terça-feira, 27 de julho de 2010

Habilidades viso-motora


Habilidades viso-motora

As habilidades viso-motora referem-se à capacidade de coordenar a visão com os movimentos do corpo. Visão está envolvida em todos os nossos movimentos sejam elas motora grossa ou motora fina.A visão é um componente importante para os movimentos coordenados entre os olhos e as mãos para executar tarefas variadas. Isto refere-se principalmente para escrever ou desenhar.

O que é Percepção Visual?
Percepção Visual é a interpretação do cérebro do que é visto. Isso permite a criança identificar objetos, discriminar cores, tamanhos e formas e aprender a ler e escrever.


Competências de Percepção Visual

Porque a percepção visual é tão complicado, é dividido em diferentes áreas, que incluem:

*Figura-fundo: Ser capaz de participar ou procurar por algo específico, e ignorar informações irrelevantes. por exemplo: Procuro um lápis azul em uma caixa cheia de lápis de cor.
*Discriminação Visual e Constância: Ser capaz de discriminar as diferenças. Isso inclui as diferenças de tamanho, forma, cor e orientação espacial.Por exemplo: Reconhecendo que uma forma quando ocorre uma mudança do seu lado,ainda é a mesma forma.
*Reconhecimento Visual: Ser capaz de reconhecer pistas visuais e, em seguida, determinar a aparência do produto final, sem os detalhes estarem presentes.Por exemplo: Reconhecendo que irá aparecer em uma foto, ou em um ponto do quebra-cabeça antes que ela tenha sido concluída.
*Memória viso-espacial: Ser capaz de lembrar a localização de um objeto.Por exemplo: Lembrando um objeto perdido ou escondido.
*Memória Visual Seqüencial: Ser capaz de ver e, em seguida, lembrar de uma seqüência de números, letras ou objetos na ordem em que foram inicialmente apresentados.Por exemplo: um número de telefone ou uma linha de miçangas coloridas.



As crianças com dificuldades nesta área de conhecimento não percebe automaticamente os detalhes visuais. Eles não gostam de encaixes,quebra-cabeças, labirintos,liga-pontos,jogo sete erros etc Estes tipos de atividades requerem que o criança uma boa informação visual. Tudo isso é difícil e, portanto, não divertido para uma criança com dificuldades de percepção visual.



As crianças que têm dificuldade de processar os estímulos visuais podem mostrar algumas das seguintes dificuldades:

-Dificuldade de aprendizagem esquerda e à direita
-Inverte letras ou números ao escrever ou copiar
-Dificuldade com as atividades que envolvam ritmo
-Não cruzar a linha média ao fazer tarefas (objetos muda de mão em mão)
-Não usar a mão dominante não para o apoio ao escrever ou copiar
-Gira corpo ao escrever ou copiar (mais uma vez para não cruzar a linha média)
-Dificuldade em aprender o alfabeto
-Pequenas dificuldades em semelhanças e diferenças
-Problemas com a lembrança e escrever letras e números
-Distração
-baixo nivel de atenção
-Problemas de concentração
-Dificuldade em compreender instruções

3 comentários:

  1. Olá Johanna,
    Inclui o Blog TERAPIA OCUPACIONAL na lista do Blog 14-F.Para visualizar acesse:
    http://geraldobarbosa43.blogspot.com/
    Um abraço.
    Geraldo Barbosa

    ResponderExcluir
  2. Oi Johanna. Gostaria de uma ajuda. tenho uma aluna de 5 anos, vai fazer 6 em maio. Ela está com muita dificuldade em escrever qualquer coisa. Traçar qualquer letra ela não consegue. E quando eu digo o nome da letra e pergunto o nome dali a 2 segundos ela, não sabe mais o nome. Estou fazendo muito trabalho de cobrir pontinho das letras, mas não estou vendo resultado. Poderia ajudar-me com alguma dica. Também aqui na cidade que trabalho dizem que trabalho de cobrir pontinhos não é mais aceitado pedagógicamente? Muito obrigada! Quero muito ajudar essa aluna.

    ResponderExcluir
  3. Você teria livros e artigos pra indicar de TO infantil?
    Sou TO também, do RJ tenho 1 ano de formada e estou me envolvendo com a área infantil.

    ResponderExcluir