sexta-feira, 30 de julho de 2010

Sugestões de atividades para Desenvolvimento Percepção Visual



Sugestões de atividades que você pode fazer com o seu filho para desenvolver a uma boa percepção visual. Destinam-se para crianças de 3-5 anos de acordo com a competência de seu filho.

Boa percepção visual é uma habilidade importante, especialmente para o sucesso escolar. As crianças precisam de boa percepção visual para discriminação de letras e números,copiar do quadro, desenvolver a memória visual das coisas observadas, desenvolver uma boa coordenação olho-mão.


1-Faça um livro de recado com uma página de cada cor. Deixe o seu filho recortar fotos de objetos de vários tons de revistas antigas e colá-los nas páginas apropriadas.
2-Discutir e desenhar formas diferentes para o seu filho de identificar. Procure por objetos de formas semelhantes em seu ambiente.
3-Usando blocos de construção, pressione alguns juntos e pedir ao seu filho para copiar a seqüência de cores.
4-Enquanto olha para uma foto em um livro de história, digamos, "Eu vejo algo que é azul, marrom e vermelho." Pergunte ao seu filho para identificar o que você está olhando.
5-Desenhe uma figura incompleta e pedir ao seu filho para completá-lo. Adaptar o seu desenho para coincidir com sua habilidade.
6-Encontre um livro de fotos com várias imagens. Pergunte ao seu filho para olhar a foto por um tempo, em seguida, fechar o livro e dizer-lhe sobre a imagem.
7-Discussão sobre o uso das cores na sociedade - os carros de bombeiros vermelhos, sinais de alerta e sinais de perigo, as cores de veículos da polícia, ambulâncias, semáforos, etc
8-Deixe o seu filho completar ponto-a-ponto do desenho
9-Coloque cinco pequenos objetos sobre uma mesa na frente de seu filho. Pergunte a ela a desviar o olhar quando você remove um e substituí-lo com outro objeto. Ela deve dizer-lhe qual foi removido.

Fonte:http://www.shirleys-preschool-activities.com

terça-feira, 27 de julho de 2010

Habilidades viso-motora


Habilidades viso-motora

As habilidades viso-motora referem-se à capacidade de coordenar a visão com os movimentos do corpo. Visão está envolvida em todos os nossos movimentos sejam elas motora grossa ou motora fina.A visão é um componente importante para os movimentos coordenados entre os olhos e as mãos para executar tarefas variadas. Isto refere-se principalmente para escrever ou desenhar.

O que é Percepção Visual?
Percepção Visual é a interpretação do cérebro do que é visto. Isso permite a criança identificar objetos, discriminar cores, tamanhos e formas e aprender a ler e escrever.


Competências de Percepção Visual

Porque a percepção visual é tão complicado, é dividido em diferentes áreas, que incluem:

*Figura-fundo: Ser capaz de participar ou procurar por algo específico, e ignorar informações irrelevantes. por exemplo: Procuro um lápis azul em uma caixa cheia de lápis de cor.
*Discriminação Visual e Constância: Ser capaz de discriminar as diferenças. Isso inclui as diferenças de tamanho, forma, cor e orientação espacial.Por exemplo: Reconhecendo que uma forma quando ocorre uma mudança do seu lado,ainda é a mesma forma.
*Reconhecimento Visual: Ser capaz de reconhecer pistas visuais e, em seguida, determinar a aparência do produto final, sem os detalhes estarem presentes.Por exemplo: Reconhecendo que irá aparecer em uma foto, ou em um ponto do quebra-cabeça antes que ela tenha sido concluída.
*Memória viso-espacial: Ser capaz de lembrar a localização de um objeto.Por exemplo: Lembrando um objeto perdido ou escondido.
*Memória Visual Seqüencial: Ser capaz de ver e, em seguida, lembrar de uma seqüência de números, letras ou objetos na ordem em que foram inicialmente apresentados.Por exemplo: um número de telefone ou uma linha de miçangas coloridas.



As crianças com dificuldades nesta área de conhecimento não percebe automaticamente os detalhes visuais. Eles não gostam de encaixes,quebra-cabeças, labirintos,liga-pontos,jogo sete erros etc Estes tipos de atividades requerem que o criança uma boa informação visual. Tudo isso é difícil e, portanto, não divertido para uma criança com dificuldades de percepção visual.



As crianças que têm dificuldade de processar os estímulos visuais podem mostrar algumas das seguintes dificuldades:

-Dificuldade de aprendizagem esquerda e à direita
-Inverte letras ou números ao escrever ou copiar
-Dificuldade com as atividades que envolvam ritmo
-Não cruzar a linha média ao fazer tarefas (objetos muda de mão em mão)
-Não usar a mão dominante não para o apoio ao escrever ou copiar
-Gira corpo ao escrever ou copiar (mais uma vez para não cruzar a linha média)
-Dificuldade em aprender o alfabeto
-Pequenas dificuldades em semelhanças e diferenças
-Problemas com a lembrança e escrever letras e números
-Distração
-baixo nivel de atenção
-Problemas de concentração
-Dificuldade em compreender instruções

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Habilidades motoras finas



Habilidades motoras finas - Quais são as habilidades motoras finas:

As habilidades motoras finas envolvem os pequenos músculos do corpo que permitem que funções como a escrita, pegar objetos pequenos, e o manipulação de fechos como(ziper,botões).As habilidades motoras finas envolvem força , controle motor fino, e destreza.

Como as habilidades motoras finas afetam o aprendizado e habilidades de vida:

As habilidades motoras finas são importantes na maioria das atividades escolares, bem como na vida em geral. Deficiências em habilidades motoras finas podem afetar a capacidade de uma criança a comer, escrever de forma legível, use um computador, virar as páginas de um livro, e realizar tarefas de cuidados pessoais , tais como vestuário e de higiene.


A construção de habilidades motoras em crianças que lhes permitirá realizar uma série de importantes tarefas funcionais. Estas incluem:

•amarrar os sapatos
•escrita de forma legível e sem fadiga muscular significativa
•jogos que exigem movimentos precisos mão e o dedo
•desenho, pintura e coloração
•manipulação de botões e fechos
•colocar pequenos objetos juntos
•fazer quebra-cabeça,encaixes
•uso da tesoura
•manipular objetos pequenos como moedas
•abrir e fechar objetos
•ser capaz de isolar os movimentos dos dedos (ou seja, usando um dedo de cada vez, como em tocar piano ou digitação)
•dobradura ou virar páginas de livro
•exploração e utilização de utensílios de forma adequada e eficaz
•parafusar e desparafusar
•fazer qualquer coisa que requer mão precisas e pequenos movimentos dos dedos

Fonte:learningdisabilities.about.com/od/df/p/finemotorskills.htm

sábado, 3 de julho de 2010

Vamos Brincar? Como escolher um brinquedo...


Como escolher um brinquedo...

Mas afinal quais são os brinquedos que promovem o brincar criativo, saudável e de qualidade?

O brinquedo ideal é aquele que pode ser utilizado de várias formas; que possibilite à criança o uso da imaginação; que estimula os seus sentidos e que lhe permita decidir o rumo da brincadeira.

Os blocos de construções de várias formas e tamanhos, ocos ou maciços são um excelente recurso uma vez que podem ser utilizados para variadíssimas atividades e acompanham o crescimento da criança: podem servir para simplesmente explorar (os padrões preto e branco são os ideias para os recém-nascidos), empilhar, despejar, realizar construções como pontes e torres e mais tarde para se transformarem em garagem para carros, esconderijos para animais ou caixinhas para guardar a lua.

Os brinquedos devem ser uma porta aberta para um mundo onde tudo é possível, onde a única palavra de ordem é a imaginação. Um simples boneco que não corresponde a nenhuma personagem de ficção permite à criança criar a sua própria fantasia, dar asa à sua criatividade e envolver-se num momento lúdico único no qual se experimenta a si própria e ensaia o mundo dos adultos.

Uma atividade de que todas as crianças gostam é a que permite explorar texturas, cores, sons e cheiros novos. Pintar com os dedos, desenhar na areia, encher tacinhas com água, brincar com massinha são oportunidades de aprendizagem usando o tato, o olfato, a visão e a audição. Os mais novos adoram dançar e cantar; o contato físico é, nesta altura, muito importante.
O brinquedo é sempre o ponto de partida para uma viagem lúdica, mas o caminho deve ser sempre escolhido e construído pela criança. Uma boneca que fala e chora limitará sempre a brincadeira; os bonecos mais simples são aqueles que têm maior potencial lúdico.

A quantidade nem sempre é sinônimo de qualidade. Muitos brinquedos dispersam a atenção dos mais novos. Quando a criança perde o interesse por alguns objetos, a melhor estratégia é guardá-los e mais tarde reintroduzi-los como novos.

Os melhores brinquedos para o recém-nascido são os pais, e tudo o que lhe têm para oferecer – o seu sorriso, uma careta, um som semelhante ao que vocalizaram, o toque. Posteriormente devem ser de cores contrastantes (o branco e o preto são o ideal) uma vez que a visão cromática só surge por volta do segundo, terceiro mês de vida. É interessante perceber o conforto encontrado na simples visualização destes padrões.

Para crianças mais velhas existem ainda os objetos domésticos que poderão ser muito úteis. Uma pequena panela, uma colher de pau, um rolo de papel absorvente de cozinha, uma caixa de papelão, uma massa feita de farinha, água e corante, entre outros, serão certamente objetos/utensílios/alimentos que poderão criar um ótimo cenário lúdico.

Fonte: http://desenvolvimento-infantil.blogspot.com