domingo, 21 de novembro de 2010

Transtorno de Modulação Sensorial-Disfunção e Defesa Tátil -parte 1

Transtorno de processamento Sensorial é um transtorno neurológico que causa dificuldades como interpreta, processa ,percebe uma informação sensorial sobre o meio ambiente e de dentro do próprio corpo ( visual , auditiva , tátil , o olfato , paladar , vestibular e propriocepção ). Para aqueles com Transtorno processamento Sensorial, a informação sensorial pode ser sentida e percebida de uma forma que é diferente da maioria das outras pessoas.As dificuldades geralmente apresentam como déficit de atenção,alterações comportamentais e/ou emocionais, dificuldade de planejamento e organização, problemas em fazer as atividades da vida diária e prática (autocuidado,  lazer,brincar e escola), e para alguns com extrema sensibilidade a estímulos sensoriais; entrada sensorial pode resultar em evasão de extrema atividades, agitação, angústia, medo ou confusão.

Tipo I- Modulação Sensorial
Modulação sensorial refere-se a um processo complexo sistema nervoso central através do qual mensagens neuronais que transmitem informações sobre a intensidade, freqüência, duração, complexidade e novidade dos estímulos sensoriais são ajustados.
Em termos de comportamento, isso se manifesta na tendência a gerar respostas que estão devidamente classificados em relação às sensações recebidas,
 Problemas Modulação Sensorial

• problemas de registro sensorial(busca estimulo tátil) - Este é o processo pelo qual o sistema nervoso central não atende a estímulos. Isso geralmente envolve uma pouca  resposta(hipo) problemas de registro sensorial são caracterizadas por falta de aviso que normalmente os estímulos táteis(quente/frio,liso/áspero,dor e temperatura) são importantes para a maioria das pessoas.

• Defensividade sensorial(Defesa Tátil) - Uma condição caracterizada muita resposta sensorial(hiper) em um ou mais sistemas sensoriais. 

Transtorno Modulação Sensorial -Parte Tátil

Saiba como identificar os sintomas do transtorno de modulação sensorial, como a procura sensoriais, que podem, muitas vezes confundida com sinais de TDAH. Embora os sinais de um distúrbio sensorial são geralmente consideradas como uma das mais comuns características de autismo.Os sintomas de TDAH em crianças ou são diagnosticadas equivocadamente como um desses transtornos.

 Transtorno de Modulação Sensorial é uma categoria de Transtorno de Processamento sensorial  e a forma mais comumente diagnosticada. Quando uma criança tem modulação pobre, suas respostas podem ser reativo demais levando a defensividade sensorial, buscando sensorial ou flutuações defesa e busaca sensorial

Transtorno de Modulação Sensorial é suspeitada quando uma criança apresenta sintomas com freqüência, intensidade e duração


Sinais e sintomas de Transtorno de Modulação Sensorial: Parte tátil
Defensividade Sensorial (hipersensibilidade sensorial)
Você pode observar o seu filho odeia a usar certos tipos de roupas, recusa de alimentos de certas texturas, evita atividades, tais como balançar ou não gosta que os outros tocar-lhe.
Hiposensibilidade sensorial 
Outra criança com dificuldades de modulação podem não notar a ser tocado ou movido, pode se envolver em mais atividades lúdicas sedentárias, e muitas vezes não perceber sons ou objetos visuais que são óbvias para os outros.

Quando uma criança tem problemas com a modulação, o cérebro não consegue interpretar corretamente os estímulos ambientais e como resultado, o cérebro torna-se desorganizado.O comportamento da criança também será desorganizada. Muitos comportamentos associados são a maneira da criança, de tentar organizar os estímulos ambientais.
Ignorar o problema só vai piorar as coisas. Uma criança com dificuldades de distúrbio do processamento sensorial e modulação precisa da compreensão e ajuda. Recusando-se a participar ou incapacidade de se concentrar em determinadas atividades nem sempre é porque ele / ela não vai, mas simplesmente porque ele / ela não pode.

Tratamento geralmente inclui Terapia Ocupacional infantil especialista Integração Sensorial. Buscando a ajuda de uma Terapeuta Ocupacional  que tem experiência direta com distúrbios sensoriais é a melhor maneira de obter a ajuda de seu filho precisa.

DISFUNÇÃO TÁTIL
-Desconhece as sensações de toque menos intensa

-Falta de aviso quando desorganizados ou quando as roupas estão torcidas
- pouca resposta a arranhões, contusões, machucados
-não percebe quando estão sujos mãos e rosto
-toca em tudo e qualquer coisa constantemente
- indiferença às mudanças de temperatura
-Alheio às condições climáticas, como vento ou chuva
 -Não perceber os outros sentem dor, muitas vezes levando brigas e confusões e ferir os outros sem querer
Sintomas da Procura Sensorial podem incluir:
• Freqüentemente almeja tocar, cócegas, massagens nas costas, e abraços
• Pode desenvolver problemas comportamento , como morder, beliscar, ou bater a cabeça
• Necessidade de tocar e sentir tudo no ambiente que outras crianças não entendem a tocar
• ficar mexendo no cabelo nos dedos
• Procura atividades que envolvem brigas,lutas(agressividade)
• Gosta de tocar em superfícies macias ou lisa
• Gosta da sensação de objetos que possuem vibrações
• Alta tolerância a calor e frio
• Prefira alimentos picantes
• Freqüentemente remover meias e sapatos
Outros sinais de uma doença relacionada à disfunção sensorial tátil:
•pobre habilidades motoras finas e problemas terminar tarefas, tais como despir/vestir calças, meias, blusas e manejo dos fechos .
• Dificuldades ao usar tesouras, lápis, giz de cera
• Esforços para definir as características físicas dos objetos em termos de forma, tamanho, textura, temperatura ou peso.

• Problemas de identificação de objetos apenas por senti-las.

DEFENSIVIDADE TÁTIL
Defensividade tátil pode resultar em hipersensibilidade a certas sensações na pele relacionadas ao toque, temperatura e dor.

Nunca force uma criança com sinais de sensibilidade tátil para tocar em algo que ele ou ela não quer tocar. A criança pode acabar evitando atividades relacionadas e, finalmente, desenvolver um medo ou apreensão em certas pessoas, lugares ou objetos como resultado.



 Sintomas de Defensividade Tátil  podem incluir:

-Dificuldade vestir roupas feitas de  diferentes materiais (coceira ou ásperas)
- tem problemas com costuras e etiquetas de roupas e meias
- Não gosta de dobrar a blusa comprida ou calça
- Solicita a troca das fraldas imediatamente
- Não gosta de toque inesperado, beijos, abraços
- Não gosta andar descalço na areia,grama,terra
 -Evitar meias e sapatos novos(devido a costura ou sapato apertado)
- Evita multidões ou grandes salas cheias de pessoas
 -Não gostam de escovar os dentes,pentear o cabelo,cortar as unhas
- Não gostam de ser ficar sujos 

3 comentários:

  1. Oi adorei
    me ajudou bastante pois meu filho tem essa
    dificuldade com as coisas eu gostaria de saber
    como faço se tem algum exame o que posso fazer para
    ter certeza se meu filho tem esse transtorno

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, como ajuda a nós pais, obrigada por postar um abraço!!!

    ResponderExcluir
  3. Muito pouco se fala em hipersensibilidade sensorial no Brasil. Médicos e professores desconhecem (no máximo investigam autismo apena e ponto). É difícil achar TO (eu já tentei). As pessoas não respeitam pq desconhecem, acham que é só frescura e falta de educação. A criança fica insegura, nervosa, com dificuldades. E nós pais perdidos e angustiados.

    ResponderExcluir