segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Desenvolvimento da Habilidade do uso garfo e faca


A criança da faixa etária de 5-6 anos inicia uma maior habilidade manual com o uso do garfo e geralmente é capaz de se alimentar, mas torna-se angustiado quando uma faca é colocada em sua mão direita(no caso de crianças destras).

Algumas etapas importantes para o Desenvolvimento da Habilidade do uso do garfo e faca:

-Boa habilidade motora fina(mobilidade dos dedos,força,coordenação bilateral)

-Usando um garfo e uma faca é particularmente difícil porque requer o uso de ambas as mãos. Isso é chamado de coordenação bilateral.

Comer com garfo e faca exige uma mão faz uma tarefa enquanto a outra mão faz outra.Uma outra habilidade de coordenação bilateral é  uso de tesoura.

Vamos dar uma olhada em algumas das estratégias que podem ser utilizados para melhorar as habilidades do garfo e faca em crianças .

- Use os talheres corretos freqüentemente são recomendados para crianças o uso de talheres pequenos indicados de acordo com faixa etária.Deve ser moldado para encaixar a mão da criança e tem um recorte claro de onde o dedo indicador deve ser colocado, levando a criança a segurar os talheres corretamente.
- uso da faca sem cortes para evitar acidentes. 
- uso de talheres com cabos engrossados porque serão mais fáceis de segurar e manipular. Você pode usar durex colorido ou algo semelhante para marcar onde o dedo indicador deve ser colocado.
ensinar as crianças que segure firmemente o item a ser cortado, segurando o garfo na mão esquerda, depois de cortar um pedaço do alimento com  a faca na mão direita.( filhos que são destros).
- Praticar o uso do garfo e faca durante o jogo. Por exemplo, fazer rolinhos com a massinha e depois pedir o seu filho para cortar em pequenos pedaços.
-Pode iniciar uso de faca e garfo para cortar as frutas macias como banana ou melancia. Evitar frutas duras(maçã, pêra, laranja) porque a criança não apresenta força e habilidade no uso dos talheres.
-Depois, uso dos talheres nas refeições, iniciar a cortar alimentos macios como a batata, cenoura, beterrraba(cozidos) e finalmente a carne(macia).


3 comentários:

  1. JOHANNA + JOANA = AMOROSIDADE,é assim que o meu MÉTODO de TRABALHO é chamado em minha cidade...CAMPINAS SP.

    AMEI... o seu blog... MUITO INTERATIVO... EXPLÍCITO...FORMATAMENTE RESPONSÁVELLLLL...
    E de fácil assimilação... SUCESSO!!! BEIJINHOS TERAPÊUTICOS... de Tia Jô
    tenho o blog...
    http://loucuradajoaninha.blogspot.com/
    Joana d'Arc Neves de Paula (educadora e escritora)

    ResponderExcluir
  2. Adorei a dica...

    E a nova cara do blog...

    Que venha 2011 cheio de novidades...

    ResponderExcluir
  3. Amei seu blog! Obrigada por compartilhar tanta informação. Sou estudante de psicopedagogia e seu blog vai me ajudar muito na profissão. bjss

    ResponderExcluir