domingo, 3 de outubro de 2010

Preensão do lápis,Coordenação visomotora e espacial,lateralidade e direcionalidade para Escrita


Para que a criança adquira os mecanismos da escrita, além da necessidade de saber orientar-se no espaço(motricidade ampla), deve ter consciência de seus membro(esquema corporal e imagem corporal), da mobilização dos membros,independentemente, o braço em relação ao ombro, a mão em relação ao braço e ter a capacidade de individualizar os dedos (motricidade fina) para pegar o lápis ou a caneta e riscar, traçar,escrever, desenhar o que quiser.

Existem exercícios para minimizar essas dificuldades ou se necessário uma avaliação com profissional especializado Terapia Ocupacional.

O professor precisa iniciar com aqueles que visam exercitar os grandes músculos e,posteriormente, trabalhar com os pequenos músculos, seja na educação infantil,seja no ensino fundamental.

Preensão do lápis

Dificuldades de preensão do lápis tornou mais evidente nos anos primários com o aumento da demanda da escrita, no entanto,algumas crianças podem desenvolver mais cedo pré-escola e outras podem apresentar um certa dificuldade motricidade fina.As crianças geralmente começam a se desenvolver aderência em torno da idade de dois anos.

ESCALA DE PREENSÃO DE LÁPIS E GIZ DE CERA EM ORDEM DESENVOLVIMENTO

1-PREENSÃO PRIMITIVA

Preensão Palmar supinada(o traçado é feito com movimentação de braço)em torno uma ano a uma ano e meio

Preensão com os dedos extendidos pronada(traçado é feito com movimentação de braço)o braço não fica apoiado na mesa.em torno uma ano e meio a dois anos

2-PREENSÃO DE TRANSIÇÃO

Preensão quatro dedos(movimentos de punho e dedos)e o antebraço apoia na mesa.em torno dois anos a três anos

3-PREENSÃO MADURA

Preensão tripé dinâmica(movimentos localizados 3 dedos(dedo médio,polegar e indicador)O antebraço fica apoiado na mesa.em torno três a quatro anos.


Alguns problemas podem ser observados pelos os professores ou profissionais da área da Terapia Ocupacional.
Lembre-se, preensão do lápis é um elemento importante para escrita.

Dificuldades de escrita pode causar baixa auto-estima,baixa motivação para o trabalho de classe e de casa, e frustração.Os problemas de escrita incluem:

-Lentidão de movimentos na realização de tarefas de escrita
-Pouca graduação na força na escrita Ex:quebra a ponta do lápis
-Pobre espaçamento e organização por escrito
-dificuldade no sentido correto da escrita e números
-Dor nos dedos, punho e antebraço
-Postura sentada inadequada para escrita
-rigidez no traçado –o aluno pressiona demasiado o lápis contra o papel;
-relaxamento gráfico –o aluno pressiona debilmente o lápis contra o papel;
-impulsividade e instabilidade no traçado(o aluno demonstra descontrole no gesto gráfico; o traçado é impulsivo com a escrita irregular e instável)
-lentidão no traçado –o aluno demonstra um traçado lento,tornando um grande esforço de aplicação e controle.
-Dificuldades relativas ao espaçamento
(o aluno deixa espaço irregular(pequeno ou grande demais)entre letras,palavras; não respeita margens.
-Dificuldades relativas à uniformidade
(o aluno escreve com letras grandes demais ou pequenas demais ou mistura ambas;mostra desproporção entre maiúsculas e minúsculas e entre as hastes;
-Dificuldades relativas à forma das letras,aos ligamentos e à inclinação –
o aluno apresenta deformação no traçado das letras
.

Quando encaminhar para Terapia Ocupacional?
Nosso trabalho na área da Terapia Ocupacional avalia a criança em relação as dificuldades de tonicidade, movimentos de ombro, braço, punho e dedos ,movimentação pinça fina, habilidade manipulação ,destreza manual ,preensão lápis, uso da tesoura, contole postural, lateralidade, praxia viso-motora e praxia viso-espacial para a formação de uma escrita correta e fluente.

1- Distúrbios na coordenação visomotora
A coordenação visomotora está presente sempre que um movimento dos membros superiores ou inferiores ou de todo o corpo responde a um estímulo visual de forma adequada.

Ao traçar uma linha, por exemplo,a criança, ao mesmo tempo que segue,com os olhos, a ação de riscar, deve terem mira o alvo a atingir. Isso implica sempre ter atenção a algo imediatamente posterior à ação que está realizando no instante presente.

A criança com problemas de coordenação visomotora não consegue, por exemplo, traçar linhas com trajetórias predeterminadas,pois, apesar de todo o esforço,a mão não obedece ao trajeto previamente estabelecido.

Esses problemas repercutem negativamente nas aprendizagens, uma vez que para aprender e fixar a grafia é indispensável que a criança tenha conveniente coordenação olho/mão, da qual depende a destreza manual.Os esforços para focalização visual distraem a sua atenção e ela perde a continuidade do traçado das letras e suas associações.

2-Deficiência na organização espacial e temporal
Quando falamos em organização espacial e temporal nos referimos à orientação e à estrutura do espaço e do tempo:é o conhecimento e o domínio de direita/esquerda, frente/atrás/lado, alto/baixo, antes/depois/durante, ontem/hoje/amanhã, etc., que a criança deve ter desenvolvido para construir seu sistema de escrita. A criança com problemas de orientação e estruturação espacial, normalmente,apresenta dificuldades ao escrever,invertendo letras, combinações silábicas,sob o ponto de vista de localização,o que denota uma insuficiência da análise perceptiva dos diferentes elementos do grafismo. Ela não consegue,também, escrever obedecendo ao sentido correto de execução das letras, nem orientar-se no plano da folha, apresentando má utilização do papel e/ou escrevendo fora da linha. É natural, ainda,que encontre dificuldade na leitura e na compreensão de sentido de um texto, como decorrência da desorganização espacial e temporal.

3-Problemas de lateralidade e direcionalidade
Sabemos que os distúrbios de motricidade manifestam-se, principalmente,por meio dos gestos imprecisos,dos movimentos desordenados, da postura inadequada, da lentidão excessiva,etc. Entre as crianças com dificuldades motoras, muitas podem apresentar problemas relativos à lateralidade e que podem provocar ou ser provocados por perturbações do esquema corporal, pela má organização do espaço em relação ao próprio corpo.As perturbações da lateralidade podem apresentar-se de várias maneiras:

lateralidade indefinida –caracteriza-se pela não-definição da dominância, em especial, da mão direita ou esquerda. Nesse caso, a criança vive uma permanente incerteza quanto ao uso das mãos, tornando-se, por isso,confusa e pouco eficiente no desempenho das atividades motoras. Uma dominância não claramente definida pode ser, também, causa de certas dificuldades,como, por exemplo, inversão de letras na leitura e/ou na escrita, confusão de letras de grafismos (traçados)parecidos, mas com orientação espacial diferente.O que conhecemos como escrita espelhada também pode ser decorrência da lateralidade indefinida.

sinistrismo ou canhotismo – é a dominância do uso da mão esquerda.A eficiência da mão esquerda, nas crianças canhotas é inferior à da mãodireita nas destras, tanto pela velocidade quanto pela precisão, em geral. Podemosobservar que essas crianças,bem como as destras, podem apresentar,muitas vezes, problemas de orientação e estruturação espacial que tendem a acentuar-se com a idade, durante um certo período de seu desenvolvimento.Na verdade, um canhoto pode escrever com a mesma destreza e facilidadede um destro. Porém, para chegar aos mesmos resultados, a criança canhota deve percorrer uma série diferente de movimentos e de ajustamentos motores. Sua tendência natural e espontânea,no plano horizontal, é escrever da direita para a esquerda. É, pois,tarefa do professor auxiliá-la e incentivá-la para que ela possa,com a maior brevidade, encontrar seus padrões motores;

lateralidade cruzada – caracteriza-se pela dominância da mão direita em conexão com o olho esquerdo, por exemplo, ou da mão esquerda com o olho direito. Esse tipo de lateralidade heterogênea – olho/mão – tem sido pesquisado por muitos estudiosos do tema, que, apesar dos esforços, têm chegado a conclusões divergentes.Vários autores levantam a hipótese de que a lateralidade cruzada poderia ser,em certos casos, causa de desequilíbrios motores e outras perturbações,que dificultariam o aprendizado e o desenvolvimento da leitura e da escrita. Há diferentes pesquisas sobre o assunto e não há conclusões definitivas a respeito.

sinistrismo ou canhotismo contrariado – a dominância da mão esquerda contraposta ao uso forçado e imposto da mão direita pode comprometer a eficiência motora da criança, na orientação em relação ao próprio corpo e na estruturação espacial. Alguns autores admitem que, em determinados casos, a gagueira, por exemplo,seja conseqüência de sinistrismo contrariado e, no caso, aconselham que a criança volte a usar a mão dominante.


A letra cursiva exige maior esforço mental e físico da criança porque apresenta complexidade de movimentos.De preferência, o professor deve procurar realizar um atendimento individualizado,atento às dificuldades que poderão surgir, incentivando todos os alunos,para que se evitem sérios problemas posteriormente.

Com base nestas informações, o professor poderá fazer um diagnóstico das possíveis dificuldades de seus alunos, fazendo o registro de suas observações e encaminhar para uma avaliação com um profissional da área da Terapia Ocupacional Infantil.

32 comentários:

  1. olá johanna, talvez vc possa me ajudar...estou estagiando em uma escola de educação infantil na sala do maternal e lá há um menino deve ter 3 anos, ele parece apresentar certa dificuldade motora na realização das tarefinhas...explico...na hora de realizar as tarefas ele é muito lento, não consegue segurar o lápis de cera corretamente, mesmo que se ponha em sua mão, parece forçar os olhos para enxergar ... porém a mãe afirma q já o levou ao oculista e não apresenta nenhum problema visual... também não consegue segurar a tesoura como se não tivesse força nas mãos, porém ele brinca normalmente segura os briquedos de maneira correta, corre, pula, escala, e se entrosa muito bem com os amigos...não me parece dengo, pois ele parece se esforçar para executar as tarefas, até mesmo a pintura, ele é lento e pinta um único ponto como se ele não enxerga-se o desenho como um todo mas em partes separadas...ele fica perguntando tia onde é mais pra pintar? vc acha q ele deve ser encaminhado a um especialista?

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    1. Oi ..gostaria de saber se o movimento e atividades de pinca podem e sao especificos da terapia ocupacional ou o fisioterapeuta pode fazer esse estimulo tb..?...sou t.o numa instituicao e acho q as vezes os t.os sao invadidos na profissao..por favor queria trocar uma ideia com vc..obrigada

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  2. Olá Johanna, como posso auxiliar um aluno de quatro anos a segurar melhor em um lápis, fazendo assim com que ele consiga desenhar, pintar, escrever? Já fizemos aluns testes de coordenação motora fina e todos ele se saiu bem. Será que é porque ele é canhoto?

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  3. Olá Ciça,tudo bem?
    em relação ao aluno 3 anos,vc relatou uma boa coordenação motora grossa como pular,correr,subir/descer escadas que tb são atividades que envolvem a questão visual.Ele já tem definido lateralidade(destro ou canhoto)?
    em relação a motricidade fina,ele ainda está em processo maturação viso-motora pode usar lápis jumbo ou engrossador com emborrachado para facilitar a preensão.Nesta faixa etária,é importante a exploração tátil com as mãozinhas como areia,massinha,argila e pintura ou brinquedos com encaixe,empilhar,jogo com bola para acertar no cesto.Continua observando porque é importante para evitar atrasos desenvolvimento.
    abraços
    Boa sorte!

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  4. Olá Gi,tudo bem?
    em relação ao aluno quatro anos,já deficiu a lateralidade.Faz alguns testes para observar a preferência pedal,ocular e manual.
    -pedal(pé)chutar a bola,ficar um pé só,levantar a perna para colocar uma calça sem apoio
    -ocular(olhar um canudo de papel,fazer um furo no meio do papel e pedir para olhar)
    -manual(pegar o lápis á frente,acertar uma bola no cesto ou uso da tesoura)evitar colocar objetos do lado direito ou esquerdo sempre á frente.
    você já observou a questão cintura escapular(ombro,braço)?tonicidade(tensão muscular) ou frouxidão ligamentos)?porque a motricidade fina inicia apartir dos grandes músculos para depois pequenos músculos.
    Qualquer dúvida,pode me enviar um email johannamelofranco@hotmail.com
    abraços

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  5. Ola Johanna, adorei o seu blog! Muitas coisas bacanas e dicas bem praticas para o dia a dia!
    Te enviei um email, de uma olhada se possivel!
    Isabella Puglia

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  6. Olá Johanna

    Sou terapeuta ocupacional em Portugal. Descobri este blog há dias e não consigo sair daqui. Apresentas imensas ideias que me são muito úteis no meu trabalho.
    Obrigada pelo teu contributo na divulgação do nosso trabalho e pela inspiração que me dás!

    Inês

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  7. Olá Inês,
    muito obrigada pelo elogio!
    manda o seu email para enviar novas postagens do meu Blog.
    abraços

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  8. Oi Johanna, adorei este blog me ajuda muito com meu filho Iuri de 4 anos.Ele é autista e uso muitas das atividades com ele.Tem contribuido muito para o desenvolvimento dele( ex. ele não conseguia abrir a torneira para escovar os dentes agora pode). Só tenho uma dúvida: Como saber se é destro ou canhoto, pois usa as duas mãos para as atividades.E se devo direcionar para o uso de apenas uma das mãos.Obrigada

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  9. Olá Cleide,
    algumas crianças com autismo tem dificuldade definir a lateralidade pela questão dificuldade motricidade fina e outros com linguagem e cognitivo.manda seu email.Em cima dos comentários já indiquei algumas atividades para observação da dôminancia manual,pedal,ocular.
    dê uma olhada.
    Qualquer dúvida,pode enviar um email
    Abraços
    Muito obrigada pelo elogio!

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  10. santabio@gmail.com
    Obrigada Johanna, vou dar uma olhada.

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  11. Oi Johana apaixonei pelo seu blog e ele tem sido de grande valia para me orientar na sala de aula. Sou Pedagoga e trabalho com a Educação Infantil. Por favor me oriente a trabalhar com crianças de 2 anos e me indique o local onde se compra os aneis de silicone para pintura a dedo. Um grande abraço! Deus a Abençoe!!! mariabraga187@hotmail.com

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  12. Adorei seu blog. Sou psicopedagoga e trabalho com deficientes intelectuais. Também tenho um blog,se tiver um tempinho, passe por lá. Meu endereço é www.milmaneiraspedagogia.blogspot.com. ficarei honrada em receber sua visita.

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  13. Oi Johanna, tenho uma criança de 4 anos que segura o lápis de maneira primitiva, apesar de todas as interferências ele continua. observei que o punho dele parece um pouco descoordenado.

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  14. Meu filho tem 5 anos e não consegue cortar com a tesoura. Estou ensinando usando pequenas tiras de papel. Ele escreve os nomes, desenha normalmente. Porem ele pinta sem obedecer as linhas. Ele pode ter algum problema?

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  15. Meu filho tem 5 anos e não consegue cortar com a tesoura. Estou ensinando usando pequenas tiras de papel. Ele escreve os nomes, desenha normalmente. Porem ele pinta sem obedecer as linhas. Ele pode ter algum problema?

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  16. Este comentário foi removido pelo autor.

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  17. Este comentário foi removido pelo autor.

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  18. Estou com a mesma dúvida da Mirela Loppes. No caso, meu filho tem 4 anos.
    Para cortar o papel com a tesoura ele vira todinho. Vira ele, o papel e a tesoura, uma confusão só.
    o que devo fazer?

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  19. Oi Johanna, gostaria de algumas dicas para estimular a orientação espacial de um aluno com 8 anos. Ele não consegue orientar-se no plano da folha, apresenta má utilização do papel e escreve fora da linha. Tem dificuldade na leitura e na compreensão do sentido de um texto. Não tem nenhum comprometimento neurológico, e não tem transtorno de aprendizagem. O que fazer ?

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  20. Amando seu trabalho.sou Psicopedagoga.PARABENS!!

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  21. Gostaria de saber sobre seus cursos de integracao.

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  22. Amando seu trabalho.sou Psicopedagoga.PARABENS!!

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  23. Bom dia
    Meu filho tem 6 nos nasceu de um parto prematuro de 6 meses mas ate então so apresenta dificuldade na coordenação motora fina ate hoje não consegue fazer nada na escola o que devo fazer pra melhorar

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  24. Olá Johanna!! Sou professora da rede publica de ensino e Estou com uma aluna de 7 anos que não tem os polegares (cada mão). Ela segura o lapis com muita dificuldade entre os dedos indicador e médio!!! Como faço para ajudá-la? Grata.

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  25. Boa tarde

    Pode ainda em idade escolar a criança (segundo ano) escrever preensão palmar? Ela se sente confortavél em todas as atividades usando o lapis assim,temos que treinar com ela a preensão madura? O irmão de 30 anos escreve igual.
    Obrigada pela atenção Aguardo sua ajuda.

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  26. Olá sou psicopedagoga se puder enviar mais para mim as dicas. Tenho uma aluna que pressiona demais o lápis no papel.
    Kkps2009@gmail.com

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  27. Olá meu filho tem 7 anos não consegue cortar papel sei q ele tem problemas de coordenação motora fina, qual seria a melhor forma de ajudar ele, desde ja obrigado

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  28. Boa noite
    Preciso de uma ajuda meu filho tem 5 anos tem paralisia cerebral espastica quadriparesia, ele usa a mao direita te a pinça, na hr da escrita usa so o indicador e polegar o dedo medio nao apoio, qual melhor adaptador na sua opiniao? Que poderia ser usado?? A T.O dele nao indica nenhum...diz que ele nao precisa mas estou com muita dificuldade com ele, na minha opiniao ele precisa sim!

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  29. Bom dia! Adorei seu blog, meu filho tem 4 anos, nasceu prematuro extremo e aos 2 anos fechou diagnóstico de TEA com habilidades de alto desenvolvimento. Porém apresenta muita dificuldade de pegar em lápis (até mesmo o giz de cera grosso) a escola usa adaptadores, mas mesmo assim o traçado sai fino, fraco, percebo que ele não coordena o braço com as mãos para execução das atividades. Está na TO há dois anos, e mesmo assim tem essas dificuldades, além da aversão quando pego o material de tarefa. O que fazermos?

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  30. Bom dia , Johanna
    Como ajudar um aluno de 7 anos que não consegue escrever dentro das linhas, sua escrita deixam as palavras voando no papel.
    Agradeço desde já

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  31. DEVA-05 DE DEZEMBRO DE 2021-SP
    AMEIIIII ESSAS DICAS. SEI ALGUMAS COISAS, MAIS OUTRAS FORAM EXCLARECEDORAS, VOU USAR COMO EMBASAMENTO NAS MINHAS PERCEPÇÕES NA QUESTÃO DA ESCRITA COM MEUS ALUNOS. OBRIGADAAAAA.

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