segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Como ensinar as crianças canhotas a posição correta para escrita?



As crianças canhotas podem achar a vida um pouco mais difícil porque eles não podem facilmente usar alguns dos equipamentos a mão direita(como tesoura, abridor de lata, maçaneta, corrimão das escadas,régua e mouse do computador).Se os pais e os professores são destros, que muitas vezes não percebem as dificuldades que a criança está enfrentando começam a serem rotulados como desajeitado, inábil, ou difícil.

Ensinar as crianças canhotas a escrever é um processo diferente do que ensinar as crianças a mão direita.O português é escrito da esquerda para a direita, por isso é naturalmente mais difícil para pessoas canhotas a escrever do que os destros. Pais e professores devem compreender o processo de ensinar uma criança canhota a maneira correta de escrever. Caso contrário, ele pode sofrer de problemas ao longo da vida com a escrita, incluindo uma posição desconfortável e ineficaz, desorganizado estilo de escrita.

O "estilo" viciado em escrever que se vê frequentemente em canhotos resulta da falta de formação adequada - isto não é como um canhoto deve escrever. Canhotos adotam esta postura, porque eles estão tentando ver o que está escrito e não mancha o que acabou de escrever com a mão, mantendo uma inclinação à direita das letras - estes problemas são superados pelo melhor posicionamento de papel e lápis.

Dicas para a escrita dos canhotos
- Segure o lápis é aproximadamente de 2,5 cm a 3,0 cm a partir do ponto,aumentando o espaço visual entre a mão e o papel.Isto significa que você pode realmente ver o que você está escrevendo. Você pode fazer uma pequena marca no lápis onde a criança deve segurá-la para ajudá-lo a lembrar.
- Ensine a criança o lugar apropriado para segurar o lápis para escrita.O canhoto precisa segurar o lápis mais atrás do que o destro para evitar manchas de tinta e para que eles possam ler o que está sendo escrito.
- Gire o papel cerca de 45 graus no sentido horário (mover a parte superior à direita)

- Segure a caneta ou o lápis com 3 pontos entre o polegar, indicador e o dedo médio
- Mantenha a mão e o punho sob a linha da escrita
- Escrever sobre uma superfície inclinada também pode ajudar
- Escreve com a mão abaixo da linha da escrita

O ato de escrever envolve todo o braço, inclinando o papel oferece a criança uma postura mais eficiente e confortável para a posição do punho, cotovelo e ombro. Alguns professores acham útil deixar a criança com a mão esquerda começa a escrever ou praticar em um quadro na parede.Isso permite que a criança a movimentar o braço inteiro livremente, manter o punho em linha reta, e não se preocupar de ver ou borrar a escrita, tornando mais fácil para a criança a se concentrar em aprender a formar as figuras.

13 comentários:

  1. Adoro seu blog, ele está me ajudando muito. Sou canhota, mas mesmo assim tenho dificuldades em ensinar canhoto, pois não fui bem ensinada, então não tenho nenhuma base sobre isto. Pesquisando na internet sobre canhotos encontrei este cantinho maravilhoso, parabéns!!
    Já indiquei seu blog no meu (que está apenas começando) http://saltoaltoemacao.blogspot.com/


    Gi

    ResponderExcluir
  2. Fantástico! Minha filha é ambidestra mas prefere escrever com a esquerda. Vou ficar atenta para a postura dela, e indicar seu texto para a professora dela.

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado pela dica, sou canhoto a 23 anos, mas minha letra nunca foi bonita, talvez porque eu nunca tenha escrito na posição correta, obrigado att

    ResponderExcluir
  4. minha letra é horrível e meu dedo cheio de calos, queria ter uma letra bonita. sou canhoto.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Obrigado, Johanna. Tenho uma filha esquerdina e não sabia como ensina-la a escrever. A sua orientação/ensino foi fundamental para começar bem.

    ResponderExcluir
  7. obrigado pela dica... confesso estar a ser uma experiência difícil... de quando em vez sinto-me impotente... vamos exercitar e de certeza chegaremos lá...

    ResponderExcluir
  8. Eu sou ambidestro mas uso a mão esquerda e escrevo de cabeça pra baixo

    ResponderExcluir
  9. Meu filho tem 7 anos, está com muitas dificuldades para segurar os talheres. Está fazendo acompanhamento com psicopedagoga.Ela entregou um adaptador para lápis. A escrita não está sendo o mais difícil e sim a posição p os talheres. Desde já obrigada.

    ResponderExcluir
  10. Meu filho tem 7 anos, está com muitas dificuldades para segurar os talheres. Está fazendo acompanhamento com psicopedagoga.Ela entregou um adaptador para lápis. A escrita não está sendo o mais difícil e sim a posição p os talheres. Desde já obrigada.

    ResponderExcluir
  11. como consigo esse apoio para escrita. Iran silva, belem - Para

    ResponderExcluir
  12. Tenho uma filha de 4 anos e usa pra comer e desenhar o braço esquerdo, é minha canhotinha, gostaria de auxílio para ajudar ela da melhor forma possível, sem criar trauma.

    ResponderExcluir