade e utilização dos temas enriquecedor. Parabéns!!!

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  2. Oi Jô,
    obrigado pelo comentário.
    fiquei bastante feliz com as suas observações.
    A lateralidade cruzada é ainda um assunto pouco estudado mas alguns artigos publicados relatam que estes disturbios psicomotores podem prejudicar o processo de aprendizagem da leitura e escrita.
    vou realizar um curso sobre psicomotricidade este mês.Depois vou postar outros assuntos relacionados este tema.
    Abraços
    Johanna

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  3. Olá, muito bom o artivo, mas acho que esse lance de lateralidade cruzada não tem muito a ver não. Eu por exemplo sou destro da mão e canhoto do pé. Nunca tive problemas de aprendizado quando criança, pelo contrário. Além disso sou habilidoso em tudo que faço, talvez tenha um ou outro distúrbio psicológico, hehehe.

    Um grande abraço.
    Fabio Almeida

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  4. BOA TARDE, EU SOU TERAPEUTA OCUPACIONAL E ESTOU AVALIANDO UM CASO DE UMA CRIANÇA DE 2 ANOS QUE USA AS DUAS MÃOS AO MESMO TEMPO E EU NUNCA VI UM CASO ASSIM, VC PODE ME AJUDAR? OBRIGADa

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  5. Olá, seu artigo foi muito esclarecedor para mim. Obrigada.
    Minha filha tem 7 anos e foi dianosticada a lateralidade cruzada, começou a usar o tampão agora.
    Gostaria de saber quais exercicios ou jogos...podem auxiliar neste processo.

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  6. Tambem gostaria de saber se minha filha, por ter lateralidade cruzada. tem direito a um atendimento especial, diferenciado, em sua escola.
    Muito obrigada.
    Por acaso existe alguma lei especifica?

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  7. olá johanna, que bom encontrar vcs por aqui,pq estava mi sentindo perdida nunca tinha ouvido falar em lateralidade cruzada e ninguem sabia mi dizer que tipo de exame era esse tal de ortóptica,fiquei muito preocupada quando a escola diagnosticou meu filho devo continuar mi preocupando? obrigado.

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  8. Bom artigo.
    Sou pesquisadora científica sobre dispraxia, e os transtornos de lateralização são um ponto de partida para o estudo de vários transtornos de aprendizagem.
    Sou ambidestra, dispráxica, diléxica...

    Um abraço
    teacher.pricila@gmail.com

    Pricila Corrêa

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  9. eu nasci destro de mão e canhoto de pé
    agora sou ambidestro de ambos

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  10. Olá Johanna!

    Descobrir a pouco que tenho lateralidade cruzada. Tenho 43 anos e muita dificuldade de concentração. Estou estudando e sinto muita dificuldade em absorver o assunto. Por4 mais que me esforce não consigo guardar as informações por muito tempo. Fico frustrado e preocupado com meu desempenho. O que devo fazer para melhorar essa minha deficiência? Há algum tratamento que posso corrigir ou amenizar esses sintomas?

    Um abraço


    Anauto@gmail.com

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  11. Ola boa tarde,
    Tenho um menino de 5 anos com lateralidade cruzada, sinto que encontra algumas dificuldades nas letras, números, e mesmo no desporto, como disse e é verdade, cai com frequência, deixa cair objectos, e quando quer dar um miminho e abraçar acaba sempre por nos aleijar sem querer, pois a coordenação das mãos com a vista não são as mesmas visto que é esquerdino da mão e destro do olho... Ando na pesquisa de experiencias de pais, crianças etc... para tentar ajudar e facilitar a vida no dia-a-dia do meu filho e dar-lhe uma boa aprendizagem, alguma dica que nos possa ajudar?

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  12. ola boa noite gostaria de saber se meu filho por ter por ter lateralidade cruzada. tem direito a um atendimento especial, diferenciado, em sua escola.
    Muito obrigada.
    Por acaso existe alguma lei especifica? pois estamos com muitos problemas pois ele não consegue escrever o que a professora escreve no quadro para transferir para o caderno . oralmente em alguns assuntos ele se sai muito melhor do que na pratica por favor me responda.

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  13. Eu descobri q sofro disso quando tinha 14 anos, estava na setima série, e o tratamento me ajudou muito no aprendizado, mas foi só um ano de tratamento, minha dúvida é se tinha q ter dado continuidade ao tratamento até hj aos 23 anos?

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  14. Parabens pela pesquisa

    me ajudou bastante : )
    O tema do meu TCC é sobre a Avaliação da Lateralidade em Escolares Praticantes de Judô

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  15. Olá, parabéns pelo texto.
    Gostaria de tirar uma dúvida se for possível. Eu escrevo com a mão esquerda porém determinadas atividades manuais eu faço com a outra mão. além disso eu chuto com a perna direita. Será que eu posso ter a lateralidade cruzada, mesmo não tento as consequências dela como por exemplo a escrita ruim?

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  16. Existe alguma atividade ou exercício apara atenuar o problema da lateralidade indefinida?

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