segunda-feira, 21 de junho de 2010

Educação física para crianças com Dificuldade Coordenação Motora


  • 1.Divida a atividade em partes menores, mas assegure-se de que cada parte tenha sentido e seja possível de ser executada.
    2.Tente selecionar atividades que assegurem sucesso para a criança em pelo menos 50% do tempo. Recompense o esforço e não a habilidade.
    3.Tente incorporar atividades que requeiram resposta coordenada dos braços e/ou pernas (ex.: pular corda,repicar e agarrar uma bola grande). Encoraje também a criança para que desenvolva habilidade de usar as mãos no padrão de mão “dominante” e mão “ajudante” (ex.:segurarando a bola de tênis com uma mão para acertá-la com a raquete na outra mão).
    4.Mantenha o ambiente o mais previsível possível quando for ensinar uma habilidade
    nova (ex.: atirar a bola na altura exata das mãos da criança, iniciar chutando com a bola parada). Introduza mudanças gradualmente, e depois que cada parte tenha sido dominada.
    5.Faça com que a participação seja o maior objetivo e não a competição. Por meio de
    preparo físico e de atividades que construam as habilidades, encoraje as crianças a
    competir consigo mesmas e não com os outros.
    6.Permita que a criança assuma papéis de liderança nas atividades de educação física
    (ex.: capitão de equipe, árbitro). A criança pode desenvolver habilidades de organização e direção, que também são úteis.
    7.Modifique o equipamento para reduzir o estresse e o risco de lesões em crianças que
    estão aprendendo uma habilidade nova.
    Por exemplo, bolas mais leves,de espuma e borracha com tamanhos graduados,ou balões, podem ser usados para desenvolver habilidade de agarrar e arremessar.
    8.Quando possível, guie passo-a-passo para ajudar a criança a ter a noção do movimento.Isso pode ser feito, por exemplo, pedindo à criança que ajude o professor a demonstrar uma habilidade nova à turma. Além disso, falar alto quando estiver ensinando uma nova habilidade, descrevendo cada passo claramente.
    9.Foque na compreensão do objetivo e das regras dos vários esportes e atividades físicas.Quando a criança entende claramente o que ela precisa fazer, fica mais fácil planejar o movimento.
    10.Faça comentários encorajadores e positivos sempre que possível.
    Se estiver dando instruções, descreva as mudanças nos movimentos de maneira específica (ex:“Você precisa levantar seus braços mais alto.”)

4 comentários:

  1. Gostei principalmente de aconselhar que a participação seja o maior objetivo e não a competição e o encorajamento positivo.
    Mais uma vez irei partilhar.

    Fique bem.

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  2. Olá Eduardo,
    obrigado pela visita no blog.adoro o seus comentários.
    Abraços

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  3. Olá Johanna, estou fazendo um blog para um trabalho na faculdade e postei um texo seu, com algumas alterações mínimas.
    Coloquei o link do seu blog como fonte, espero que não veja problema nisso.
    Abraços!

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  4. Oi Roger,

    não tem problema.
    fico muito feliz com as minhas postagens em outros blogs.
    Seja bem-vindo!
    Abraços

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