terça-feira, 7 de setembro de 2010

Qual é a mão dominante?


Qual é a mão dominante?

Quando uma mão é sempre mais utilizada do que a outra,é o lado dominante o mais hábil em tarefas como uso de talheres,escrever,desenhar,recortar,montar.Essa mão é considerada a mão dominante.

Isto também é referido como preferência pela mão.(Destro ou canhoto)

Há opiniões divergentes sobre quando dominância manual é estabelecida, mas a maioria dos especialistas concorda que a preferência pela mão começa a surgir entre as idades de 2-3 anos, e que a maioria das crianças que entram no jardim de infância (idade 4 anos)já estabeleceram uma preferência pela mão definitiva.

Por que é importante que o meu filho tem uma mão dominante?

Algumas pessoas usam ambas as mãos (ambidestro) e eles gostam de exibir suas habilidades, mas é muito melhor para a criança desenvolver a força e a destreza de uma mão.
Isso irá ajudá-los a desenvolver precisão e velocidade com tarefas motoras finas, especialmente escrita. É muito melhor ter uma mão especializada para fazer coordenação motora fina.


Isso não significa que o outro lado fica negligenciado!

Na verdade, por outro lado tem um papel importante a desempenhar como assistente de mão ou "auxiliar"- por exemplo,segurar o papel enquanto a mão dominante escreve;segurar o papel enquanto a outra preferida usa para cortar com tesoura.

Se o seu filho se esforça para usar as duas mãos bem juntos, em seguida, as atividades de coordenação bilateral vai ajudar a desenvolver essas habilidades.

-arremessar bola com as duas mãos
-puxar,empurrar e carregar objetos diferentes tamanhos
-escrever no plano vertical(uma lousa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário