sábado, 17 de abril de 2010

Criança Canhota



Idade e Fase de preferência

Nascimento ao 7° mês- Usam indiferentemente as mãos
7° ao 10° mês- Clara preferência pelo uso de uma das mãos
10° mês aos 2 anos - Usam indiferentemente as mãos
2 anos -Manifesta preferência manual
2 aos 6 anos - Podem aparecer fases curtas de variação
6 anos - A preferência está evidente

A maioria das crianças não tem uma clara preferência manual antes dos dois anos. A partir dessa idade, já começam a manifestar uma tendência decisiva para uma das mãos; mas será a partir da entrada na pré-escola que a criança faz a escolha da lateralização definitiva. Nesse momento, é importante respeitar a decisão da criança, mesmo que escolha a mão esquerda.

Os pais devem aceitar o fato de a criança ser canhota e não tentar modifica-la. A mão dominante é dirigida pela área do cérebro que também controla a fala, a escrita e a leitura. Um a interferência no processo pode acarretar problemas de fala, além de dificultar a leitura e a escrita. Além disso a criança pode ficar confusa, frustrada e ansiosa.

Em vez de critica-la ou corrigi-la, os pais devem ajuda-la. A aprendizagem da escrita pode ser difícil para os canhotos, pois a mão esquerda, ao deslocar-se através do papel, tampa e por vezes borra as palavras acabadas de escrever.

Dê à criança um lápis que não borre e ensine-a a segurar o lápis afastada do ponto onde encontra o papel para que veja o que está escrevendo.

Quando a criança entrar na escola, informe os professores de que ela é canhota.
À mesa, disponha os pratos e os talheres do modo mais conveniente para ela.

As ferramentas e os instrumentos domésticos são talvez as coisas que mais problemas causam aos canhotos, mas cada vez mais aparecem instrumentos para que a mão esquerda, como, por exemplo, tesouras, abridores de lata, descascadores de legumes tesouras de podar.


A criança canhota tem que se contorcer para usar o caderno, e no momento da alfabetização é uma preocupação a mais que ela encontra, caso contrário, não enxergará o que está escrevendo uma vez que a mão esquerda tampa o que foi escrito. Isto ocorre porque a escrita ocorre da esquerda para a direita.

Material escolar é um problema para canhotos: a espiral atrapalha o punho, réguas têm a numeração da esquerda para direita (para canhotos o mais fácil é traçar uma linha no sentido contrário) e as tesouras impedem que vejam a linha sendo cortada.
Pode parecer bobagem, mas não é nada fácil para uma criança canhota usar uma tesoura ou sentar-se numa carteira escolar convencional. Esses objetos, como muitos outros (abridores de lata, instrumentos musicais de corda, baralhos, relógios) foram desenhados para ser usados por destros.

Cinco formas de facilitar a vida do canhoto

1 - Se você notou que seu filho pequeno tem tendência a ser canhoto, avise a escola para que os educadores o ajudem nessa descoberta.

2 - Caso a criança esteja sendo alfabetizada, converse com a escola para que seja providenciada uma carteira adequada.

3 - Não "corrija" a criança mudando os objetos da mão esquerda para a direita. Senão ela pode ter dificuldade de aprendizado.

4 - Mesmo com poucas ofertas, compre o que for desenvolvido para ele. Alguns cuidados melhoram o desempenho escolar dessa garotada.

5 - Para manter bem a autoestima do filho, invente histórias de reis, rainhas, heróis e heroínas canhotos.


Fonte:www.mundocanhoto.com.br,revistacrescer.com

6 comentários:

  1. Postagem excelente! Coloquei no meu Blog, com as devidas referências, ok?

    Gosto muito de visitar o seu Blog!
    Parabéns!

    Priscila Felix
    Fonoaudióloga

    ResponderExcluir
  2. Bom dia!
    Preciso de ajuda!
    Estou muito preocupada com meu filho. Ele sempre teve o desenvolvimento um pouco lento (demorou pra sentar, falar, andar, etc...) Já o levei ao neurologista, mas não havia nada de errado, era apenas o desenvolvimento um pouco mais demorado que os demais. Agora ele está prestes a completar 8 anos e está com problemas na escola por conta da sua escrita que é ilegível (tanto a letra cursiva, como a bastão). Agora eu e meu marido estamos achando que ele é CANHOTO, dei uns papéis pra ele rasgar e ele faz o movimento inverso ao que eu faço (mais força com a mão esquerda). Observei tbém que ele pega os objetos com a mão esquerda. Como farei para ajudá-lo, já que escreve (muito mal) com a mão direita?

    Obrigada,

    Sônia

    ResponderExcluir
  3. Oi Sônia,
    em relação a sua dúvida,vc pode começar observar seu filho nestas atividades como
    -pedal(pé)chutar a bola,ficar um pé só,levantar a perna para colocar uma calça sem apoio
    -ocular(olhar um canudo de papel,fazer um furo no meio do papel e pedir para olhar)
    -manual(pegar o lápis á frente,acertar uma bola no cesto,uso de talher ou uso da tesoura)evitar colocar objetos do lado direito ou esquerdo sempre á frente.
    mas em relação a sua idade mesmo com atraso nos marcos desenvolvimento,o prodesso de maturação para definição da lateralidade já está estabelecida.Pede uma avaliação de um profissional de Terapia Ocupacional Infantil em relação destreza manual,força, preensão do lápis,agilidade e escrita.Pode ser necessário,alguma intervenção ou apenas orientações sobre o tipo de lápis,postura...
    Qualquer dúvida,estou á disposição.
    abraços
    Johanna

    ResponderExcluir
  4. Johana, você conhece alguma terapeuta ocupacional em Brasília ?estou com mesmo problema da mãe acima. Minha filha tem 5 anos e somente agora percebi q ela eh canhota!!! Ela já desenha e escreve com a mão direita. Não sei por onde começar. O q fazer ?

    ResponderExcluir
  5. Meu filho tem 4 anos é canhoto e não sei se é devido a isso a sua coordenação motora está um pouco atrasada em relação aos seus coleguinhas. Ele tem muita dificuldade.

    ResponderExcluir